PORTO REAL
Os moradores do município podem escolher até esta quinta-feira, dia 30, mascote do Projeto do Centro de Educação Ambiental (Cescola) que foi implantado no Ciep 487 – Oswaldo Luis Gomes, no bairro Freitas Soares. Na unidade escolar foram instaladas composteiras que produzirão adubo orgânico para a horta. Três estudantes são os finalistas do concurso e vão concorrer ao prêmio de uma bicicleta.
Mascote do Projeto Cescola e seu nome serão utilizados em peças de divulgação, tais como folders, cartazes, impressos, mídia eletrônica e outras peças definidas pelos organizadores em que o uso da mascote seja necessário, além de sua presença na condição de “personagem” em eventos do projeto. As propostas devem incluir o nome e o desenho da mascote. O personagem desenhado deve ter, no mínimo, 15 cm.
A organização do Concurso informou que durante todo o mês, os alunos do Ciep 487, participar do concurso, mostrando seus dons artísticos e desenhando o futuro mascote. Foram avaliados 21 desenhos e escolhidos os três finalistas.
Segundo o coordenador do Projeto Cescola, Afonso Aurélio de Carvalho, a votação dos desenhos finalistas é aberta ao público e a escolha será feita através do Instagram oficial da Prefeitura de Porto Real. “Ganhará o concurso, o desenho que obtiver o maior número de curtidas. Os desenhos serão postados de forma individual no Instagram da Prefeitura de Porto Real e o que contabilizar mais curtidas, será oficializado como o mascote do Projeto Cescola. Vale lembrar que o vencedor também levará para casa uma bicicleta novinha”, explicou Carvalho.
O prefeito Alexandre Serfiotis parabenizou os alunos que participaram do concurso. “Nossas crianças e adolescentes precisam ser estimulados todos os dias para que possam se desenvolver, criar esse tipo de oportunidade é uma maneira de incentivar o aprendizado e o desenvolvimento deles como pessoa. Foi muito legal ver o resultado e os desenhos entregues a direção”, disse Serfiotis.
PROJETO CESCOLA
As composteiras fazem parte do Projeto Educativo Cescola realizado em parceria com a Prefeitura de Porto Real e a Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Departamento de Engenharia e Agronegócios e as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente.
O objetivo do Projeto do Centro de Educação Ambiental (Cescola) é de promover a consciência socioambiental em crianças, jovens e adultos; além de difundir tecnologias e capacitação técnica para implantação de práticas sustentáveis. Ele utiliza a reciclagem de resíduos sólidos urbanos (resíduos domésticos) como tema para geração da consciência ambiental.