Programa Internet para Todos conecta localidades da zona rural de Resende

0

RESENDE

Os moradores das localidades de Bulhões, Vargem Grande, Vila da Fumaça, Bagagem, Jacuba, Visconde de Mauá, Rio Preto, Campo Alegre, Capelinha, Serrinha do Alambari e Engenheiro Passos serão os beneficiados com o convênio formalizado recentemente entre a Prefeitura de Resende e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações com o serviço de internet para a zona rural, através do programa ‘Internet para Todos’.

O serviço oferecido pelo governo federal garante o acesso dos moradores da zona rural na rede mundial de computadores pagando valores simbólicos. O programa faz parte do Resende Digital e deve reduzir os problemas de comunicação enfrentados pelas famílias que vivem no campo e não têm acesso à internet, ou aquelas que pagam alto valor pelo serviço. “Ter um sistema de comunicação eficiente é fundamental. Os estudantes precisam fazer suas pesquisas, os produtores rurais e empresários, precisam estar conectados para comprar equipamentos e insumos para seus negócios, e a comunidade de uma maneira geral, quer se inteirar sobre o que acontece no mundo. Este convênio vem suprir esta necessidade”, argumenta o prefeito Diogo Balieiro (Democratas).

A internet será disponibilizada também para a localidade da Vila da Fumaça, facilitando a rotina de estudantes e usuários da rede mundial de computadores

Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Márcio Silvestre, em contrapartida à instalação dos equipamentos a Prefeitura se responsabilizará pelas despesas com energia elétrica e a segurança do local onde os equipamentos serão fixados. A banda larga do programa é feita pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). “O acesso à informação é um direito conquistado e a inclusão digital deve ser para todos”, frisa o superintendente, reiterando que apesar de ser pago o programa ‘Internet para Todos’ oferece condições acessíveis, planos mais baratos perante grandes empresas do ramo.

Deixe um Comentário