MARCELO CABELEIREIRO NA ALERJ
O ex-deputado Marcelo Cabeleireiro, participou de sessão solene de abertura do Ano Legislativo da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), e se reuniu com diversos parlamentares da base aliada, entre eles, o deputado Rosenverg Reis (MDB) e o secretário-geral do União Brasil, Márcio Bruno. Marcelo aproveitou ainda para parabenizar o deputado estadual (licenciado), Gustavo Tutuca, pela Lei 8960/20, que entrou em vigor, atraindo novas empresas para Barra Mansa e Sul Fluminense, gerando novos empregos. O ex-deputado é um dos coautores da também conhecida como Lei do Aço. Estima-se que a Lei do Aço crie em torno de oito mil novos empregos apenas no Sul Fluminense.
CONSCIENTIZAÇÃO NAS TRAVESSIAS
A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Barra Mansa, através da Guarda Municipal, promoveu nesta quinta-feira, dia 8, uma campanha de conscientização nas travessias de pedestres e veículos na linha férrea, no Centro. Os agentes estiveram panfletando e abordando a população nas passagens de nível das ruas Alberto Mutel e Duque de Caxias e, posteriormente, na entrada do Parque da Cidade. A ação teve apoio das empresas MRS Logística e VLI Multimodal. Dentre os objetivos, o principal foi alertar as pessoas para o período de Carnaval, para que se atentem ao atravessar as passagens de nível e não abusem durante as festividades. Na quarta-feira, mais um grave acidente foi registrado quando um carro atingiu o trem. O motorista saiu vivo por milagre.
BRIGADISTA VOLUNTÁRIO
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), abre nesta semana as inscrições para o curso de formação de brigadista voluntário. Os interessados devem se inscrever entre os dias 9 de fevereiro e 9 de março. Durante o curso, serão desenvolvidas atividades envolvendo: resgate e primeiros socorros em áreas de queimada; manuseio e captura de animais peçonhentos; manuseio e manutenção de roçadeira e motosserra; trabalho em grupo e voz de comando; nós e amarrações (rapel); além de manutenção de equipamentos. De acordo com seu coordenador, Denilson Sicupira, o curso totaliza uma carga horária de 80 horas e as inscrições são abertas para homens e mulheres, maiores de 18 anos, com disponibilidade de horário para ser voluntário. “O curso vai acontecer com matérias na modalidade presencial e também on-line, no horário das 19 às 22 horas. A experiência prática vai ocorrer após a parte teórica”, disse Sicupira.
TELEFONE PARA INSCRIÇÕES
As inscrições para o curso podem ser feitas através do telefone da Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa: (24) 2106-3406, ou pelo contato da brigada de incêndio florestal: (24) 98813-6722.
INEA RECERTIFICA CSN
O Laboratório de Química Ambiental da Companhia Siderúrgica Nacional, localizado no Centro de Pesquisas em Volta Redonda, foi autorizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para analisar os efluentes lançados no Rio Paraíba do Sul pelas unidades da CSN Usina Presidente Vargas e Porto Real. O processo de recredenciamento, que ocorre a cada dois anos, é realizado por meio de auditorias rigorosas que avaliam a conformidade dos laboratórios do Centro de Pesquisa, possibilitando a empresa monitorar e atender as legislações ambientais aplicáveis aos lançamentos de efluentes segundo os critérios estabelecidos ambientais do Município, Estado e Federação. São aproximadamente dez mil análises laboratoriais realizadas anualmente pelos colaboradores.
RECEBENDO O BISPO
O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, recebeu ontem na Fazenda da Posse, a visita do bispo Dom Luiz Henrique da Silva Brito, da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. O objetivo do encontro foi discutir o andamento das obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, que começaram em 2021 e estão caminhando para a sua fase final. Também estiveram presentes na reunião o padre Márcio Moraes e outros representantes da diocese. A Igreja de Nossa Senhora do Amparo foi construída em 1829. As obras seguem as determinações e fiscalizações do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Ministério do Turismo, com o apoio da Cúria Diocesana de Volta Redonda e Barra do Piraí, para serem respeitados os contextos arquitetônicos e históricos, não descaracterizando a construção original, em estilo neoclássico.
INTERVENÇÕES
As intervenções são fruto de convênio firmado entre o Iphan – autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura – e a Prefeitura de Barra Mansa. Devido ao precário estado de conservação, o templo permanecia fechado desde 2015. Com as novas intervenções, o monumento será devolvido à comunidade.