Notas & Notas – 1º de outubro de 2020

0

PROGRAMA LIMPA RIO

O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro solicitou recentemente ao presidente do INEA, Carlos Henrique Netto Vaz, o programa Limpa Rio para município de Quatis. “Pedimos a dragagem e limpeza em toda extensão do Ribeirão Quatis e a demanda foi encaminhada à Diretoria de Recuperação Ambiental que avaliará a viabilidade técnica e financeira para realização desse serviço”, comentou o parlamentar.

HOMENAGEM PELOS 188 ANOS

Foto: Divulgação


Barra Mansa completa 188 anos no próximo sábado, dia 3 de outubro. Para marcar a data a Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas se apresenta na sexta-feira, dia 2 de outubro, às 17h30min, na Praça Ponce de Leon, popularmente conhecida como Praça da Matriz, localizada no Centro. Diferente de anos anteriores, onde havia uma programação extensa, nesse ano a atividade será restrita em função da Covid-19.

ANTES DA PANDEMIA

A Banda Sinfônica foi um os primeiros grupos a serem formados pelo Projeto Música nas Escolas, ainda em 2005. Antes da pandemia, a agremiação participava de diversos concursos e concertos em todo país, sendo hexacampeã nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF). Os sons das flautas, clarinetas e saxofones, combinados com os demais instrumentos dão personalidade à Banda. A versatilidade dos alunos permite a execução de um som delicado até obras de sonoridade mais amplas.

FOTO ANTIGA

Os responsáveis pelo Projeto Música nas Escolas reforçam que a foto é de evento realizado ante da pandemia. Neste momento de distanciamento social não estão ocorreram apresentações, por esse motivo os músicos estão sem máscaras.

DOENÇAS MENTAIS NA PANDEMIA

Diversos especialistas da área da saúde alertam sobre a importância de cuidar da saúde mental desde a chegada do novo coronavírus. Uma série de doenças mentais deve ser uma das consequências da Covid 19, a chamada ‘quarta onda’ do processo da pandemia, classificação criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

PÚBLICO ESPECÍFICO

O público que mais preocupa os médicos é o idoso, pois é uma população que se mostra mais vulnerável física e psiquicamente ao isolamento social. Sendo assim, o cuidado para que eles se mantenham ativos e se sintam acolhidos é importante neste momento, e vale a pena criar estratégias para driblar o despertar da solidão, da depressão e da ansiedade, como por exemplo, evitar assistir ao noticiário o dia todo para não trazer à tona sentimentos negativos, e dar lugar a um livro ou filme.

MUDANÇA DE HÁBITO

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Resende, Iara Farias fala que é preciso mudar os hábitos para enfrentar a situação. “A mudança de hábitos tem sido primordial para enfrentar e passar por este período. Tem sido necessário revisitar velhos hábitos e construir novos. Manter-se ativo tem sido uma estratégia eficaz para a saúde física e mental, tais como atividade física moderada e adaptada a cada faixa etária e condições físicas; envolvimento nas atividades cotidianas da casa;  oportunizar novas experiências e aprendizagem, como se arriscar na cozinha em novas receitas; e usar a tecnologia para a aproximação de familiares e amigos”, citou Iara Farias.

A PRIMEIRA VEZ NO HOME OFFICE

Lourdes Maria Antônio, de 69 anos, que atua há 20 anos como auxiliar administrativo na Estácio Resende, experimenta pela primeira vez o modelo de trabalho home office e se adaptou totalmente à nova realidade. Ela comentou sobre a experiência de trabalhar em casa. “Achei que fosse ficar depressiva com o novo modelo de trabalho, mas não me abati. Criei uma nova rotina: pela manhã assisto um pouco das notícias, caminho, o que não fazia há três anos, e faço algumas atividades de casa, além de tirar um tempinho de descanso. À tarde faço minhas atividades do trabalho e depois assisto séries ou filmes. A pandemia me ensinou a dar mais valor à minha casa, e dentro de casa estou sempre sorrindo”, disse Lourdinha, como é conhecida pelos amigos na instituição.

POUCAS SAÍDAS

Lourdinha conta que só sai de casa para ir ao supermercado, farmácia ou banco, sempre de máscara. Morando sozinha, mas com um filho residindo logo ao lado e com quem mantém contato diário, Lourdinha revela ansiedade por poder abraçar todos novamente, especialmente os netos. “Tenho outra filha, que não mora na minha cidade, e para matar a saudade dela e dos netos que estão longe, uso o telefone e chamadas de vídeo”, contou.

USANDO A TECNOLOGIA

Das amigas de longa data Lourdes Maria conta que não perdeu o contato e que usa a tecnologia a seu favor para se manter próxima das amigas. Ela conta satisfeita uma iniciativa que teve junto às amigas de trabalho para comemorarem os aniversários umas das outras. “No aniversário de umas delas, montamos uma cesta e levamos no portão da casa. Todas de máscara, sem nos abraçar, mas mostramos com esse gesto que a pessoa é querida. Temos que nos afastar fisicamente neste período, mas pequenos gestos mostram que estamos sempre juntas.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO

Foto: Divulgação


Terá início na próxima terça-feira, dia 6, em todos os postos de saúde de Itatiaia, a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação acontecerá até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas tendo como público-alvo crianças menor de cinco anos, mesmo que sua caderneta de vacinação esteja em dia.

DIA D DA CAMPANHA

O Dia D da Campanha da multivacinação será realizado no sábado, dia 17, também em todas as unidades básicas de saúde, das 8 às 17 horas. Para ser imunizado, moradores e responsáveis dever ter em mãos o cartão do SUS e a caderneta de vacina.

IMUNIZAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Adultos com idade entre 20 a 49 anos que ainda não se vacinaram contra o sarampo também devem comparecer às unidades de saúde para que possam receber a dose do imunizante. Assim como para o público infantil, os postos de saúde da cidade estão abertos de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas para vacinação do público adulto contra o sarampo.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NO LEÃO DO SUL

Na noite de ontem o presidente do Barra Mansa Futebol Clube, Genivaldo Silva emitiu publicação convocando os membros do Conselho Deliberativo, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para reunião extraordinária que será realizada na sede do Clube Municipal, localizado no Centro, na sexta-feira, dia 9, a partir das 19 horas.

FINALIDADE

Na redação da convocação, consta que a assembleia tem a finalidade de deliberar sobre Atender a uma solicitação da diretoria-executiva do Barra Mansa Futebol Clube e tratar de assuntos gerais. E ainda tratar sobre a participação Leão do Sul na Série B2 do Campeonato Carioca em que a equipe barra-mansense fará a sua estreia no dia 5 de novembro contra o 7 de Abril, jogando fora de casa.

MISSA NO ANIVERSÁRIO DE RESENDE

Foto: Divulgação


Na última terça-feira, dia 29, o prefeito Diogo Balieiro Diniz participou de uma missão em celebração aos 219 anos de emancipação político-administrativa de Resende. A missa em ação de graças, presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Henrique, foi realizada no período da manhã, no Parque das Águas. A celebração respeitou todas as normas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), como uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos. “Está sendo um aniversário diferente dos outros, mas em breve tudo isso vai passar. O importante é estarmos sempre juntos, buscando e construindo uma Resende cada vez melhor, mais unida, justa e ideal para todos que nasceram aqui ou que a escolheram como lar. Que Deus continue abençoando a nossa cidade”, disse o Diogo em suas redes sociais.

ITATIAIA PRESTA CONTAS EM AUDIÊNCIA

A Audiência Pública de Prestação de Contas da Prefeitura de Itatiaia foi transmitida ao vivo na manhã de quarta-feira, dia 30, pela página do Facebook da instituição. Os profissionais da Secretaria de Finanças realizaram o demonstrativo dos gastos e arrecadação, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Relatório de Gestão Fiscal (Lei 101/2000). Já os da Saúde, os serviços prestados e ações em saúde que dispõe na Lei Complementar n°141/2012, que trata da transparência na gestão dos recursos do SUS. Os relatórios são equivalentes ao segundo quadrimestre do exercício de 2020 e segundo a apuração dos índices, a área da educação recebeu investimento de 28,42%, sendo o mínimo de 25% exigidos por lei. Na saúde foram aplicados 21,53% do mínimo de 15% e em recursos humanos 46,12% do limite máximo de 54%.

META

De acordo com a Controladoria Geral, responsável pela organização, o município cumpriu todos os índices previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal nos itens relacionados aos gastos com saúde, educação e recursos humanos, mantendo assim o equilíbrio das contas públicas.

Mantendo as medidas de proteção e de segurança na contenção da propagação da pandemia da Covid-19 a apresentação contou com a presença online de mais de mil pessoas, com um alcance semelhante ao do primeiro quadrimestre.

Um Fato na Foto

Proteção para os animais de rua

Foto: Mônica Vieira

A repórter do A VOZ DA CIDADE Mônica Vieira que recentemente esteve no bairro Casa de Pedra, em Volta Redonda e pode ver que os moradores do bairro construíram na praça principal do bairro, casinhas para abrir os animais de rua. Os moradores contaram a ela que foi uma maneira de cuidar dos animais que estão na rua e, também de muitos outros que são abandonados no local. Eles contaram que se juntaram para cuidar dos animais colocando água e também ração para eles, pois assim os animais não ficam revirando o lixo e sujando o bairro. No entanto, eles aproveitaram para pedir às pessoas que antes de adquirir um animal que pensem bem, pois ele quando pequeno é fofo, mas eles crescem dão trabalho e precisam de cuidados.

 

Deixe um Comentário