Preços de produtos para Black Friday são monitorados pelo Procon de Barra Mansa

0

BARRA MANSA
Com a aproximação da Black Friday 2022, no próximo dia 25, o Programa de Atendimento ao Consumidor (Procon-BM) já está intensificando as fiscalizações no comércio em geral. Procurada pela reportagem do A VOZ DA CIDADE, a coordenação do órgão informou que as fiscalizações estão sendo realizadas ao máximo que pode para garantir que o consumidor seja sempre respeitado.
Nos Estados Unidos, todo ano a Black Friday acontece no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado tradicionalmente celebrado pelos americanos na quarta quinta-feira do mês de novembro. No Brasil, a data é comemorada sempre na última sexta-feira de novembro, que este ano cairá no dia 25.
Segundo o coordenador do Procon-BM, Felipe Golulart da Fonseca, os fiscais do órgão sempre alertam o consumidor de que não existe nenhuma promoção excessivamente fantasiosa. “Devemos sempre desconfiar das promoções absurdas. Exemplo, uma TV que custa R$4 mil está saindo R$1 mil, deve desconfiar”, alertou Felipe, lembrando que para evitar aborrecimentos as pessoas devem pesquisar e comprar em sites mais conhecidos. Devem entrar nos sites e confirmar se são confiáveis”, aconselhou o coordenador.
CONTATO COM O PROCON-BM
Felipe ressaltou ainda que o consumidor deve fazer tudo mais certo possível para não ter prejuízos e se caso tiver, conseguir recuperar. “Qualquer pessoa que tiver algum problema durante a Black Friday deve entrar em contato com o Procon pelos telefones 3029 9364, 3029 9368 e
3029 9850. A melhor maneira de evitar problemas é pesquisar bem os preços em páginas de sites confiáveis e, no caso de lojas físicas, não esquecer de pegar a nota fiscal, perguntar se pode trocar a mercadoria, em que circunstância e prazo. Assinar a nota fiscal e seguir sempre o que está assinando”, alertou Felipe.
O coordenador do Procon-BM lembrou ainda que o objetivo das fiscalizações realizadas pelo órgão é ajudar os consumidores na comparação de preços e verificar se está havendo a chamada maquiagem de preços, ou seja, elevar os valores cobrados em alguns produtos para, durante o período promocional, retornar aos preços aplicados antes, sem desconto real.
FISCALIZAÇÃO PROCON-RJ
O Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) também está realizando um monitoramento de preços dos produtos mais procurados na Black Friday. O levantamento foi realizado por agentes do órgão em oito grandes sites entre os dias 10 de outubro e 16 de novembro e já observaram grandes descontos. Foram pesquisados os valores de 649 itens entre celulares, airfryers, microondas, lavadora, aspirador robô, smart speakers, notebook, geladeira, TV, videogame e fogão. No dia da promoção, o monitoramento será realizado online e haverá fiscalização em lojas físicas.
Durante a sondagem, os maiores descontos observados foram para celulares entre 47% e 44%, 36% e 33%. Ainda de acordo com a pesquisa, os fogões tiveram maior desconto de 34% e as geladeiras 28%. Já os notebooks, os melhores descontos foram de 28% e 27%.

 

Deixe um Comentário