Notas & Notas – 22 de outubro de 2021

0

ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO UNIFOA

Evento aconteceu no campus Olezio Galotti, em Três Poços – Foto: Divulgação/UniFOA


O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou na última terça-feira, dia 19, a abertura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (Pibic-EM) de 2021-2022, no campus Olezio Galotti, em Três Poços. O Pibic-EM é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e distribui bolsas de Iniciação Científica para estudantes do ensino médio da rede pública com o propósito de identificar e formar estudantes com vocação para pesquisa científica.

EDITAL ABERTO

Para os docentes selecionados como orientadores, o UniFOA concede as bolsas de pesquisa. O edital é aberto anualmente no site da instituição, que é única da região Sul Fluminense a conceder as bolsas do CNPq. Entre os colégios participantes dos projetos de 2021-2022 estão o Ciep 291 Dom Martinho Schlude, Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite e o Colégio Estadual Rio Grande do Norte.

OS CONTEMPLADOS

Cinco estudantes e quatro docentes foram contemplados com a bolsa, sendo os estudantes: Ana Luiza Cardoso, Bruna Machado de Lima, Maria Clara de Oliveira, Maria Eduarda de Souza e Raniel da Silva. Os orientadores selecionados foram: Ana Carolina Dornelas, Bruno Gambarato, Janaína de Oliveira e Sandro Corrêa.

TANQUEIROS BLOQUEIAM SAÍDA DE DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS

O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro (Sindcomb) informou nesta quinta-feira, dia 21, que acompanha o movimento de tanqueiros nas bases de abastecimento de Campos Elíseos, na Baixada Fluminense. Os tanqueiros fazem manifestação contra o preço dos combustíveis e do frete. Bases de Campos Elíseos foram fechadas para evitar tumultos.

POLÍCIA ACOMPANHOU

O Sindcom informou que caminhões-tanque estavam conseguindo entrar nas bases de distribuição, escoltados pela Polícia Militar, para fazer, exclusivamente, o carregamento das empresas de ônibus da cidade. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou “que policiais militares do 15º BPM (Duque de Caxias) acompanham uma manifestação em Campos Elíseos”.

CAMPEONATO ESTADUAL FEMININO DE FUTEBOL SUB-18

A equipe feminina do Barra Mansa Sub-18 está a menos de um mês da estreia no Campeonato Carioca da categoria. As jogadoras barra-mansenses que estão sendo treinadas pela técnica Edimara enfrentarão a equipe do LGD/Karanba no dia 17 de novembro, às 15 horas, em partida fora de casa.

Em entrevista a um canal no YouTube e uma rádio, Edimara falou sobre as suas expectativas para essa competição. “Nós estaremos representando com muito orgulho o Barra Mansa Futebol Clube nesse carioca Sub-18. E as nossas expectativas são as melhores possíveis. Nós temos um projeto consolidado e com meninas com muito talento que, embora tenham pouco tempo de treinamento no campo, tenho certeza que podem se destacar e que podemos fazer um grande carioca”, destacou a treinadora.

OS CONFRONTOS DO BARRA MANSA

17 de novembro: LGD/Karanba x Barra Mansa;
24 de novembro: Vasco da Gama x Barra Mansa;
1º de dezembro: Barra Mansa x America.

ARRANJO PRODUTIVO DO CAFÉ DO VALE DO CAFÉ

Na última quarta-feira, dia 20, a cidade de Pinheiral sediou a 4ª reunião técnica do Arranjo Produtivo (APL) do Café do Vale do Café, projeto que tem o objetivo de fortalecer a produção de café, o valorizando como um importante produto turístico para nossa região. Após ser lançado em Vassouras, o projeto que passou pelas cidades de Valença, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes vem ganhando cada vez mais força e reconhecimento.

AUTORIDADES PRESENTES

O evento contou com a presença do prefeito, Ednardo Barbosa, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, do assessor, Daniel da Santa Cruz Freitas, representando o Estado do Rio de Janeiro através da Subsecretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, a Analista do Sebrae, Leda Barreto, do professor e Diretor Geral do IFRJ Campus Pinheiral, Marcos Fábio e dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo, Aline Gouvêa e de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira.

CAPACITAÇÃO PARA O ORDENAMENTO DO TRÂNSITO

A Secretaria Executiva de Segurança Pública da Prefeitura de Angra, por meio da Superintendência de Segurança, Transporte e Trânsito, realizou na tarde de ontem, uma palestra no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, voltada para agentes de trânsito e demais agentes públicos que atuam no setor. O objetivo foi investir no treinamento, atualização e capacitação dos profissionais para uma melhor execução da legislação de trânsito.

PARTICIPANTES

Cerca de 40 agentes participaram, incluindo profissionais de Angra e de Paraty. Foram abordados temas e procedimentos como processos administrativos, lavratura de auto de infração, educação e segurança para a cidadania no trânsito e interação dos atores do trânsito. Para esta iniciativa, a Prefeitura de Angra contou com a parceria do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RJ).

CHAMADA ESCOLAR 2022

Terá início na segunda-feira, dia 25, a “Chamada Escolar” para o primeiro semestre de 2022. As vagas são destinadas para a educação infantil, pré-escola e ensino fundamental e a inscrição deve ser feita nas unidades escolares até o dia 12 de novembro. Os responsáveis devem procurar a escola mais próxima de sua residência, sempre de segunda a sexta-feira. A inscrição pode ser feita pelo pai ou responsável legal pelo aluno, que deve ser morador de Itatiaia e os documentos necessários são certidão de nascimento e comprovante de residência.

GALERIA DE ARTE CLÉCIO PENEDO

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, inaugura nesta sexta-feira, dia 22, às 18 horas, a Galeria de Arte Clécio Penedo, no Palácio Barão de Guapy, no Centro. A primeira mostra exibida no espaço reúne uma coletânea de obras do artista que dá nome a galeria, produzidas entre a década de 1970 até a sua morte, em 2004. A visitação pública pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A partir de novembro, de segunda-feira a sábado, também de 8 às 17 horas e aos domingos, de 9 às 15 horas.

INICIADA PRÉ-VENDA DE INGRESSOS PARA O FILME ‘ETERNOS’

Nesta quinta-feira, dia 21, teve início a pré-venda de ingressos para o filme “Eternos” produzido pelo Marvel Studios que terá sua estreia nas telas no próximo dia 4 de novembro no Cine Araujo Multiplex Park Sul, que está localizado na Rodovia dos Metalúrgicos, 1.189, no bairro São Geraldo, na cidade do Aço.

OS VALORES

Após seu lançamento ser adiado por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), o longa chega ao Cine Araújo em pré-estreia no dia 3 de novembro com os preços de ingressos promocionais, onde todos pagam meia. A promoção continua na estreia que será no dia 4 de novembro.

De segunda a sexta-feira, os ingressos para todos, em todas as salas, incluindo a sala VIP, estão sendo vendido a R$ 10. Os bilhetes para sábado e domingo, estão no valor de R$ 12. Para garantir o seu ingresso com o desconto especial clique aqui.

ÔNIBUS LILÁS CHEGA A PINHEIRAL

Por solicitação do deputado estadual Marcelo Cabeleireiro em conjunto com o vereador Léo Barros, o Ônibus Lilás estará em Pinheiral nesta sexta-feira, dia 22, das 10 às 15 horas. O veículo ficará estacionado na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, prestando atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres vítimas de violência. A ação é promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O Ônibus Lilás é equipado com salas fechadas para garantir a privacidade das mulheres atendidas. A equipe multidisciplinar é composta por psicólogo, assistente social e advogado. Durante a ação ainda é feita uma palestra sobre o tema na área externa com capacidade para 20 pessoas.  “Esse é mais um projeto do Estado que estamos levando aos municípios do Médio Paraíba. Algumas cidades como Barra Mansa, Porto Real, Paraty e Mendes já foram beneficiadas e outras receberão em breve”, reforçou Marcelo Cabeleireiro.

DOAÇÃO DE PERUCAS E LENÇOS AO GAPC

O Grupo ICC, que administra o Hospital Santa Cecília, em Volta Redonda, além do Plano de Saúde LIV, fez a entrega nesta quarta-feira, dia 20, de 50 perucas e 30 lenços para serem usados por pacientes assistidos pelo Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC). A entrega aconteceu no gabinete do Prefeito Antonio Francisco Neto, que elogiou a iniciativa do Grupo ICC em buscar parcerias com instituições da cidade.

Um Fato na Foto

Projeto natação inclusiva em quatis

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Quatis firmou parceria com o Studio Golfinhos para promover o Projeto Natação Inclusiva que é uma idealização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e comandado pela Secretaria Municipal de Educação, vai atender os alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino e também na Apae, visando o aprimoramento esportivo para este público. O projeto tem como esporte a natação, para promover a prática de exercícios aquáticos, que estimulam o desenvolvimento do aluno e a prática de atividades físicas.

Durante a primeira aula do projeto, que aconteceu na tarde de ontem, o prefeito Aluísio d’Elias falou de sua importância. “É um projeto de grande importância para o município, estimulando o desenvolvimento motor e psicológico de nossas crianças através da natação” – afirma o prefeito Aluísio, que também é professor de Educação Física. Ainda segundo Aluísio, o projeto está iniciando a princípio com 30 alunos, mas a tendência é atender, pelo menos, 100 alunos dentro do município de Quatis.