Notas & Notas – 23 de maio de 2024

0

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM RESENDE

Foto: Redes Sociais


A Prefeitura de Resende realizou mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE). Desta vez, os estudantes da Escola Municipal São Vicente Ferrer receberam os alunos da Escola Municipal João Rodrigues. A ação, comandada pela Equipe PSE, contou com diversas atividades, dentre elas: orientações em higiene corporal para os alunos da educação infantil (três a cinco anos); promoção de uma alimentação saudável para alunos do 1º ao 5º ano com parceria de alunos e docente do curso de enfermagem Associação Educacional Dom Bosco (AEDB); prevenção ao mosquito do Aedes aegypti e aos animais peçonhentos para alunos do 3º ao 5º ano com a parceria da equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Resende (CCZ).

CURSO REGIONAL EM PARCERIA COM O INEA

O Horto Municipal de Porto Real recebeu nesta quarta-feira, dia 22, o Curso de Formação Básica em Elaboração de Projetos, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, (Inea) por meio da Equipe de Educação Ambiental. Durante o evento estiveram representantes do município de Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Volta Redonda, Resende, Quatis e São Gonçalo. O secretário de Meio Ambiente, Mauro Ettore, analisa que a busca pelo conhecimento, além de contribuir para a preservação do ecossistema municipal, também agrega na formação pessoal de cada servidor. “Quero agradecer ao Inea por escolher o nosso município e acreditar em nossa equipe. Sabemos que a defesa do Meio Ambiente exige esforço e através dessa capacitação estaremos melhor preparados para esses desafios”, disse Ettore.

SECRETARIA DE SAÚDE FICARÁ EM EXPEDIENTE INTERNO

Nesta quinta-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Saúde de Quatis, localizada no Centro Administrativo 25 de Novembro, funcionará somente em expediente interno. A medida começa a partir das 13 horas e segue até às 17 horas. Segundo a Prefeitura de Quatis não haverá atendimento ao público neste período. O motivo é devido a uma estruturação e capacitação, que serão realizadas com os servidores para melhorar o fluxo de trabalho e organização na repartição municipal.

RETA FINAL DAS OBRAS DO CRAS PONTE ALTA

Foto: Cris Oliveira/PMVR


Os últimos três anos estão sendo marcados pela reconstrução de Volta Redonda. Um dos setores mais afetados foi o da assistência social, que entre outras mazelas estava com várias unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) fechadas ou em condições precárias. Desde então, a prefeitura tem investido na reabertura, reforma e construção de novas unidades. Uma delas é o futuro Cras do bairro Ponte Alta, que está com suas obras praticamente concluídas.

O QUE ESPERAR

A estrutura do Cras Ponte Alta terá capacidade de referenciamento para cerca de 2,5 mil famílias, contando com recepção; sala de atendimento; sala administrativa; uma sala de Telecentro; duas salas de uso coletivo para atividades múltiplas e de inclusão produtiva; auditório; sala para coordenação; e banheiros, incluindo equipamentos de acessibilidade. O local vai oferecer diversos serviços, projetos e programas, entre eles o Serviço de Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

OBRA DO HOSPITAL DA CRIANÇA AVANÇADA

Foto: Cris Oliveira/PMVR


As equipes que trabalham na construção do Hospital da Criança de Volta Redonda, no bairro Retiro, iniciaram a fase da obra que envolve a adaptação de parte do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful para abrigar leitos de pediatria. Com 75% dos serviços já executados, algumas frentes de trabalho já foram concluídas e outras avançaram, segundo a empreiteira responsável por tocar a obra.

MONTAGEM DA ESTRUTURA METÁLICA

Em paralelo ao trabalho no interior do Munir Rafful, outra frente segue atuando na montagem da estrutura metálica na parte frontal do Hospital da Criança. Ao todo, o prédio terá cinco pavimentos, com 6.100 m² de área construída, recepção própria, consultórios de atendimento, consultório de atendimento e de classificação de risco, sala de medicação, de emergência vermelha e de nebulização. Ao ser concluída, a unidade passará a funcionar de forma independente, ganhando áreas de repouso e de internação.

CONSTRUÇÃO DA UNIDADE

O Hospital da Criança está sendo erguido em terreno ao lado do Hospital do Retiro. A construção da unidade, iniciada em 2016 e paralisada nos últimos anos, foi retomada pela atual gestão municipal. Trata-se de um investimento realizado graças a quase R$ 6 milhões de emenda parlamentar do então deputado federal Delegado Antônio Furtado, que se juntam aos R$ 9,4 milhões do governo estadual, por meio do projeto “Somando Forças”, da Secretaria de Estado das Cidades.

Deixe um Comentário