Pandemia do coronavírus faz mudar programação da Semana Santa dos Católicos

0

VOLTA REDONDA

Devido à pandemia do coronavírus (Covi-19), os católicos de Volta Redonda e região, como de todo o país, vão ter uma programação diferente na Semana Santa este ano. No domingo, 5, paróquias e setores da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, juntos à toda Igreja, iniciam as celebrações da semana mais importante dentro do calendário litúrgico. A recomendação dos órgãos de saúde é de celebrações sem a presença de fiéis nas igrejas, evitando aglomerações e riscos de contágio.

Os padres celebrarão nas igrejas e capelas, com o mínimo necessário das equipes de liturgia, e os fiéis acompanharão de suas casas, por meio dos veículos de comunicação da diocese e das TVs católicas.

 DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos, data em que são benzidos os ramos, marca o início dessa Semana Santa . A demonstração de unidade será feita dos lares. Por isso a orientação pastoral é a de que os fiéis enfeitem suas casas com os ramos e acompanhem as celebrações por meio das redes sociais. O bispo diocesano, dom Luiz Henrique, presidirá a Santa Missa às 9 horas, transmitida pelos meios de comunicação da Diocese, assim como todas as celebrações da semana.

A Quinta-Feira, dia em que celebra-se a Ceia do Senhor, o Rito do Lava-Pés não será realizado porque depende da participação de outras pessoas, mas as Sagradas Espécies serão conservadas no sacrário, como de costume. A celebração será transmitida às 19 horas. A Missa Crismal, que seria realizada neste dia, foi adiada para data posterior ainda a ser definida.

Na Sexta-Feira Santa, dia da celebração da Paixão de Cristo, a apresentação e adoração da Santa Cruz será feita de forma simples à frente do altar. Os fiéis são convidados a viver esse momento de reflexão de suas casas, acompanhando a programação transmitida para que possam fazer seu momento de oração pessoal. A transmissão começa às 15 horas. Já no Sábado Santo alguns ritos também serão alterados, sem o acendimento do fogo e a realização de procissão. A transmissão será às 19 horas.

O Domingo de Páscoa, dia da festa da Ressurreição, será celebrado dia 12. Dom Luiz Henrique presidirá a Santa Missa que será transmitida às 9 horas. O bispo diocesano destacou que, acima de tudo, a Igreja continua a demonstrar a proximidade com o povo de Deus neste momento de grande tribulação, por meio das missas diárias, acolhendo as intenções dos fiéis e empenhando para que todos os lares Cristãos, Igrejas Domésticas, pelas redes sociais, possam experimentar o consolo da fé.