Pinheiral realiza Conferência Municipal de Educação

0

PINHEIRAL
Com a temática: inclusão, equidade e qualidade, o futuro da educação brasileira, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação (SME) e  Fórum Municipal de Educação, promoveu na última quarta-feira,18, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS), a Conferência Municipal de Educação do município em 2023. O objetivo do evento foi realizar a Etapa Extraordinária da Conferência Nacional de Educação (CONAE) para construção do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034, bem como identificar os problemas e necessidades para o desenvolvimento da educação nacional, com foco em gestão democrática, inclusão, equidade e qualidade social.
Estiveram presentes na conferência, o prefeito da cidade, Ednardo Barbosa, vice-prefeita, Sediene Maia, secretário de Educação, Fernando Cabral, diretores de departamentos, profissionais da área, além de representantes da Sindicato Estadual de Profissionais de Educação (SEPE), Fórum Permanente de Educação, Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres, responsáveis de alunos e comunidade em geral.
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO
O evento também destacou a importância da inclusão por meio de duas apresentações de dança. A primeira, foi protagonizada pela bailarina Hosana Cruz e a aluna da Escola Estadual Municipalizada Manoel Teixeira Campos Júnior, Lorena Martins, que é portadora de síndrome de down. A segunda exibição, foi  dedicada à dança libras (Língua Brasileira de Sinais), enfatizando a importância de criar um espaço inclusivo para a sociedade.
Após as apresentações, a conferência prosseguiu com uma palestra ministrada pela professora, pedagoga, especialista em Gestão da Educação Pública e Mestre em Educação, Cláudia Domingos. Em seguida, houve uma roda de conversa com os participantes e ao final do evento, foram enviadas sugestões para o plano municipal de educação 2024-2034, através da CONAE Nacional, além de serem realizadas as eleições dos “delegados” de cada Unidade Escolar e também da sociedade civil. Essa próxima etapa acontecerá no próximo ano, após a implantação do Plano Nacional de Educação que direciona o Plano Municipal.
tema escolhido é de extrema importância
O prefeito Ednardo Barbosa enalteceu a realização da conferência e afirmou que o tema escolhido é de extrema importância para toda a rede escolar. “As conferências nos oferecem orientações valiosas sobre áreas que precisamos corrigir, aprimorar e, logicamente, fortalecer em relação às políticas destinadas à nossa população. Agradeço a todos que compareceram no evento, aos servidores e integrantes da secretaria de Educação pelo apoio incansável e pelo trabalho dedicado na linha de frente. Saímos deste encontro mais fortalecidos e prontos para apresentar propostas significativas na conferência nacional”, destacou.
A vice-prefeita Sediene Maia, salientou a necessidade de trabalhos organizados em benefício dos alunos da rede municipal. “Trabalhar a equidade e a inclusão são formas de garantirmos educação de qualidade para todos os estudantes e devemos estar atentos para garantir um ensino igualitário”, frisou.
PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA REDE
Para o secretário da pasta, Fernando Cabral, a participação dos profissionais da rede e da população é essencial para que o novo plano de educação seja construído com a cooperação de todos os envolvidos com as questões educacionais. “A conferência foi, sem dúvida, um evento marcante e inspirador que fortaleceu o compromisso de Pinheiral com a melhoria contínua do sistema educacional, promovendo a inclusão, equidade e qualidade para todos os estudantes do município. Sabemos que a luta deve ser diária e contínua e que necessitamos ser objetivos para trazer melhorias e avanços no campo educacional”, destacou.
De acordo com a diretora de Departamento Integral e Presidente do Conselho Municipal de Educação, Joelma Alvernaz, a escola precisa estar no centro das discussões para construir um plano de educação. Ela ressalta que é necessário envolver não só os professores, mas a comunidade e os alunos. “O espaço  de uma Conferência é para contribuições, e propostas  em dez anos(2024 – 2034) e falamos de políticas públicas da Educação. Foi um  momento de discussão e participação da comunidade escolar e sociedade civil, com propostas para uma melhoria na educação pública,  de forma igualitária e sustentável”, expressou.
A diretora de Departamento Pedagógico da rede municipal de Pinheiral, Maximilia Brandão destacou que a conferência foi um importante passo para a construção de uma educação de qualidade e inclusiva na cidade.
“Foi gratificante vermos o espaço todo ocupado por pessoas que se interessam e buscam juntamente conosco avanços na educação. Há alguns anos, não se falava de inclusão e tampouco se tocava no assunto e atualmente, temos a oportunidade de discutir ações que contribuam ainda mais para a inclusão. Temos a certeza que foi uma manhã proveitosa para todos os envolvidos”, concluiu.

Deixe um Comentário