Representantes de cidades atingidas pelas chuvas pedem ajuda ao governo federal

0

SUL FLUMINENSE/JAPERI

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, em Japeri, no plenário do Legislativo, uma reunião com autoridades de cidades afetadas pelo temporal de quarta-feira, 21, e representantes dos governos federal e estadual. O objetivo da reunião emergencial, foi definir ações que diminuam os danos da população afetada. O prefeito de Barra do Piraí Mario Esteves participou.

Em todo o Estado oito pessoas morreram devido desabamentos provocados por chuvas e uma criança segue desaparecida em Mendes. Dos mortos, quatro foram em Barra do Piraí, todos da mesma família. Nessa sexta-feira aconteceu o velório coletivo das vítimas Lígia de Carvalho, 63, Bruno de Carvalho, 26, Inara Oliveira, 24, e o bebê Gael Oliveira, de 1 ano. Eles morreram após a casa onde moravam desmoronar ao ser atingida pelo deslizamento de terra na Rua Paulo da Silveira, no Centro.

As demais mortes registradas foram em Japeri, com duas, sendo uma de um menino de dois anos; e duas em Nova Iguaçu, quando dois adultos morreram em ocorrências distintas de desabamento. Uma criança segue desaparecida em Mendes.

O encontro foi presidido pelo secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano. Também participaram o secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff; o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi; e o coronel Leandro Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil.

André Ceciliano disse na reunião que é preciso não apenas combater, mas sim mitigar os efeitos, com limpeza de bueiros, de rios, e preparar as cidades. “Palavra do presidente Lula é que não vai faltar recurso para que possamos fazer ajuda humanitária, restabelecendo o cenário e reconstruindo os municípios atingidos. “A gente espera ainda hoje entregar dois ou três planos de trabalho”, explicou Ceciliano. O Governo Federal instalou um Gabinete Nacional de Crise em Japeri, em função do estado de calamidade pública decretado pela prefeitura.

Mario Esteves durante o encontro ressaltou a seu lado positivo e que ficou combinado que terá uma agenda de trabalho, de forma propositiva, onde serão inseridos dados em uma plataforma do governo federal contendo as obras que foram destruídas nas chuvas anteriores e nessa. O chefe do Executivo frisou que já existem projetos e planilhas e que estão sendo atualizadas pelas secretarias de Obras Públicas e de Defesa Civil. “Já possuíamos os projetos e recursos; agora a expectativa é que o governo federal chegue com os recursos. Vamos inserir nessa plataforma o que já tínhamos. Para obter os recursos o mais rápido possível, um novo relatório está sendo montado e, brevemente, vou a Brasília para apresentar e tentar a sua liberação”, disse.

DESALOJADOS

Os representantes das prefeituras da Baixada Fluminense e do Sul Fluminense pediram socorro. Em cidades afetadas existem cerca de 650 desalojados.

Em Barra do Piraí, por exemplo, são 125 desalojados. O prefeito Mario Esteves decretou na noite de quinta-feira, 22, estado de emergência, que significa que a cidade pode reivindicar verbas para uma ajuda emergencial para as famílias. Na cidade foram 1,2 mil pessoas atingidas.

A prefeitura informou que lançou uma campanha de arrecadação de doação para as famílias atingidas. A entrega está sendo concentrada no Hospital Santa Casa. Na cidade choveu em quatro horas cerca de 150 milímetros. Não há desalojados.

E Queimados, 50 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e mil pessoas estão desalojadas. Um aponto de apoio foi montado na Escola Metodista, onde a população afetada está. Em Nova Iguaçu a prefeitura informou 115 famílias desalojadas, ou seja, cerca de 460 pessoas.

Paracambi tem 300 desalojados. Nessas cidades não há desabrigados.

Em Mendes são 40 desalojados e quatro pessoas desabrigadas. Em Japeri são 67 desalojados e 43 pessoas desabrigadas.

Os prefeitos dessas cidades pediram ajuda para obras do governo federal.

PROJETO NA ALERJ

O deputado estadual Andrezinho Ceciliano, protocolou na Alerj um projeto de lei para repassar R$ 15 milhões do fundo especial da Assembleia para dez municípios atingidos.

Deixe um Comentário