Quatis inicia campanha de imunização de rebanho bovino contra a febre aftosa

0

QUATIS

Município com grande extensão rural e alta produção leiteira totalizando praticamente 18 mil cabeças de gado, Quatis aderiu à campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa do gado. A vacina está disponível nas lojas credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ao valor médio de R$ 1,60, sendo fundamental que o proprietário do rebanho adquira e providencie a imunização do gado. Segundo o governo federal, os produtores que deixarem de imunizar os seus animais serão multados e não poderão comercializar o gado e seus derivados, como leite e carne, por exemplo. O valor da multa pode chegar a R$ 182,22.

Na região as Secretarias do setor rural e os escritórios da Emater-RJ prestam auxílio aos produtores durante a campanha nacional, que termina dia 30. Em Quatis, o prefeito Bruno de Souza (MDB) destacou a necessidade de todos os animais serem imunizados, uma vez que a pecuária leiteira ainda representa a atividade principal da economia de Quatis. Há 20 anos, o estado do Rio de Janeiro é considerado área livre da febre aftosa. “É fundamental que os produtores não deixem de imunizar o seu gado”, disse Bruno de Souza, frisando que, atualmente, a produção diária de leite em Quatis passa de 20 mil litros.

A imunização deve ser providenciada pelo produtor após comprar a vacina na rede conveniada oficialmente e, assim, garantir a qualidade do seu rebanho  

O técnico em agropecuária, Daniel Fonseca, informa que as doses da vacina deverão ser transportadas em caixas de isopor e conservadas com pedras de gelo, devendo as mesmas ser mantidas neste ambiente até o momento da aplicação do medicamento. Segundo Daniel, os animais deverão ser imunizados nos períodos em que a temperatura do dia estiver mais fresca.

Após a vacinação do gado, os proprietários terão obrigatoriamente que apresentar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural a declaração comprobatória de que os animais foram imunizados e a respectiva nota fiscal de aquisição do medicamento nos estabelecimentos conveniados. O prazo para a entrega destes documentos vai até o dia 11 de junho.

SINTOMAS DA DOENÇA

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa, afeta animais que possuem dois dedos sendo os mais afetados os bovinos de leite e de corte e suínos. Os sintomas principais da febre aftosa no rebanho são as feridas na boca, nas glândulas mamárias e no casco; salivação excessiva e dificuldades de se locomover. “É importante lembrar que um só animal afetado inviabiliza qualquer atividade com o gado na área toda”, explica Daniel Fonseca.