Notas e Notas

0

PREVENÇÃO ÀS DROGAS 

A Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod), realizou na manhã de ontem uma conscientização sobre a prevenção de drogas e dependência química com idosos do grupo ‘Capoeiridade’. O evento teve o apoio da Secretaria de Saúde, por meio do Centro do Idoso. A palestra foi ministrada na Praça da Matriz enquanto os idosos iniciavam o jogo de Capoeira. Segundo o coordenador do Compod, Cesar Thomé, o treinamento faz parte do projeto “Para que todos saibam”; cujo objetivo é levar para diferentes grupos a importância da prevenção às drogas. “A sociedade é dividida em diversas tribos, como idosos, jovens, adultos, mulheres, LGBTs, estudantes. Por isso é importante que se fale com cada grupo sobre quais os tratamentos contra a dependência e os equipamentos municipais de prevenção”.

TRANSPORTE ESCOLAR A PARTIR DE HOJE 

Cerca de 11 alunos da rede municipal de ensino, moradores do bairro Parque Maíra, em Pineheiral, que eram transportados pelo ônibus escolar municipal, terão os serviços restabelecidos com acesso dentro do bairro com veículo coordenado pela Secretaria Municipal de Educação a partir de hoje. De acordo com informação da Secretaria de Educação, a mudança no sistema de transporte, ocorreu após a inauguração da Creche Municipal Professor Hugo Leal – quando 11 alunos também utilizavam o transporte escolar que entrava no bairro, para atender as crianças que precisavam ser conduzidas para as creches de outros bairros -, já que o bairro Parque Maíra ainda não tinha creche. Com a inauguração da creche, o transporte passou a ser oferecido com ponto de partida próximo à via de acesso ao bairro, na Avenida Nilton Penna Botelho.

MEDIDA 

A Secretaria informou que a medida segue o que é preconizado em Lei, já que o transporte escolar é estabelecido para alunos da rede municipal que não tem escola no bairro. O bairro Parque Maíra possui a Escola Municipal Rosa Conceição Guedes e, conta agora, com uma creche para atender as crianças da localidade. Contudo, tendo em vista, a situação dos alunos, que foi colocado em questão no bairro Parque Maíra, a Secretaria estará viabilizando um veículo para atender os alunos que frequentam escolas municipais de outras localidades. Outra medida que está sendo viabilizada pela Secretaria de Educação para atender os alunos da rede – que não possuem escola no bairro -, é a implantação do passe escolar, que será cedido pela Secretaria Municipal de Educação, visando ainda à economia dos cofres públicos, conforme recomendação da Câmara Municipal.

SIMULADO

Os servidores que trabalham no Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, irão participar, hoje, de uma “Operação Simulada de Incêndio”. A ação, que será realizada às 10 horas, vai envolver apenas os servidores que trabalham no prédio da prefeitura. O exercício terá como objetivo testar os recursos de segurança contra incêndio e pânico, além de avaliar os pontos críticos. Haverá simulação para socorro de vítimas.

DIA DO PADROEIRO

Começou a tramitar nesta segunda-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Volta Redonda, o Projeto de Lei que visa criar o feriado municipal de Dia de Santo Antônio. A Mensagem 009/2018 foi enviada ao Legislativo pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos). Se o PL for aprovado, o feriado do Santo acontecerá no dia 13 de junho. O prefeito justificou que o projeto visa valorizar o Dia do Padroeiro do município, lembrando que, Volta Redonda é uma das poucas cidades do Brasil onde o dia do padroeiro não é feriado. O projeto, de acordo com Samuca, visa justamente valorizar essa data, já que a cidade vai ganhar mais um feriado municipal. Ressaltou ainda que, já se reuniu com a comunidade católica para tratar sobre tema.

MAIS ANTIGA 

A Paróquia de Santo Antônio é uma das mais antigas de Volta Redonda, construída em 1870, antes mesmo da emancipação do município. A atual Igreja de Santo Antônio, no bairro Niterói, foi inaugurada em 1956. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos) explicou que o Projeto de Lei, enviado por ele à Câmara de Vereadores, insere no calendário municipal o feriado do Dia de Santo Antônio. Lembrou que, Dia de Finados, 2 de novembro, é feriado nacional e, por isso, não precisa estar no calendário oficial do município. \O prefeito prometeu que estará corrigindo um erro histórico e acrescentando um feriado ao município. Lembrou que não há trocas ou perdas.

OBRAS DE PINTURA NA SERRA

A CCR NovaDutra realizará obras de manutenção de sinalização e pintura de faixas na pista de descida da Serra das Araras (sentido Rio de Janeiro), do Km 227 ao Km 219, entre os municípios de Piraí e Paracambi. Os serviços acontecem nas noites e madrugadas de hoje, amanhã e sexta-feira. A previsão é que os serviços iniciem às 23 horas e terminem às 4h30min, e podem ser adiados ou interrompidos em caso de chuva. Durante os trabalhos, a pista de descida no sentido Rio de Janeiro será interditada e o tráfego será desviado para a pista de subida da Serra das Araras, que vai operar em mão dupla. A Concessionária alerta que, em função dos serviços, o tráfego pode ficar lento no trecho no período de desvio. É importante que o motorista tenha atenção e respeite a sinalização e o limite de velocidade de 40 km/h na passagem pela mão dupla, onde a ultrapassagem é proibida.

CONDIÇÕES DE TRÁFEGO 

Para saber das condições de tráfego, os motoristas podem ligar para o Disque CCR NovaDutra, que atende 24 horas por dia pelo telefone 0800-0173536. Os motoristas também podem obter informações sobre as condições de tráfego na via Dutra sintonizando a CCRFM 107,5 NovaDutra.

CACHAÇAS DA REGIÃO SÃO PREMIADAS

As Cachaças do Rio, apoiadas pelo Sebrae/RJ, mais uma vez brilharam no Concurso Mundial de Bruxelas, durante a Prova Nacional de Destilados, realizada em Recife. Foram cinco medalhas de Duplo Ouro: Cachaça Coqueiro – Ouro (Paraty), Cachaça da Quinta – Carvalho (Carmo), Cachaça Fazenda Soledade – Bálsamo (Nova Friburgo), Cachaça Reserva do Nosco (Resende) e Cachaça Werneck – Premium Ouro (Rio das Flores).  Ao todo, as cachaças fluminenses, receberam 13 medalhas: três de Prata (Paratiana, Soledade Ipê, Tapinuã dos Reis) e cinco de Ouro (Da Quinta – Amburana e Werneck – Safira Régia; Tapinuã dos Reis; Santa Rosa Essence e Santa Rosa Exclusive). As medalhas Duplo Ouro, recebidas pelas Cachaças do Rio, representam 21,7% entre todas as marcas brasileiras premiadas nessa categoria.  A Edição Brasil do Concurso Mundial de Bruxelas 2018 teve recorde de cachaças inscritas e foi realizado de 3 a 5 de abril. A premiação é dividida em medalhas de prata, ouro e duplo ouro.

PROCESSO SELETIVO PARA GEÓLOGO

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Administração, abriu um processo seletivo simplificado para contratação temporária de Geólogo. Com inscrições abertas até o próximo dia 20, a ação visa atender a demanda do Gabinete de Crise formado no dia 05 de março devido às fortes chuvas que atingiram a região. “No momento, o Geólogo é um profissional fundamental para darmos prosseguimento nas ações do gabinete de crise tendo em vista que teremos que elaborar análises e laudos das áreas afetadas pela chuva”, disse o vice-prefeito e presidente do Gabinete de Gestão de Crise, Sebastião Mantovani, o Jabá (PDT). A função exige habilitação legal para o exercício da profissão (nível superior completo em Geologia) e inscrição no conselho da classe correspondente.

Interessados 

Os interessados devem se inscrever das 9 horas ao meio-dia; e das 14 às 17horas, na sede da Secretaria de Administração, no Paço Municipal – Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro. A seleção dos candidatos será feita em duas fases de caráter eliminatório e classificatório: prova de títulos e entrevista e o resultado será divulgado pelo site da Prefeitura (www.itatiaia.rj.gov.br), afixado no quadro de avisos das Secretarias Municipais e publicado no meio de comunicação oficial do município. A contratação se dará por prazo determinado de 60 dias, a contar da data de publicação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período. O edital encontra-se disponível no link: https://itatiaia.rj.gov.br/editais/1270/contratacao-temporaria-de-excepcional-interesse-publico.

FINAL DO TORNEIO SUB-17 DE FUTSAL

Após duas semifinais equilibradas, na semana passada, na quadra do Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori, as equipes da Esperança e Vila Esperança se classificaram para a final do Torneio de Futsal Sub-17. A primeira finalista classificou-se ao vencer a Vila Pinheiro por 5 a 4. O adversário na final derrotou os Brincantes por 5 a 3, e também decretou sua passagem para a decisão.Além do campeão e do vice, serão premiados o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição. A partida acontece nesta quinta-feira, a partir das 20h30min, no Ginásio do Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori – Rua Roberto Cotrim, s/nº, Campo Alegre. O torneio é uma realização da Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

 

UM FATO NA FOTO

Aula prática

Nada melhor do que por a teoria em prática. Com essa intenção, alunos da Escola Municipal Paulo VI, do bairro Açude I, em Volta Redonda, realizaram na tarde desta terça-feira, dia 16, uma aula diferente. Os quase 60 estudantes do terceiro ano da escola estiveram na Rua Pedro Elias de Moura, mais conhecida como “Rua da Caixa D’Água” para aprender um pouco mais sobre Geografia. Atualmente os alunos estão estudando relevo e hidrografias, que estão presentes na paisagem da comunidade. “Eu vi o que é vegetação, relevo, montanha, planície e um monte de coisa que a professora falou na sala. Aprendi que nossa escola fica dentro de um vale, sei também o que é natural e o que foi modificado pelo homem. Achei super legal a visita”, disse a pequena Jhennifer, de 9 anos. Que isso inspire outras unidades de ensino! Bom aprendizado!