RESENDE
A população de Resende vai contar com uma série de serviços gratuitos de cidadania, saúde e assistência social nesta terça-feira, dia 17. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promove mais uma edição do projeto “Resende Cidadã”, em parceria com o programa estadual “RJ para Todos”. A ação será realizada das 9 às 13 horas, no Espaço Z, localizado na esquina da Avenida Gustavo Jardim com a Pintor Nunes de Paula, no Centro da cidade.
A iniciativa oferece atendimentos variados, como emissão da segunda via do RG, Carteira Digital de Trabalho, isenção de taxas para certidões de nascimento, casamento e óbito, balcão de empregos, orientação jurídica e atendimento do Procon. As senhas para os serviços do RJ para Todos serão distribuídas das 9 às 11 horas.
Além disso, o projeto “Resende Cidadã” reforça a oferta com orientações sobre direitos das mulheres, igualdade racial, pessoas com deficiência e população LGBTQIAPN+, aplicação de vacinas contra gripe e Covid-19, aferição de pressão arterial e de glicose.

Casais inscritos no CadÚnico podem se habilitar para RJ + Casamentos – Divulgação SEGOV-RJ
RJ + Casamentos
Um dos destaques da ação é a campanha “RJ + Casamentos”, lançado na semana passada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que permitirá que até 100 casais em situação de vulnerabilidade formalizem a união civil gratuitamente. Os interessados devem estar inscritos no CadÚnico e comparecer ao evento com os documentos exigidos: certidão de nascimento atualizada (com até seis meses de emissão), CPF e comprovante de residência.
A habilitação pode ser feita durante os atendimentos em junho e julho, ou no mutirão especial do dia 30 de agosto, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Os casamentos civis acontecerão em setembro, no Palácio Guanabara, sem qualquer custo para os casais. “A junção do ‘Resende Cidadã’ com o programa estadual é uma grande oportunidade para levarmos um pacote completo de serviços à população, reforçando o compromisso da nossa gestão com a cidadania e a inclusão social”, destacou a secretária municipal Jacqueline Primo.