Notas & Notas – 16 de julho de 2019

0

NOVA ATRAÇÃO

O Shopping Park Sul apresenta o CINE D+. Com mais de 30 opções de filmes inéditos e em alta definição, a iniciativa é um cinema 5D, que faz a pessoa ‘entrar no filme’, a atração ficará até o fim do ano próximo da Praça de Eventos e promete diversão para todas as idades.

PRIMEIRO TREINAMENTO DE CAPACITAÇÃO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, nesta segunda-feira,15, o primeiro treinamento de capacitação de colaboradores, de diferentes áreas da Corte, para suporte na análise das prestações de contas eleitorais e partidárias apresentadas até 2018 e ainda pendentes de julgamento. Nesta primeira etapa, 40 pessoas receberam treinamento.

CURSO DE EVA, CROCHÊ E FELTRO

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo realizará gratuitamente uma Oficina de EVA, Crochê e Feltro. Para inscrição, os interessados deverão comparecer na Estação da Cultura, na Praça Brasil, nos horários de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas. Para matrícula é necessário comparecer ao local portando cópia do RG, cópia do CPF, cópia do Comprovante de Residência e uma foto 3×4.  O prazo para as inscrições é até dia 30 de julho.

ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA EM RESENDE

A Estácio Resende presta assistência jurídica gratuita à população da região por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade. O atendimento é ofertado a pessoas com renda mensal de até três salários mínimos. A equipe do NPJ conta com três advogados e 196 estagiários do curso de Direito da Estácio Resende, que atendem a causas Trabalhistas, Cíveis, Federais e de Família, esta última a responsável pela maioria dos processos com temáticas como divórcio e alimentos. O NPJ fica no 1º andar do prédio da Estácio Resende, na Rua Zenaide Vilela, s/nº, no bairro Jardim Brasília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3383-4634.

REQUISITO PARA ATENDIMENTO

O primeiro requisito para receber o atendimento gratuito no NPJ da Estácio Resende é que o solicitante tenha renda mensal de até três salários mínimos, e para ser atendido, o interessado deve se dirigir ao Núcleo, de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, munido apenas de CPF e um número de telefone para contato, sendo feito assim um processo de triagem. Não é necessário agendamento de horário, pois os atendimentos são feitos por ordem de chegada. Em 2018 foram 213 casos atendidos e o coordenador destaca a excelência do trabalho prestado pela equipe do NPJ a pessoas que muitas vezes não têm condições de pagar pelo atendimento de advogados particulares.

UNIFOA CRIA PET DAY

Animais no ambiente de trabalho promovem diversos benefícios à saúde, como a redução de estresse e até aumentam o rendimento dos profissionais. Pensando nisso, o UniFOA criou o Pet Day, que acontecerá no dia 25 de julho, momento em que todos os funcionários poderão levar seus bichinhos de estimação para a instituição. Sair de casa para trabalhar deixando o animal é uma hora doída para a maioria dos donos. Essa dor, a preocupação e a saudade parecem que estão chegando ao fim, pelo menos em algumas empresas que já aderiam a ideia.

OS PETS NO SERVIÇO

No dia, cada funcionário será responsável pelas necessidades de seu pet – eles devem levar ração, água e cuidar da higiene dos bichos. Os animais poderão interagir com os outros cães e colaboradores, sempre acompanhados de seus donos. Para que a experiência seja, de fato, agradável, algumas recomendações são importantes: só trazerem bichinhos saudáveis, vacinados e que não tenham comportamento agressivo.

NÍVEIS DE ESTRESSE MENOR

Um estudo publicado pelo International Journal of Workplace Health Management, analisou uma empresa da Carolina do Norte, nos EUA, que permite que dezenas de cachorros fiquem diariamente no escritório com seus donos. O resultado foi benéfico: os funcionários que levavam os animais ao trabalho tinham níveis de estresse muito menores durante a jornada de trabalho.

INICIAÇÃO EM MÚSICA

A Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abriu nesta segunda-feira, dia 15, as inscrições para os cursos gratuitos de Iniciação em Música, oferecidos pela Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna.  Os interessados podem fazer suas inscrições na sede da escola, na Fundação Casa da Cultura, no Centro Histórico, até o próximo dia 26 de julho. Os cursos oferecidos são: musicalização infantil (flauta doce e coral infantil), iniciação musical (violão, teclado e canto/coral), além de aulas de violão, guitarra, baixo, teclado, canto de coral e técnica vocal.

OBRAS DE UNIDADES HABITACIONAIS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, retomou obras de casas populares que estavam paradas desde 2013. As intervenções já estão em andamento em três cidades do interior, como em Pinheiral e Barra do Piraí, na Região Serrana, e Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense. “Estes são apenas os primeiros de muitos empreendimentos que serão retomados no estado. A nossa prioridade é dar andamento às obras já iniciadas. Isso evita que o investimento que já foi feito se perca. A demanda habitacional é uma das prioridades do governador Wilson Witzel. Queremos levar dignidade às famílias que aguardam por essas moradias”, disse o secretário das Cidades, Juarez Filho.

EMPREENDIMENTO EM PINHEIRAL

Em Pinheiral, o empreendimento Parque Mayra I e II contará com 110 casas de 31,41 m², com quarto, sala, cozinha, banheiro, sendo cinco moradias adaptadas para pessoas com deficiência (PCD). As residências já estão construídas e vão beneficiar uma população de aproximadamente 440 pessoas. A secretaria está realizando obras de infraestrutura e de urbanização, que incluem rede de abastecimento de água potável, esgoto sanitário, abertura de ruas e coleta de águas pluviais. A previsão de entrega é de seis meses.

EMPREENDIMENTO EM BARRA DO PIRAÍ

Em Barra do Piraí, no conjunto Vargem Alegre, 39 casas, de um total de 81 unidades, já estão prontas. A expectativa é que cerca de 320 pessoas sejam diretamente beneficiadas pelo empreendimento que tem previsão de entrega para junho de 2020.  Cada unidade terá quarto, sala, cozinha e banheiro distribuídos por 31,20m2. Uma moradia, com 41,53m2, será construída para atender pessoa com deficiência (PCD), incluindo acessibilidade e rampa de acesso para cadeirante.

MAIS VASSOURAS VALORIZA ARTE E PATRIMÔNIO

Foto: Divulgação


Reforçando a proposta de reunir grande diversidade cultural e artística junto à divulgação do patrimônio histórico de Vassouras, a 2ª edição do ‘Mais Vassouras’, que conta com apoio e patrocínio da Prefeitura de Vassouras e de mais de 50 empresas e pontos comerciais, mostra que o evento veio para ficar. Com programação totalmente gratuita, o Mais Vassouras acontece entre os dias 19 e 28 de julho, celebrando os talentos e cultura da região e prestigiando artistas que possuem em sua trajetória ligação e afinidade com o Vale do Café.

CRESCENDO EM CENA

Foto: Divulgação


Três apresentações teatrais marcaram o encerramento de mais um ciclo da oficina de teatro Crescendo em Cena, oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria-Executiva de Cultura e Patrimônio. Ao todo, cerca de 90 alunos receberam o certificado de conclusão da formação, que aconteceu ao longo de quatro meses.  No sábado, dia 13, a turma composta por jovens e adultos, a partir de 15 anos, se formou apresentando a peça “A Megera (In) Domada”, uma adaptação da comédia “Megera Domada”, de William Shakespeare. Nos dias 6 e 7 de julho, foi a vez de duas turmas de crianças e adolescentes, entre 8 e 14 anos, concluírem a formação, com a encenação dos espetáculos “Mais do que nunca é preciso Contar”, “Floresta Encantada” e “Fui no Moinho buscar Mó”. Um bom público acompanhou as apresentações no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres.

CAMPANHA DE PREVENTIVOS 2019

A campanha de exames preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama deste ano, realizada pela Prefeitura de Resende, teve saldo positivo no mutirão deste sábado, dia 13. A sétima etapa do mutirão foi promovida entre 8h e 16h, em 13 postos de saúde. Nesta edição, foram feitos 125 exames preventivos e 24 solicitações de mamografias. A mobilização pela saúde feminina visa ampliar o número de preventivos feitos na rede pública, proporcionando atendimento às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames de rotina no decorrer da semana.

ETAPAS ANTERIORES

Nas seis etapas anteriores em 2019, foram contabilizados 1.603 exames preventivos. Em 2018, o governo municipal prolongou as ações de saúde promovidas na campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que começaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, foram concluídos com 1.971 mulheres atendidas. Em todo o ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município. Os mutirões estão previstos para ocorrer no intervalo de 15 dias.

OBRAS DE REVITALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO

Quem trafega pela Rua Antônio Elias Arbex, no bairro Boa Vista III, vê um cenário diferente. O local está passando por um serviço de revitalização e urbanização. Onde antes era uma rua de terra, em breve contará com total estrutura. A área ganhou meios-fios, calçadão na beira do córrego, com bancos e mesas, além de melhoria na iluminação. A via está em processo de drenagem e receberá em breve asfaltamento, criando um novo acesso para o bairro. As obras começaram no início de junho e têm previsão de finalização entre julho e agosto.

PREFEITURA EM AÇÃO

O projeto ‘Prefeitura em Ação’ de Pinheiral, no bairro Centro, foi ao som de músicas ‘sertanejas de raiz’ interpretadas pelas duplas de músicos Irmãos Viera, Ademir e Chico Leite, Martinei e Chico Silva e Amorim e Amaral. As atrações realizadas em parceria entre a Prefeitura de Pinheiral e a Rádio Sintonia do Vale agradaram os moradores que participaram do projeto ‘Prefeitura em Ação’ e ‘Bate-papo como o prefeito’, na manhã do último domingo na Praça Luiz Gonzaga, no Centro. Se por um lado os adultos gostaram da música e dos serviços públicos gratuitos oferecidos com pela Prefeitura Municipal de Pinheiral como a aferição de pressão arterial, por outro, as crianças gostaram de participar da oficina de slime oferecida pelo do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Centro.

ESTUPRO E TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Agentes do 33° Batalhão da Polícia Militar (BPM) prenderam no sábado, 13, um homem, de 18 anos, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ele possuía dois mandados de prisão em aberto por tentativa de homicídio e estupro; além de pertencer à facção criminosa como Comando Vermelho (CV). Diante dos fatos, ele foi encaminhado para a 167ª DP para as devidas providências.

NOVO TREINADOR DO AMÉRICA

Ney Barreto é o novo técnico do America. Ele chega ao posto credenciado pelo trabalho muito bem conduzido no time Sub-20 nos últimos 17 meses, com dinamismo tático e resultados consistentes. Ele será apresentado ao elenco na tarde de hoje, em Mesquita. Renato Carioca, que dirigiu a equipe principal após o falecimento de Luizinho Lemos, reassume o posto de supervisor técnico. A estreia do novo treinador será no sábado, dia 20, às 15 horas, contra o Artsul, pela última rodada da Taça Santos Dumont.

LISTA DE ESPERA DO FIES

Teve início ontem a pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Participam da lista os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo referente ao segundo semestre de 2019. Quem consta na lista de espera deve acompanhar o resultado por meio do site: http://fies.mec.gov.br/ para saber se foi pré-selecionado para conseguir o benefício. O prazo se estende até as 23h59min (horário de Brasília) de 23 de agosto.

Um Fato na Foto

Escadão abandonado

Foto: Divulgação


Moradores do bairro Santa Cruz II, em Volta Redonda, se queixam do abandono do escadão localizado na Avenida Nossa Senhora do Amparo, em frente ao número 5.535. O local, que dá acesso ao bairro Santa Rita do Zarur, de acordo com os moradores, está abandonado e precisando urgentemente de uma reforma. Os reclamantes destacaram que funcionários da Prefeitura de Volta Redonda estiveram no local, mas deixou o material e nunca mais retornaram. Ainda de acordo com os moradores, há mais de 11 anos são esperadas soluções para o problema, que vem afetando crianças, jovens e adultos. Eles lembraram também que cerca de 500 pessoas utilizam esse escadão diariamente, pois é um dos principais caminhos para os pais levarem as crianças para a escola ou para quem vai trabalhar. Os moradores disseram ainda que, recentemente, uma senhora ficou com o pé preso em um buraco e que por pouco não sofreu um acidente mais grave.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !