PRF orienta motoristas que vão viajar no feriado

0

SUL FLUMINENSE

Nesse feriado, 15 de novembro, várias pessoas planejam viajar para visitar familiares e também para relaxar, e, para alertar os motoristas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) passou algumas orientações. A tendência é que o fluxo de veículos na Via Dutra, aumente entre 25 e 35%, principalmente nos horários de pico, que foi de manhã até às 14 horas dessa quinta-feira, 15, e no domingo, 18, às 14 horas. E já está sendo realizado desde quarta-feira, 14, a Operação Proclamação da República e Consciência Negra, com foco nas fiscalizações de excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagens irregulares. Segundo os agentes, com reforço no efetivo, a ação vai até às 23h59min do dia 20 de novembro.

O inspetor da PRF, Carlos Carvalho, passou algumas dicas para evitar transtornos e acidentes durante as viagens. De acordo com ele, o ideal é que antes mesmo de sair de casa, o motorista já tenha tomado algumas medidas, como planejar a viagem, com o horário de saída, rotas de paradas e o horário de chegada. “É importante o planejamento da viagem para conseguir chegar no destino no horário programado. O que tem que ser evitado é tentar conseguir chegar mais rápido com uma velocidade excessiva”, disse.

O inspetor também pontuou as quatro razões que mais têm causado letalidades no trânsito, que são velocidade excessiva, ultrapassagem indevida, falta do cinto de segurança e/ou cadeirinha, e, alcoolemia na direção. “Essas quatro infrações têm causado mais da metade das mortes no trânsito, e nós estamos sempre alertando as pessoas para terem uma atenção redobrada em cima disso”, contou.

Outro ponto importante alertado pela PRF é a probabilidade de chuvas, segundo o inspetor Carlos, caso comece a chover, é necessário reduzir a velocidade, redobrar a atenção e aumentar a distância entre os veículos. “É importante ter essa distância dos outros veículos para que se possa ter tempo de reação se alguma coisa acontecer”, afirmou, completando que é de suma importância também, que antes da viagem o condutor verifique se os pneus estão adequados para enfrentar uma chuva. “Tem que ser feita uma revisão geral no veículo antes da viagem para que se evite qualquer tipo de transtorno” finalizou.

A PRF também chama atenção para dois pontos específicos da pista. Um deles é a subida da Serra das Araras, principalmente nas três primeiras curvas, onde ocorre o maior índice de acidentes e tombamento de cargas. O outro ponto que o condutor tem que redobrar a atenção é no início das curvas de Piraí, antes de chegar a serra.

VIAJE COM SEGURANÇA

A PRF recomenda algumas condutas aos motoristas com objetivo de evitar acidentes como: respeitar a sinalização, em especial os limites de velocidade; fazer revisões periódicas do veículo e conferir o funcionamento dos equipamentos obrigatórios; planejar a viagem e evitar dirigir com pressa, cansado ou com sono; manter uma distância mínima de segurança em relação aos demais veículos; em caso de chuva, redobrar os cuidados e reduzir a velocidade.

Os usuários contam com o Disque CCR NovaDutra 0800-0173536, telefone que oferece gratuitamente informações sobre as condições da estrada 24 horas por dia, e que também pode ser utilizado para solicitação de socorro médico ou mecânico.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !