Notas & Notas

0

SAAE-BM VAI REVITALIZAR UNIDADES ELEVATÓRIAS 

O diretor executivo do Saae – BM, Fanuel Fernando, assinou na manhã de ontem, a ordem de serviço para a realização das obras de reforma e manutenção das instalações físicas das unidades elevatórias da autarquia no bairro de Fátima, Ano Bom, Vila Brígida e dos poços artesianos do distrito de Rialto e do Moinho de Vento. Os serviços de revitalização das unidades serão realizados pela empresa Contatto Engenharia e Construção Eireli EPP no prazo de 90 dias e estão orçados em R$ 111.288,64. A informação foi divulgada em evento realizado na Praça das Nações Unidas, no Ano Bom, e contou a presença do secretário de Governo, Vinícius Ramos; do presidente da Câmara Legislativa, Marcelo Borges, o Marcelo Cabeleireiro; dos vereadores Zélio Show; Paulo Afonso Sales Moreira, o Paulo Chuchu; Gustavo Gomes, Gilson de Assis Lopes, o Gilson Poxa Vida, além das arquitetas do Saae Izabella Iacilho e da Contatto Engenharia Bruna Fagundes.

PACOTE DE SERVIÇOS E CALL CENTER 

No pacote dos serviços está inserida a substituição do muro da elevatória do Ano Bom, que apresenta rachaduras, por gradeamento, a troca de vidros quebrados das janelas, entre outros itens que colocam em risco a segurança dos funcionários.  Ainda neste primeiro semestre do ano, o Saae vai implantar o serviço de call center (Central de Atendimento Telefônico) visando melhorar a comunicação entre a população e a autarquia. “call center  vai funcionar entre 6 horas e meia noite, possibilitando agilidade nos serviços, inclusive durante a madrugada”, avaliou Fanuel.

AÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DE POSTURAS

Na noite de quinta-feira, dia 26, foi montada a Ação da Fiscalização de Posturas, por meio da Secretaria de Ordem Pública, com a participação da Polícia Militar e da Guarda Municipal nos bairros Boa Vista II, São Luís e Ano Bom, em Barra Mansa. Segundo o comandante da 2° Cia do 28° Batalhão da Polícia Militar, tenente Alcimar Videira, o objetivo da operação foi fiscalizar bares dos bairros citados após expressivas denúncias sobre o transtorno causado, entre eles clientes e calçadas e excesso de barulho durante altas horas na madrugada; principalmente, sobre a venda de produtos ilícitos ao seu redor. Além disso, foi descoberto que alguns estavam funcionando sem nenhum tipo de documentação. Não foi informado o número de bares fechados, mas os proprietários foram notificados e deverão regularizar os documentos dos estabelecimentos para que os mesmos voltem a funcionar, inclusive, depois, respeitando os moradores que são vizinhos de seus bares.

 

ALGUÉM ACABA DE MORRER, LÁ FORA 

A Cia ChãoDeEstrelas apresenta hoje, às 20 horas, no Teatro Municipal (Rua Theophilo Massad, no Centro de Angra dos Reis) o espetáculo ‘Alguém acaba de morrer, lá fora’. A peça, que tem o texto do grande dramaturgo Jô Bilac, tem a direção de Richard Marx e conta com elenco dos ex alunos da oficina oferecida pelo grupo, Renan Costa, Erick William, Laís Vicente e Juliana Vicente. Os quatro artistas viviam a história de um encontro a escuras, onde cada personagem está a espera do seu encontro com uma pessoa aparentemente desconhecida. Até que um estrondo de carro do lado de fora muda a atmosfera do local. Ingresso a R$ 10 reais no dia ou com o elenco da peça.

NOVAS VIATURAS 

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) recebeu na madrugada de ontem dez caminhonetes Duster Oroch, da Renault. Pela manhã, as novas viaturas foram levados para a garagem da Prefeitura, no bairro Aero Clube, chamando a atenção das pessoas que passavam pelas ruas dos bairros Aterrado, onde os veículos estavam,  e Aero. Os veículos, que devem entrar em circulação na próxima semana foram exposto por um tempo na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho. As novas viaturas para a corporação é uma promessa feita pelo prefeito Samuca Silva (Podemos) aos agentes.

FINAL DE SEMANA DE MOVIMENTAÇÕES

O final de semana em Volta Redonda será de muitas movimentações. Uma delas acontece hoje, a partir das 10 horas. Trata-se da celebração de um ano da Ocupação D. Waldyr Calheiros, no bairro Belmonte. Haverá almoço, debates, brincadeiras e outras atividades. Na segunda-feira, 30, o Movimento pela Ética na Política (MEP) se reúne para a divulgação da Sondagem Popular sobre Política e Eleições. Na terça-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, os trabalhadores irão ás ruas. À tarde, haverá ato de luta na Praça Juarez Antunes, no bairro Vila Santa Cecília.

SERVIÇOS ESSENCIAIS NO FERIADO PROLONGADO

O atendimento ao público nas repartições públicas municipais da Prefeitura de Resende só voltará ao normal na próxima quarta-feira, dia 2, após o feriado do Dia do Trabalho, celebrado na terça-feira, dia 1º. O expediente foi encerrado, na sexta-feira. Na segunda-feira, dia 30, será ponto facultativo na prefeitura. Os serviços considerados essenciais, no entanto, como recolhimento de lixo, Defesa Civil e atendimento de emergências em saúde, entre outros, funcionarão normalmente, ou em regime de plantão, durante todo o feriado prolongado para atender à população.

PRORROGAÇÃO DO PAGAMENTO IPTU DE ITATIAIA

O vereador José Adelson Rodrigues de Oliveira, o Toroca (PSB) solicitou ao Poder Executivo, na sessão ordinária de quinta-feira, a prorrogação do pagamento do IPTU de Itatiaia, cuja cota única vence no próximo dia 30. Toroca disse que a indicação visa oferecer aos munícipes um prazo mais extenso para pagarem o IPTU. “Muitos munícipes receberam o carnê essa semana e alguns nem receberam ainda. Itatiaia não tem Correio o que dificulta ainda mais a entrega dos carnês e nem todos tem condições de acessar e imprimir via Internet. A maioria das empresas pagam seus funcionários até o 5º dia útil do mês. Os aposentados também estão na mesma situação”, defendeu o vereador, acrescentando que essa reivindicação vai oferecer o desconto aos munícipes que preferem pagar o imposto em cota única é que essa prorrogação se faz necessária.

DIA DA FAMÍLIA

O Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, do bairro Santa Rita do Zarur, realizou na quinta-feira, dia 26, o ‘Dia da Família’. O evento aconteceu na quadra ao lado da Escola Municipal Prof. Waldyr Bedê. Mais de 600 pessoas participaram da atividade, que teve como objetivo a interação das famílias com os alunos e a escola. O Centro Municipal atende cerca de 350 crianças e o evento faz parte do projeto pedagógico da unidade escolar. A ação contou também com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), da Secretaria de Ação Comunitária (Smac), do Saae e da Secretaria de Meio Ambiente, que distribuiu cerca de 70 mudas de plantas para os participantes.

OBRA SAI DEPOIS DE 12 ANOS

Os moradores do bairro Cruzeiro, na Rua Manoel Torres, em Pinheiral, serão definitivamente atendidos na realização de uma obra que era aguarda há 12 anos. A rua que é a principal via de acesso para moradores, um dos mais populosos da cidade, está recebendo obras de construção de nova rede de esgoto. Com a obra, a Prefeitura de Pinheiral vai resolver um dos principais problemas que ocorriam com o grande fluxo de água, em dias de chuva, que afetava inclusive a estrutura de residências próxima ao local.  Na manhã de ontem o prefeito Ednardo Barbosa fez questão de acompanhar o andamento das obras. “Estamos aqui trabalhando na Rua Manoel Torres, realizando um pedido antigo da população. Estamos realizando mais uma grande obra em nossa gestão, apesar de todas as dificuldades, continuamos trabalhando”, disse Ednardo.

AGRADECENDO 

O A VOZ DA CIDADE já fez uma matéria a respeito do problema causado por conta das chuvas nessa rua. Uma das afetadas era a moradora, Judith Mara, que tem sua casa ao lado do buraco que se formava com o antigo problema. Ela agradeceu ao prefeito pela realização da obra. “Agradeço primeiramente a Deus, ao prefeito Ednardo Barbosa e ao secretário de obras, Pedro Paulo Santana. Acabou o meu tormento, meu muito obrigado”, disse Judith.

PREFEITO VISITA PROGRAMA

O Programa Saúde na Escola, que em Porto Real é o resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Saúde e a de Educação, Cultura e Turismo; encerrou ontem as atividades do mês de abril com diversas atividades para os alunos do CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes, promovendo saúde e educação junto a 630 alunos dos turnos matutino e vespertino. Somente no mês de abril, dez das 11 unidades educacionais já foram beneficiadas com diversas ações.  O Programa Saúde na Escola assiste a um total de 3.631 alunos municipais e 519 estaduais. O prefeito Ailton Marques foi conferir as atividades do programa juntamente com os secretários municipais Luiz Fernando Curty Jardim (Saúde) e Robson Paulino da Silva (Educação, Cultura e Turismo) e também com a subsecretária de Saúde (Suzanne Balieiro).

UM FATO NA FOTO

Dividindo o espaço

É comum, todos os dias a descarga de mercadorias em um supermercado localizado no Centro de Barra Mansa. Na imagem abaixo, captada pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, é possível ver que a mercadoria que está sendo descarregada do caminhão está ocupando quase a metade da calçada que é destinada, exclusivamente – ou pelo menos teria que ser -, aos pedestres.