Notas & Notas

0

REGULARIZAÇÃO DE IGREJAS E TEMPLOS
Visando desburocratizar e tornar mais ágil a concessão de alvarás de licença para funcionamento de igrejas e tempos em Volta Redonda, o prefeito Samuca Silva (Podemos) criou através do decreto 14.618, um Grupo de Trabalho formado por servidores públicos e representantes da sociedade civil, para dialogar sobre o tema. O prefeito informou que o objetivo é acelerar os processos de regularização das igrejas. Explicou que quer propor medidas para tornar mais ágil e eficiente a concessão de alvarás de licenças para funcionamento de igrejas e templos no município. Ressaltou que é uma tônica de seu governo dar mais eficiência aos serviços públicos, prova disso é a criação do alvará fácil. Lembrou ainda, que o grupo será importante para auxiliar o poder público.
ABANDONO


O Residencial Vida Nova, Condomínio do Projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’, localizado no bairro Roma, em Volta Redonda, passa por diversos problemas estruturais e falta de serviços públicos. Inaugurado há três anos, o residencial conta com 496 apartamentos onde residem mais de duas mil pessoas. As reivindicações foram passadas à vereadora Rosana Bergone (PRTB), que levou na tarde de quarta-feira, 4, o Projeto “Vereadora Presente” até a comunidade. Segundo a parlamentar, os pedidos são de moradores e lideranças locais. As queixas, entre outras, são de que quando a obra foi entregue, os prédios pareciam que estavam em boas condições, mas com o passar do tempo, os problemas estruturais começaram a aparecer. A informação dos moradores é que há apartamentos com infiltrações nas paredes e tetos, umidade nos pisos, rachaduras, emboço das paredes soltando e muitas telhas das coberturas das torres desprendidas, além de entupimentos da rede de esgoto e nas instalações elétricas.
ARENA VIRTUAL
Os brinquedos eletrônicos já fazem parte do mundo infantil. E para comemorar o Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, o Sider Shopping, em Volta Redonda, oferece a atração Arena Virtual até o dia 22, na Praça de Eventos, no piso S. Em um espaço ambientado, crianças e adolescentes podem brincar com simuladores de realidade virtual, interagindo uns com os outros. O principal objetivo, segundo a gerente de Marketing do Sider, Camile Teixeira, é proporcionar brincadeiras divertidas à garotada, que possam ser colocadas em prática individual ou coletivamente. Adultos e crianças poderão viajar no incrível mundo virtual. A arena, com extensão de 2,5 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, reúne diferentes jogos de ação, com cenários que devem ser escolhidos pelos jogadores. Outra atração oferecida na Arena Virtual é o Simulador de Trem Fantasma, um brinquedo que permite a interação no jogo com mais uma pessoa e leva o participante a um passeio de trem com criaturas em um cenário virtual assustador. O ingresso custa R$ 10. A idade mínima para as brincadeiras é de quatro anos
SEMANA DO IDOSO – com foto
Em cumprimento à Lei de autoria do vereador Davi Manuel de Jesus Silva (PMDB), que inclui no calendário oficial de Resende a “Semana Municipal de Prevenção de acidentes domésticos de Idosos”, a Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, vai promover aulas especiais em todos os polos, durante a Semana do Idoso. A programação se estende durante todo este mês. No cronograma de atividades, neste sábado serão realizados exames de vista para os idosos, através do Programa Novo Olhar, em parceria com a Fundação Leão XXIII, das 10 às 14 horas, no Parque do Tobogã, bairro Vila Julieta. Além de exames, os interessados poderão tirar no local a 2ª via de documento de identidade, certidões de nascimento, casamento e de óbito. Para próximo dia 22, a atração será um grande encontro da Terceira Idade, das 7 horas às 9h30min, no Parque das Águas, onde também vai ocorrer a Virada Esportiva de Resende.
COMEMORAÇÃO NO CENTRO CULTURAL
No dia 1º deste mês foi comemorado o Dia Internacional das Pessoas da Terceira Idade e para marcar a data, a Prefeitura de Rio Claro promoveu um evento no Centro Cultural de Lídice. Na ocasião, os idosos puderam expor seus trabalhos de artesanato. O encontro foi promovido pela prefeitura, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
OUVIDORIA COM DEMANDAS RESOLVIDAS
A Prefeitura de Itatiaia, por meio do setor de Ouvidoria da Saúde/SUS, realizou um balanço das manifestações registradas entre janeiro e setembro de 2017. As ouvidorias do SUS são unidades de importância estratégica para a gestão do Serviço Único de Saúde e possibilitam o diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão, contribuindo para a participação do cidadão na avaliação e na fiscalização da qualidade dos serviços de saúde. Segundo o levantamento, foram registradas 71 manifestações, entre elas pedido de informações, comunicado de irregularidades, reclamações, denúncias, sugestões, críticas e elogios. Os contatos com o setor foram realizados presencialmente, por telefone e email. Desse total, há três elogios e 81,69% das demandas foram resolvidas. De acordo com o Ouvidor da Saúde/SUS, Isael de Andrade Teixeira, o setor recebeu no mesmo período 27 demandas oriundas de outras ouvidorias como Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado, Ouvidoria da Vigilância Sanitária, entre outras.
CANAL DE COMUNICAÇÃO
O ouvidor Isael de Andrade Teixeira também destacou o papel da ouvidoria. “É importante ressaltar que a ouvidoria é um canal de comunicação permanente com a população e estamos atentos a todas as manifestações para que possamos dar um retorno o quanto antes aos moradores. Além da demanda do município, nós recebemos as manifestações nossas que chegam para outros órgãos e para o ano que vem estamos planejando a ouvidoria itinerante, assim estaremos mais próximos dos bairros distantes”, explicou Teixeira. O contato com a Ouvidoria da Saúde pode ser feito pelo e-mail [email protected], pelos telefones (24) 3352-5671 e (24) 3352-1663 ou pessoalmente na Avenida dos Expedicionários, 389, Centro.
VOLTA CICLÍSTICA
A Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, em Volta Redonda, promove neste sábado, dia 7, a partir das 8 horas, uma Volta Ciclística que tem como objetivo estreitar os laços entre a comunidade e a escola, além de incentivar a realização de hábitos saudáveis, estimulando as atividades físicas. Aberto a população, os participantes percorrerão por 11 quilômetros de bicicleta, saindo da unidade escolar, no bairro Santa Rita do Zarur, até o Parque Municipal da Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz, onde será feita uma atividade de conscientização ambiental. As inscrições serão feitas no dia do evento. A turma que tiver maior participação de alunos e familiares será pontuada no interclasse da escola.
DIA D DE VACINAÇÃO
A Prefeitura de Pinheiral, através da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, o dia “D” da campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos. Todos os postos de Saúde da Família (PSFs) – com exceção da área rural-, estarão abertos, de 8 às 17 horas, para imunizar os animais. O coordenador de Vigilância em Saúde, Rangel Medeiros, destacou a importância da campanha. “Fazemos a campanha de controle de zoonose também com intuito de preservar a vida humana, uma vez que a raiva pode ser transmitida para o homem e ser letal”, alertou Rangel, lembrando que o mês passado a equipe da vigilância fez a campanha de vacinação nas casas localizadas em áreas mais distante do município.
REINAUGURAÇÃO
Na noite de hoje, a Prefeitura de Barra Mansa reinaugura a Praça Eva Pereira de Lima, localizada na Rua Orlando Brandão, no bairro Ano Bom, como parte das comemorações dos 185 anos do município. O evento será realizado a partir das 19 horas. A praça passou por um processo geral de revitalização. Novos bancos e pisos foram implantados, além de iluminação renovada e plantas de árvores para arborizar o local. Haverá espaço também para as crianças brincarem com a construção de um playground na praça. A revitalização durou cerca de duas semanas e foi realizada pela Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp).
OUTRA PRAÇA
Já no sábado, a Praça do Largo Nossa Senhora da Glória, Centro, próximo a Rodoviária de Barra Mansa será inaugurada a partir das 9h30min. De acordo com a Susesp, responsável pela construção da praça, o local foi feito com recursos próprios e 80% do material utilizado foi reciclado ou reaproveitado. Mesas, bancos, parte de jardinagem, tomadas de energia e um pequeno chafariz são detalhes da praça, construída em cerca de três meses por profissionais da Susesp.