RESENDE
A Prefeitura de Resende deu mais um passo importante rumo à modernização e à eficiência na gestão pública. Nesta segunda-feira, dia 16, o município passou oficialmente a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta digital que elimina o uso de papel nos processos administrativos e facilita o acesso da população aos serviços públicos com mais agilidade, transparência e economia. A ação foi formalizada em uma cerimônia de assinatura do certificado de implantação.
A novidade faz parte do Programa “RJ Digital Municípios”, iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Transformação Digital e pelo PRODERJ, com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que desenvolveu a plataforma. A implantação no município foi formalizada durante uma cerimônia na sede da administração municipal, com a presença de autoridades e servidores.

Prefeito destaca parceria com o Estado e fim do uso de papel na Prefeitura – Divulgação PMR
Para o prefeito Tande Vieira, a chegada do SEI representa um avanço histórico para o município. “Hoje é um dia importante para Resende. A implantação do SEI representa o fim dos processos em papel na Prefeitura. Essa parceria do Estado com os municípios, oferecendo esse sistema de forma gratuita, vai trazer mais agilidade, economia e transparência para a nossa gestão”, afirmou Tande.
O sistema passa a ser utilizado em diversas atividades administrativas da Prefeitura de Resende, como tramitação de ofícios, memorandos, processos licitatórios, entre outros, garantindo mais segurança, controle e confiabilidade na gestão das informações, além da redução significativa do uso de papel.
O secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga, destacou o papel da tecnologia na construção de uma nova cultura de gestão pública. “Estamos construindo uma nova cultura de gestão pública no Estado do Rio, baseada em tecnologia, agilidade, na melhoria da oferta de serviços e em uma maior interação com a população por meio digital. A chegada do SEI a Resende representa um salto importante nesse caminho”, ressaltou o secretário de Estado.
Cidades participantes do Programa
Atualmente, cerca de 70% das cidades fluminenses já fazem parte do Programa RJ Digital Municípios, iniciativa lançada em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de Resende, Angra dos Reis, Japeri e Volta Redonda também já implementaram a ferramenta.
Desenvolvido pelo TRF4, o SEI é disponibilizado gratuitamente a estados e municípios que desejam dar passos concretos rumo à transformação digital.