Prefeito acompanha a entrega de medicamentos na Farmácia Municipal de Itatiaia

0

ITATIAIA

Em breve os moradores vão poder retirar medicamentos de uso contínuo na Farmácia Municipal. O prefeito Irineu Nogueira e o secretário de Saúde do município, Filipe Borges, acompanharam nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de medicamentos para a rede básica e hospitalar na Farmácia Municipal, localizada no Centro da cidade. Vale destacar que o atendimento na Farmácia Municipal acontece de 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.

O secretário de Saúde, Filipe Borges disse que disse que outros lotes de medicamentos serão entregues ao município no decorrer dos próximos dias. “O quantitativo que chegou atende em torno de 80% da demanda da rede básica”, estima o Secretário de Saúde.

Cerca de 80% da demanda de medicamentos da rede básica de saúde foi entregue na Farmácia Municipal-ASCOM PMI

Irineu lembrou que o processo de aquisição de remédios é complexo e demorado. Ele destaca que o momento apresenta também um complicador a mais, pois a indústria farmacêutica está com dificuldade em adquirir vários dos insumos usados na produção de remédios. “Por isso, a chegada dos medicamentos ganha ainda mais importância. Os moradores de Itatiaia, ao longo dos próximos dias, vão encontrar, na Farmácia Municipal, diversos remédios que utilizam no seu dia a dia”, afirma o chefe do Executivo.

O farmacêutico Marcelo Pereira disse que os pedidos de medicamentos são feitos trimestralmente, observando sempre fatores como a validade e o período do ano, que também é um fator determinante para que alguns medicamentos sejam mais utilizados que outros. “Com a chegada desses lotes a falta de remédios fica restrita praticamente aos medicamentos que as indústrias não estão conseguindo fabricar e entregar. Quanto aos demais, os medicamentos adquiridos são suficientes para atender a maior parte da demanda dos usuários. Não será necessário se dirigir à unidade ao mesmo tempo”, tranquiliza Marcelo.