BARRA MANSA
Agilizar a comunicação e facilitar prevenção de danos causados por fenômenos meteorológicos. Esse é o objetivo do “Defesa Civil Alerta” um novo sistema onde um aviso, acompanhado de um alerta sonoro, é enviado para a população por meio de mensagem de celular (SMS). A ação é realizada pela Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O sistema foi implementado por coordenação da Defesa Civil Nacional e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). População de áreas ribeirinhas e próximos de encostas serão os mais beneficiados.
“O sistema se comunica diretamente com o aparelho móvel da pessoa por meio de uma mensagem de texto acompanhada de um alerta sonoro, não sendo necessário que ela esteja cadastrada ou baixe aplicativo. Basta ter acesso à internet com uma conexão 4G ou 5G. Porém, mesmo com o apoio desse serviço, a Defesa Civil segue com seu trabalho de prevenção às chuvas intensas, por meio do SMS para o número 40199, atendendo pelo telefone 199 e monitorando as regiões com mais riscos geológicos e hidrológicos”, informou, frisando ainda que o novo mecanismo só será utilizado em caso de risco extremo.
TESTANDO SIRENES
A Defesa Civil realizou nesta segunda-feira o acionamento das sirenes para testes. Esse é um trabalho preventivo que avalia o funcionamento dos equipamentos.
Por determinação do governo estadual, durante o dia 10 de cada mês, às 10 horas, serão ligadas as sirenes para verificação. A data e o horário foram escolhidos estrategicamente pela facilidade de serem memorizados.
Barra Mansa conta atualmente com dez sirenes, que estão localizadas nos seguintes bairros: Boa Sorte; Boa Vista; Cotiara; Metalúrgico; Monte Cristo; Nova Esperança; Paraíso de Cima (Vila Natal); Vila Coringa; Vila Nova e Vista Alegre.

Foto: Paulo Dimas PMBM