PL que vai beneficiar portadores do TEA em Volta Redonda deve ser votado nesta quinta-feira

0

VOLTA REDONDA
As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ter uma grande vitória para seus direitos em Volta Redonda. O vereador Washington Uchôa protocolou, na Casa Legislativa, um Projeto de Lei que permite aos portadores do TEA ingressar e permanecer em qualquer local portando alimentos para consumo próprio, utensílios e objetos de uso pessoal.
Entre uma das características importantes do Transtorno do Espectro Autista é a rigidez comportamental, que provoca uma série de restrições a atividades cotidianas, como as relacionadas à alimentação. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista costumam ter muita dificuldade em aceitar alimentos quando não oferecidos em utensílios com os quais estão habituadas, como um talher, prato ou recipiente específico.
QUESTÃO RELEVANTE
O vereador citou ainda outra questão relevante, que é a seletividade alimentar decorrente das alterações sensoriais, que impede a pessoa de comer ou beber alimentos comumente disponíveis em shopping centers, cinemas e outros locais de diversão, além de eventuais alergias e intolerâncias alimentares que podem ocorrer.
O PL deverá ir a votação na quinta-feira, dia 16, e se aprovado passará por mais uma votação e se novamente aprovado irá para sanção ou veto do prefeito Neto. “Eu vou pedir aos meus colegas que o projeto seja votado em urgência e preferência, votado duas vezes na mesma sessão, para dar celeridade, porque é uma lei importante para as famílias atípicas”, finalizou o parlamentar.

 

Deixe um Comentário