VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda concluiu na última semana a terceira edição do Web Formação para professores da educação infantil. O projeto tem como objetivo formar e aprimorar o trabalho pedagógico dos profissionais em fortalecimento a aprendizagem das crianças. “Esse projeto aproxima os profissionais das supervisoras educacionais, e acontece nas creches e pré-escolas que oferecem o ensino infantil no município. Por meio de vídeos pedagógicos e materiais para estudo, os professores complementam a sua formação”, disse Andreia Crespo, implementadora pedagógica da SME.

O projeto aproxima os profissionais das supervisoras educacionais e acontece nas creches e pré-escolas que oferecem o ensino infantil no município.– Divulgação/Secom
O projeto foi iniciado no último dia 11 nas creches municipais, com encerramento na última sexta, 18, nas pré-escolas. Nas creches, as ações contribuíram para a estruturação do pensamento e de ideias para a criação de caminhos e o domínio das experiências vividas pela criança. “O trabalho desenvolvido na Educação Infantil atende as necessidades próprias e sociais da criança, construindo o conhecimento para elevar o domínio do pensamento e a instrumentalizar-se. Por isso, o texto e vídeo nas creches para estudo na Web Formação objetivam socializar uma metodologia de trabalho em pequenos grupos para uma prática de sala de aula mais eficaz”, explicou Andreia Crespo.

O trabalho desenvolvido na Educação Infantil atende as necessidades próprias e sociais da criança – Divulgação/Secom
Na pré-escola, as propostas foram voltadas para o campo das experiências, como espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, visando promover a conscientização sobre a importância dos jogos matemáticos para resolver situações da vida cotidiana. “Essas experiências contribuem para a formação e elaboração de conhecimentos matemáticos, que fazem parte da vida da criança desde muito cedo. Construir conhecimentos matemáticos é estabelecer relações, seja com objetos ou com o outro, e não apenas executar instruções pré-estabelecidas”, concluiu Andreia.