Primeira procissão de São Jorge acontece nesta terça-feira em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Uma celebração que já se tornou uma tradição, na Capital, o Dia de São Jorge, em Barra Mansa, será comemorado pela primeira vez, nesta terça-feira, dia 23, com uma procissão em homenagem ao Santo Guerreiro. O evento está sendo organizado pela Confraria dos Ogãs do Sul Fluminense, que representa as religiões de matriz africanas, e o Bloco Mensageiros do Axé, com apoio da prefeitura por meio da Fundação Cultura. A concentração para a procissão está marcada para às 9 horas e o trajeto terá início às 10 horas, no Calçadão Dama do Samba (Beira-Rio), no Centro.

De acordo com um dos membros da confraria, Maykel Oliveira, o trajeto da procissão será o seguinte: os fiéis sairão com a imagem do calçadão, passando pela Rua de Caxias (ao lado do Jardim das Preguiças), seguindo até José Marcelino de Camargo, passando pela Avenida Joaquim Leite e retornando pela passagem de nível da Rua Alberto Mutel até a Beira-Rio. “Estamos muito felizes em poder realizar esse sonho, que é a primeira procissão em homenagem a São Jorge, em Barra Mansa. Essa foi uma ideia que tivemos ainda durante as nossas reuniões do Bloco Mensageiros do Axé, antes do carnaval, e que agora vai se tornar uma realidade. Todos os fiéis do Santo Guerreiro, da cidade e da região, estão convidados a participar conosco”, disse Oliveira.

De acordo com ele, após a procissão haverá uma missa com o padre Jorge Axé e, em seguida, a distribuição de 500 marmitex de feijoada para os fiéis. A partir das 14 horas começarão os shows de samba, também no Calçadão Dama do Samba, que irão até a noite. Haverá também recolhimento de alimentos não perecíveis para doações.

Confira a programação completa:

-9 horas: Concentração no Calçadão Dama do Samba, no Centro

-11h30min: Celebração a São Jorge seguida de procissão pelo Centro da cidade

-14 horas: Samba em tributo – Grupo Toada

-17 horas: Grupo ISN

-20 horas: Grupo Kimanero

Igreja de São Jorge em Volta Redonda vai ter cinco missas e procissão  luminosa

Para celebrar o dia de seu padroeiro, a igreja de São Jorge, localizada no bairro Jardim Ponte Alta, em Volta Redonda, vai oferecer aos fiéis cinco missas ao longo do dia e uma procissão luminosa, que está marcada para às 18 horas, saindo do santuário. A missa de alvorada acontece às 6 horas, com a benção aos trabalhadores e desempregados.

Também estão agendadas missas para os horários das 9 horas, meio-dia, às 15 horas e às 19 horas, que será realizada após a procissão, encerrando as celebrações.  Em todas as missas haverá benção com a capa e a espada do santo guerreiro. A igreja de São Jorge, em Volta Redonda, fica localizada na Rua T, Nº 215, bairro Jardim Ponte Alta.

 

Deixe um Comentário