VOLTA REDONDA
Segue tramitando na Câmara de Vereadores de Volta Redonda, um Projeto de Lei que prevê a gratuidade de refeições no Restaurante Popular do município para pessoas idosas e deficientes físicos. O PL é de autoria do vereador Luciano Mineirinho e visa alcançar uma parcela da população, de baixa ou sem nenhuma renda, que diariamente, procura o local para garantir sua alimentação.
O Restaurante Popular de Volta Redonda é o equipamento ligado ao Setor de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), com maior alcance do município. Em 2022, o restaurante serviu 533.509 refeições, sendo 77.118 desjejum e 456.391 almoços. Os aposentados são os que na maioria procuram o espaço.
Segundo o autor do projeto, muitas dessas pessoas sobrevivem com um salário mínimo ou aposentadoria. “Hoje, os idosos têm um amparo imenso em termos de gratuidade no ônibus, entre outras prioridades e, nada mais justo, do que garantir essa gratuidade no Restaurante Popular, que para muitos é a principal forma de se alimentar”, justificou o parlamentar, ressaltando que esse projeto tem um alcance social muito grande e que beneficia pessoas que ajudaram a progredir nossa cidade. “Que seja uma iniciativa que sirva de exemplo para outros municípios do Estado do Rio”, declarou o vereador.
Atualmente, o Restaurante Popular de Volta Redonda atende cerca de duas mil pessoas por dia com café da manhã e almoço.