Pesquisadores lançam livro sobre desenvolvimento do Sul Fluminense em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
O sociólogo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Raphael Lima, e outros cinco pesquisadores lançaram o livro ‘Sul Fluminense: Laboratório do Capitalismo Brasileiro Contemporâneo’. O evento de lançamento aconteceu na terça-feira, dia 11, na sala do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, UFF-Aterrado.
Na abertura da solenidade Raphael declarou que está feliz com o trabalho coletivo realizado com os colegas e colaboradores. Informou ainda como surgiu o livro. “Primeiro há de se ressaltar a troca de experiências, a amizade, a compreensão, a harmonia entre os pesquisadores que já se conhecem a tanto tempo, todos com suas qualidades metodológicas e teóricas, que vem tentado explorar aspectos das questões urbanas, trabalhistas, mudanças de paradigmas produtivos e o desenvolvimento na região, um verdadeiro laboratório. Assim, juntos fizemos uma compilação de textos”, explicou.
OBJETIVO DO LIVRO
Raphael Lima ressaltando ainda que, o objetivo principal do livro é mostrar que a região serve de inspiração para pensar no próprio desenvolvimento do capitalismo no Brasileiro. “Região importantíssima para o Brasil, onde observamos claramente a influência de dois setores, o siderúrgico e automotivo no processo de desenvolvimento. Um laboratório, tanto por Volta Redonda como para o eixo Porto Real e Itatiaia”, completou o sociólogo, organizador do livro.
Na obra, os professores Raphael e Cristiano, contemplam cerca de 10 artigos de pesquisa do desenvolvimento Regional na Região Sul Fluminense, como especialistas discutiram o padrão de desenvolvimento e suas alterações, usando a matriz siderúrgica e de todas suas implicações. Hoje, segundo o professor Rodrigo Santos, progressivamente, o centro de desenvolvimento passa a ser cada vez mais a região do eixo Porto Real. Ressalto o fato da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos estar interessada em discutir a questão. “Tem um impacto muito importante para o desenvolvimento e a qualidade das relações de trabalho que irão surgir”, afirmou o professor, acrescentando que é muito importante que o empresariado se junte a essa discussão para que possa fazer um debate mais plural com poder público, sindicato e universidade.
IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE
Lucas Afonso, pós-doutorando (UFF) na área de desenvolvimento, acompanhou o lançamento do livro. Disse que fica claro a importância da universidade e a interação com a sociedade. Declarou que o grupo de pesquisadores a partir do pensar a sociologia econômica demonstra como as mudanças econômicas impactam a realidade de muita gente. Para ele, no debate ficou sinalizado perspectivas de mudanças. “Estamos felizes”, disse Lucas.
Na abertura do evento, Raphael Lima e Cristiano Monteiro (UFRJ), organizadores do livro, fizeram questão de agradecer os professores, Rodrigo Santos e Márcio Moisés, ligados à UFRJ, Marina Cordeiro, da UFRRJ, coautores da coletânea. Agradeceram ainda os colaboradores, convidados e o presidente do Sindicatos dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Edimar Miguel, convidado para compor a mesa do lançamento da obra.

 

Deixe um Comentário