Nova diretoria da Aciati será empossada nesta sexta-feira em Itatiaia

0

ITATIAIA

Será empossada na noite desta sexta-feira, dia 26, a nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia (ACIATI) que terá à frente da presidência Marta Belmiro Lemos e na vice-presidência, Norma Lúcia Machado Alves, para o biênio 2023-2025. A posse acontece no Plenário da Câmara Municipal, localizada no Centro da cidade, às 18 horas.

A nova diretoria é composta por Neli Oliveira Ribeiro, 1ª secretária; Alan Santos Limeira da Silva, 2º secretário; Ângela Lemos Venâncio, tesoureira; Karolini Scaramal Santos, diretora Comercial; Luiz Carlos Ferreira Bastos, diretor de Turismo; Vivaldo Jorge de Abreu Carvalho, diretor Industrial; Antônio da Silva Oliveira, diretor de Agropecuária; Ana Paula da Silva Maia; diretora SPC; José Agostinho de Abreu, diretor Relações Públicas; Adriana Fontes, diretora Social; Nilson Rodrigues Neves, diretor Jurídico; Karla Chaves Neves, diretora de Tributos; Dejair de Aguiar, diretor de Patrimônio e Elisângela dos Santos Souza da Costa, diretora Regional. O conselho Fiscal é composto por Fernando Oliveira dos Santos, Carlos Manuel Tavares Correia e Elizete Gomes de Oliveira.

Quase 20 anos depois, Marta retorna para comandar a presidência da Aciati com a proposta de resgatar a Associação. “A proposta da nossa diretoria, que é composta por mais de 15 diretores, é de reestruturar e resgatar a credibilidade da Aciati afim de trabalhar para ajudar no desenvolvimento do comércio, da indústria, turismo e agropecuária de Itatiaia que ficou parada desde 2019”, disse a nova diretora que foi a primeira mulher a frente da presidência da Associação.

NOVOS PROJETOS

Pensando em reestruturar a Aciati, a nova diretoria, já promove nos dias 1º e 2 de junho, uma ação em Itatiaia com a Carreta do Trabalhador da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Governo do Estado do Rio de Janeiro e com a Fundação Leão XIII. A unidade móvel chega ao município para oferecer vários serviços aos moradores e ao comércio. A carreta vai ficar estacionada na Rua Prefeito Assumpção, em frente à loja Cesto de Minas, no Centro da Cidade. Nos dois dias, o atendimento da Unidade Móvel será das 9 às 15 horas.

Entre os serviços oferecidos, estão a oferta de oportunidades de trabalho por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) móvel, entrada no seguro-desemprego, emissão de carteira digital, cursos profissionalizantes e confecção de currículos. O atendimento será por ordem de chegada.

Já a Fundação Leão XIII terá isenção de segundas vias de Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; entre outros serviços. “Preparamos esta ação visando capacitações para classe empreendedora, o comércio e os munícipes com o objetivo de melhorar e apoiar a questão da empregabilidade em Itatiaia”, disse a nova presidente.

APOIO E PLANEJAMENTO ANUAL

A diretoria conta com o apoio dos sócios fundadores e beneméritos da Aciati para dirigir a Associação. “Conto com o apoio dos sócios e fundadores, dentre eles, o ex-prefeito Luiz Carlos Ypê, Nilson Neves, Dejair de Aguiar, José Agostinho de Abreu, entre outros, que se reuniram e, juntos, estamos ativando a Associação para promover ações de assistência em prol do desenvolvimento do comércio, indústria, turismo e a agropecuária de Itatiaia. Eles vão contribuir para alavancar a Associação com suas experiências, contaremos com eles, pois têm amor a Associação”, comentou a nova presidente eleita por aclamação.

Marta informou que no próximo dia 30 acontece a primeira reunião da Associação, quando será feito o planejamento anual das ações a serem implementadas. “Vamos fazer todo o planejamento estratégico junto com a diretoria para poder desenvolver um calendário de junho até dezembro com todas as ações pertinentes aos setores do comercio, indústria, turismo e agropecuária de Itatiaia”, informa a presidente.

Outra meta da diretoria é trabalhar com o empreendedorismo feminino. “Eu e a vice-presidente, Norma, temos um projeto de ajudar as mulheres empreendedoras do nosso município. De acordo com um levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) 52% da população são mulheres e deste percentual, 30% são mulheres que são pais e mães que precisam ter uma atividade produtiva para colocar o leite e o pão na mesa de sua família. Dentro disso que também pretendemos trabalhar na associação apoiar estas mulheres para o empreendedorismo”, explica.

Deixe um Comentário