Notas & Notas – 3 de outubro de 2019

0

FÓRUM DE TURISMO

O primeiro Fórum Municipal de Turismo, promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, será realizado hoje no Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB), campus Aterrado, das 8h30min até 17h30min. O objetivo do evento, organizado em parceria pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) e pelo Conselho Municipal de Turismo (Comutur) é discutir políticas públicas para o setor e coletar propostas para implementação do Plano Municipal de Turismo.

QUEDAS NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

O vereador Rosemar Rodrigues pediu a intervenção do prefeito, no sentido de oficiar a concessionária de energia elétrica solicitando respostas das providências adotadas, quanto as constantes quedas de energia elétrica no distrito de Passa Três, em Rio Claro mas precisamente no bairro Água Mineral que se estende até a divisa com Piraí, seguindo pela antiga estrada Rio-São Paulo.

CELEBRANDO O DIA IDOSO

A Banda de Concerto do Projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ realizou duas apresentações especiais em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado na terça-feira, dia 1º, para os alunos da Academia da Vida Oscar Cardoso. As sessões aconteceram no Teatro Gacemss, localizado no bairro Vila Santa Cecília. No programa, preparado para o grupo, músicas de Pixinguinha, Roberto e Erasmo Carlos, Ary Barroso, Toquinho e outros. A regência ficou por conta do maestro José Sergio Tôrres da Rocha.

PREFEITURA TERÁ MUTIRÃO DE AGENDAMENTOS

A Prefeitura de Resende vai oferecer, neste sábado, dia 5, uma programação voltada para a saúde preventiva da população, que inclui o já tradicional Mutirão de Exames Preventivos, vacinação e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Cada uma das ações estará disponível em determinados postos de saúde da cidade, mas todas elas serão realizadas das 8 às 16 horas.

MUTIRÃO DE PREVENTIVOS

No caso do mutirão de exames preventivos, as mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, com foco naquelas que têm uma vida sexual mais ativa, terão 11 postos de saúde como alternativa. São eles: Posto Manejo, PSF Baixada Olaria, PSF Morro do Cruzeiro, PSF Surubi Velho, PSF Vicentina, PSF Engenheiro Passos, Clínica da Família, PSF Morada da Barra, PSF Cabral, PSF Primavera e PSF Cidade Alegria (Caixa D’água).

SOBRE OS EXAMES

Os exames preventivos são realizados no ato do comparecimento e são uma oportunidade de prevenção contra o câncer de colo de útero e de mama. Para a interessada ser beneficiada nesta campanha, basta residir em Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. Em paralelo à programação do mutirão, algumas unidades de saúde vão disponibilizar o serviço de imunização para quem quer colocar em dia a caderneta de vacina infantil. Também neste sábado, a Prefeitura vai disponibilizar, em duas unidades de saúde, testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

PONTO FACULTATIVO AMANHÃ

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, dia 4, para as repartições públicas municipais, após o feriado, dia 3, em comemoração ao aniversário da cidade. Os setores que ofertam serviços essenciais funcionarão normalmente, como a coleta de lixo, os plantões da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Hospital da Mulher, da Defesa Civil, a Guarda Municipal e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). As repartições retomam o expediente na segunda-feira, dia 7, às 8 horas.

CAMPEONATO DOS SERVIDORES

Na noite dessa terça-feira, dia 1º, mais dois jogos deram continuidade ao Campeonato de Futebol dos Servidores de Angra dos Reis, no Estádio Municipal. O primeiro confronto aconteceu às 18h30min, entre o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Os militares saíram vitoriosos do embate, após aplicarem o placar de 3 a 1 sobre a equipe da prefeitura, com os três gols sendo marcados por Carlos Ferrazani. O gol de honra da Defesa Civil foi marcado por Luan Pereira.

INCLUSÃO NO SINE DE PORTO REAL

Foto: Divulgação


O Dia D da inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS no mercado de trabalho foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Porto Real, no dia 27. Na oportunidade, foram ofertadas vagas de emprego para pessoas com deficiência, com sete empresas participantes.  Além disso, também foram oferecidos serviços como emissão de carteira de trabalho. O Dia D é uma iniciativa do Ministério da Economia. Todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2% e 5% das vagas com trabalhadores com algum tipo de deficiência.

DOIS DIAS DE COMEMORAÇÕES NA AAP-VR

Foto: Divulgação


Dois dias de atividades para marcar o Dia Internacional do Idoso. Na segunda-feira, 1º, centenas de pessoas passaram a manhã no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), no Jardim Paraíba, em Volta Redonda, onde participaram de algumas atividades. Ontem, novas atrações aconteceram. Os que compareceram ao local puderam aproveitar a manhã para assistir à apresentação do Coral Alvorada, da própria Associação, premiado várias vezes, assistir palestra sobre envelhecimento saudável, participar de uma aula de ginástica e apreciar uma exposição de artesanato.

MELHORES FESTAS

Para a vice-presidente da Associação, Clara Sabença, esta tem sido uma das melhores festas em comemoração ao Dia do Idoso dos últimos anos. Disse a vice-presidente que foram dezenas de atividades nos dois dias, desde o tradicional cafezinho até corte de cabelo de graça, maquiagem, design de sobrancelhas, aulas de pintura em óleo, aferição da pressão arterial, massagem, festival de tortas e muitas outras. E a presença de tanta gente só mostra o quanto como a nossa Associação é importante.

DAYSE PENNA NA FLE-VR

Foto: Divulgação


A ex-secretária da Mulher, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, Dayse Penna, estará participando, hoje, de um bate-papo sobre Direitos Humanos e Espiritismo. Será na Feira do Livro Espírita (FLE-VR), às 17h30min, no Memorial Zumbi, no bairro Vila Santa Cecília. Ela falará sobre Direitos Humanos para todos, um dos temas mais atuais.

‘VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA’

A Banda de Concerto do Projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ realizou duas apresentações especiais em comemoração ao Dia do Idoso para os alunos da Academia da Vida Oscar Cardoso. As sessões aconteceram na terça-feira, dia 1º, no Teatro Gacemss, em Volta Redonda. No programa, preparado para o grupo, músicas de Pixinguinha, Roberto e Erasmo Carlos, Ary Barroso, Toquinho e outros, sob a regência do Maestro José Sergio Tôrres da Rocha.

COMEMORANDO ANIVERSÁRIO

Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria de Saúde promoveu na última terça-feira, dia 1º, uma comemoração pelos 19 anos do Grupo de Convivência da ‘Maturidade Queremos Viver’. O evento aconteceu na Academia da Saúde do Centro e contou com um desfile que consagrou a rainha do grupo. O objetivo da ação foi valorizar e estimular a autoestima das integrantes. O desfile consagrou a ‘rainha’, Francisca Romero de 81 anos que conquistou o bi-campeonato, a segunda colocada, e princesa do grupo foi Carmelita Barbosa, de 80 anos. A terceira colocada foi Maria do Carmo Pereira de 77 anos.

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A partir da próxima segunda-feira, dia 7, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Saúde, começa a intensificar a vacinação contra o sarampo. Doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) estarão disponíveis em todas as 46 unidades de saúde da Atenção Básica, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A intensificação da aplicação da vacina, com o objetivo de interromper a circulação do vírus pelo país, será realizada em duas etapas para dois públicos-alvo distintos.

PRIMEIRA FASE DA VACINAÇÃO

A primeira fase da intensificação, entre os dias 7 e 25 de outubro, com ‘Dia D’ no sábado, dia 19 de outubro, é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos. E a segunda etapa vai de 18 a 30 de novembro, sendo o ‘Dia D’ em 30 de novembro. Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.

EXAMES PREVENTIVOS EM PINHEIRAL

Prefeitura de Pinheiral através da Secretaria de Saúde preparou uma programação especial para o ‘Outubro Rosa’. Para atingir o público que trabalha e tem dificuldade de buscar as unidades de saúde, a Secretaria de Saúde, realizará exames preventivos em horários estendidos até o dia 31 de outubro em todas as Unidades de Saúde da Família da cidade. Outra ação é que também será disponibilizado um mamógrafo móvel para realizar exames na cidade nos dias 29 e 30 de outubro. As Unidades de Saúde dos bairros Parque Maira, Bela Vista e Palmeiras funcionarão todas as quartas-feiras até às 20 horas. As unidades dos bairros Ipê, Cruzeiro e São Jorge funcionarão todas as quintas-feiras até às 20 horas e a Unidade de Saúde do Centro funcionará nas terças-feiras até às 20 horas.

ETA REFORMADA É ENTREGUE

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) entregou na tarde desta quarta-feira, dia 2, as reformas da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Vista Alegre. A reforma contou com estruturação do piso na parte externa, reaproveitando os bloquetes. A parte predial contou com renovação do layout de cozinha e banheiros, além da pintura completa de toda a estação. A estrada que liga a parte urbana do bairro até a estação também passou por adequações para recepção de veículos. Ao todo foram investidos aproximadamente R$ 70 mil na intervenção.

CORPO IDENTIFICADO

Foi identificado como sendo de Wellington Antônio Amorim, de 37 anos, o corpo encontrado boiando na terça-feira, dia 1°, às margens do Rio Paraíba do Sul, no bairro Marechal Jardim, Acesso Oeste, em Resende.  O cadáver foi avistado por populares e retirado por uma equipe do Corpo de Bombeiros, que fez a remoção para o Instituto Médico Legal (IML). A causa da morte será apurada, sendo o caso registrado na 89ª Delegacia de Polícia (DP).

ZUMBA PARA TODOS EM MARINGÁ E MAROMBA

As Secretarias de Esporte e Lazer e de Assistência Social e Direitos Humanos, deu início ao projeto ‘Zumba para Todos’ para atender os moradores de Maromba e Maringá. As aulas acontecem às terças-feiras, das 8 às 9 horas, no Cras da região. As inscrições podem ser feitas no Cras de Maromba e Maringá apresentando uma foto 3×4, cópia do RG, CPF, comprovante de residência, tipo sanguíneo e atestado de saúde. O Cras está localizado na Rua Pingo de Mel, nº 161, Maringá.

BENEFÍCIOS DA ÁGUA COM LIMÃO

Sangue alcalino, a bebida auxilia na alcalinização do sangue, ou seja, deixa com pH maior que 7. Além disso, a bebida reduz o inchaço, protege o organismo da ação de vírus e bactérias nocivos, como os que causam gripes e resfriado; é antioxidante e auxilia na digestão.

Um Fato na Foto
Edifício abandonado vira moradia

Foto: André Matheus

O Edifício Edmundo Macedo Soares, popularmente conhecido como Escritório Central da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi inaugurado em 1965. Sua edificação imponente com 37 mil metros quadrados disponibilizadas em 16 andares foi por décadas o ‘coração’ da empresa que até então era uma estatal e abrigava milhares de trabalhadores. Hoje, o tão imponente edifício está abandonado pela empresa e as pessoas em condições de rua estão tomando conta, de uma das entradas do imóvel. No registro feito pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, é possível ver que alguns ainda estão dormindo no local. Um motorista de aplicativo que estava nas proximidades e, preferiu na se identificar, comentou que mais cedo é possível ver dezenas deles dormindo no local. Ele disse, ainda que “já passou da hora da CSN, no caso do Escritório Central e a Prefeitura de Volta Redonda fazer alguma coisa, pois a cidade está cheia de moradores de rua e sem qualquer esperança de sair dessa condição”, comentou.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !