PF deflagra Operação Luxúria no Rio

0

Rio de Janeiro

Na manhã de hoje, 18, a Polícia Federal deflagrou a Operação Luxúria, de combate ao abuso sexual infantil e à posse e compartilhamento, pela internet, de fotografias e vídeos de violência sexual infantojuvenil.

As investigações tiveram início no 1º semestre deste ano e com a utilização de ferramentas de inteligência artificial e sofisticadas técnicas policiais de vigilância virtual foram identificados dois homens que compartilhavam arquivos com cenas de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na ação de hoje, que conta com a participação do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI/PF) e do 39º Batalhão da Polícia Militar, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão – dois em Belford Roxo e dois em Duque de Caxias -, todos expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal de São João de Meriti/RJ.

Um dos alvos, além de compartilhar, foi preso em flagrante por armazenar material com cenas de abuso sexual infantil, crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê pena de reclusão de até quatro anos.

Os materiais apreendidos, em especial os equipamentos eletrônicos, como notebooks, HD´s e celulares, serão submetidos a exame pericial para o aprofundamento das investigações, de forma a se identificar vítimas, outros criminosos e demais crimes praticados.

Esta é a 4ª operação da PF no Rio de Janeiro deflagrada no mês de dezembro, de combate à violência sexual infantil (Operação SEXTOURISMUS, em Búzios; A CAÇADA deflagrada em duas fases e a Operação LUXÚRIA, deflagrada na data de hoje).

Ao todo, neste mês, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, em oito municípios e três pessoas foram presas em flagrante delito por armazenarem arquivos com cenas de abuso sexual infantil.

As ações policiais se intensificaram em razão do significativo aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes durante a pandemia e também em decorrência do aprimoramento das técnicas de investigação cibernéticas.

O nome da operação foi escolhido em razão de, segundo a doutrina cristã, a LUXÚRIA ser um dos sete pecados capitais e retratar o desejo sexual intenso, lascívia, um comportamento desregrado em relação aos prazeres do sexo.

Deixe um Comentário