Notas & Notas – 19 de março de 2021

0

OPERAÇÃO CATA-ENTULHO

A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, informa a continuidade da Operação Cata-Entulho no município. A operação realizará a limpeza dos entulhos nas ruas do município. A ação está acontecendo toda sexta-feira, os locais estão sendo definidos a partir de um rodízio de bairros. Hoje, a operação será realizada no bairro Nossa Senhora do Rosário.

ENCONTRO COM AS ‘MULHERES DO CAMPO’

Em comemoração ao mês da Mulher, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizará hoje, de 8 às 12 horas, um encontro com as mulheres do campo com o tema: Elas Produzem. O evento contará com a presença da vice-prefeita da cidade, Fátima Lima, o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto Carvalho, o Beleza, a presidente da OAB Mulher de Barra Mansa, Cleicione Nascimento, e a presidente da Comissão de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa, Francyne Lima, que irão palestrar acerca do tema.

MEGAVESTIBULAR

Nesta sexta e sábado, dias 19 e 20 de março, a Estácio realiza um Megavestibular especial como parte do programa Tá Pago, criado pela instituição com o objetivo de não prejudicar o início do semestre acadêmico dos alunos que aguardam o resultado do Enem e para que eles possam iniciar os estudos imediatamente. Quem participar deste Megavestibular pagará apenas R$ 49 (DIS) nos três primeiros meses (optando pelas modalidades Presencial, Digital, Semipresencial ou Flex) e ainda receberá isenção das outras três mensalidades caso opte pelas modalidades Presencial, Semipresencial ou Flex. A partir da renovação da matrícula para o segundo semestre, esses valores pagos nos três primeiros meses voltam integralmente em crédito para o aluno, fazendo com que o primeiro semestre seja quase de graça. Quem participar do Megavestibular deste fim de semana receberá ainda 50% de desconto durante todo o curso e, optando pela modalidade Digital, ainda receberá 70% de bolsa durante o primeiro ano.

PELO TELEFONE

Em Resende e Volta Redonda, as inscrições para as provas presenciais ou online do Megavestibular podem ser feitas pelos telefones (24) 99316-7505 (Estácio Resende) e (24) 99321-3131 (Estácio Volta Redonda), ou pelo site www.estacio.br. O atendimento presencial nas unidades ocorre de acordo com as normas de segurança sanitária vigentes e o uso da máscara é obrigatório.

COLETA DE CARAMUJOS

Os caramujos africanos são animais que gostam de ambientes quentes, úmidos e com sombra, como é o caso da Praça General Osório, no Centro de Angra, o que explica a proliferação do molusco no local. Para controlar a situação, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade / Secretaria-Executiva de Parques e Jardins, intensificou a coleta dos animais, o que, de acordo com a Secretaria de Saúde, é a principal providência a ser tomada.

VETO RECOMENDADO

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, expediu Recomendação para que o governador do Estado em exercício, Cláudio Castro, vete o projeto de lei que modificaria o nome oficial do Estádio do Maracanã, de ‘Jornalista Mário Filho’ para ‘Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé’. O objetivo é evitar a violação ao Patrimônio imaterial dos torcedores-consumidores.

DIREITO FUNDAMENTAL

A recomendação ressalta que o esporte é um direito fundamental social pela Constituição e que, nesse âmbito, destaca-se o futebol em todas as suas projeções, “como é o caso, no Rio de Janeiro, do lendário Estádio ‘Jornalista Mário Filho’ (Maracanã), que integra a identidade cultural carioca, nos termos do Decreto Municipal nº 35.877/2012”. Aponta, ainda, que a identidade cultural integra o patrimônio cultural imaterial “que, entre outros aspectos, revela as heranças e as marcas características de uma coletividade, que não podem ser tocadas, sendo, portanto, intangíveis”.

AFRONTA AOS DIREITOS SOCIAIS

De acordo com a Recomendação, eventual modificação do nome oficial do estádio poderá implicar afronta aos direitos sociais do consumidor torcedor. O MPRJ leva em consideração que, no último dia 9, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aprovaram, em regime de urgência, projeto de lei para rebatizar o Maracanã. A próxima etapa do processo legislativo é a sanção ou veto pelo governador em exercício. O MPRJ pediu que o governador responda em até cinco dias.

MUTIRÃO DO DETRAN

Após bater a marca de 100 mil atendimentos em mutirões, o Detran.RJ promove, no próximo sábado, dia 20, o 21º mutirão desde o início da pandemia. Serão oferecidas 7,1 mil vagas para os serviços de habilitação, identificação civil e veículos, em 48 unidades espalhadas em todas as regiões do Estado do Rio. Para evitar aglomerações, o atendimento será apenas mediante agendamento prévio.

AGENDAMENTO

Para ser atendido, o usuário deve agendar o serviço pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042 (das 6 s 21 horas). As vagas serão disponibilizadas a partir do meio-dia desta quinta-feira, dia 18.

ATENDIMENTO

Os serviços de habilitação, como primeira habilitação, renovação de CNH, mudança de categoria, adição de categoria e alteração de dados serão disponibilizados das 10 às 16 horas, nos seguintes postos do Sul Fluminense: Três Rios, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda.

DETRO-RJ REALIZA LEILÃO COM 135 LOTES

Foto: Divulgação/Detro-RJ


O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizará leilão com 135 lotes, entre carros, motos e veículos pesados, na próxima segunda-feira, dia 22, às 10 horas.  Os lances poderão ser dados de forma on-line ou presencial. A modalidade presencial ocorre na Estrada dos Bandeirantes, 28.137, em Vargem Grande. Em função da pandemia de Covid-19, é obrigatório o uso de máscara. Também será disponibilizado álcool em gel e mantido distanciamento entre os assentos.

Para participar, basta se cadastrar no site do leiloeiro (www.rebocarleiloes.com.br).

MAIS INFORMAÇÕES E VISITAÇÃO

Para tal, é preciso agendar pelos seguintes canais: WhatsApp (21) 99862-9879, telefone (21) 3950-1772 / 3950-1768 ou e-mail [email protected] ou ainda no site do Detro-RJ (www.detro.rj.gov.br).