Notas & Notas

0

TURISTAS NO INTERIOR

O feriadão de hoje, Sete de setembro, está dando resultados positivos para a hotelaria do interior do Estado. Algumas cidades como Cabo Frio e Vassouras despontam como as preferidas dos turistas registrando, respectivamente, 90% e 95% de ocupação para os quatro dias. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Associação de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ). Segundo o secretário de estado de Turismo Nilo Sérgio Felix, a procura pelo interior reforça a importância do trabalho que vem sendo realizado pela secretaria na divulgação dos atrativos.

AGULHAS NEGRAS E VALE DO CAFÉ

Setenta por cento da ocupação é o percentual registrado em Itatiaia, cidade da região Agulhas Negras. O Parque Nacional de Itatiaia, a mais antiga unidade de conservação do Brasil, é um passeio imperdível para quem escolheu a cidade. Já na Colônia Finlandesa de Penedo, bairro turístico onde é guardado o material que ajuda a preservar a memória de seus colonizadores, os hotéis registram 65% de ocupação. O Vale do Café também tem atrações para o feriadão. Trata-se do FLOR Atlântica, Festa Livre Ornamental do Rio. Com o tema “FLOR e Labirinto” o evento aproveita o feriado da Independência para convidar ao passeio e colorir com arte e natureza os municípios de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin, RJ. Os meios de hospedagem de Vassouras, apesar de bastante procurados, ainda tem vagas. A ocupação hoteleira, até o momento, é de 95%.

COSTA VERDE

Angra dos Reis e Paraty, localizadas na Costa Verde, segundo a pesquisa da ABIH-RJ, tem 70% da capacidade hoteleira reservada para o feriadão. Angra dos Reis está localizada entre as duas maiores cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo e é o destino ideal para quem gosta de estar em contato com a natureza e de esportes náuticos. Paraty é Patrimônio Histórico Nacional e preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.Foto: Divulgação

CAMPANHA ANTIRRÁBICA

Foram divulgadas as datas e locais para a vacinação antirrábica animal em Pinheiral. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, a campanha será realizada na área rural, de 11 a 19 deste mês, no posto do Programa Saúde da Família (PSF), das 9 às 11 horas. Já o dia “D” de vacinação será realizado no dia 7 de outubro, de 8 às 17 horas, em todos os módulos do (PSF) da cidade. “No primeiro momento, vamos fazer a vacinação na área rural e também iremos aos locais mais afastados para fazer a vacinação nas casas. Já no dia 7 de outubro, em um sábado, iremos contemplar o restante da cidade com a campanha em todos os PSF’s da cidade”, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde, Rangel Medeiros.

EM ITATIAIA

Em Itatiaia o calendário da Campanha de Vacinação Antirrábica será realizado nos postos volantes nos meses de setembro e outubro. No último mês, foram atendidos os bairros Jararaca, Vila Niterói, Vila Martins, Centro, Fazenda da Serra e Country Club. Todos os animais a partir de quatro meses de idade devem ser vacinados contra a raiva, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores. As datas serão: dias 12 e 13 Vila Esperança; dia 14 Vila Benfica; dia 15 Nova Conquista; dias 18 e 19 Marechal Jardim; dia 20 Marrocos; 21 Jardim das Rosas; dia 22 Vale dos Reis; 25 e 26 Vale do Ermitão; dia 27 Bela Vista; dias 28 e 29 África II; e dia 2 de outubro Jambeiro.

DE PORTAS ABERTAS

Hoje, o Sider Shopping estará de portas abertas no feriado, sendo mais uma opção de lazer para o público.  As lojas e quiosques abrirão das 15 às 21 horas, enquanto a praça de alimentação e lazer das 11 às 22 horas. Para a diversão das crianças, o ‘Parks e Games’ tem brinquedos incríveis, simuladores e os melhores jogos de vídeo game. Outra opção de entretenimento no Sider é assistir um filminho com a família, com os amigos ou a dois. Confira a programação completa e os horários das sessões do cinema no site www.sidershopping.com.br.

RUA DE COMPRAS

Falando em Sider Shopping, foram preparadas diversas atrações culturais e de lazer imperdíveis para animar os clientes, durante o evento ‘Rua de Compras’, que será realizado nesse domingo, 10, na Vila Santa Cecília. Para a diversão de toda a família o shopping traz, às 13 horas, show de música ao vivo, na praça de alimentação, com a banda Pub 77 e, às 17h30min, no Piso S, Flávia Santiago, voz e violão. Também no piso S a partir das 16h, crianças e adultos vão conhecer as aventuras do Pequeno Príncipe. A peça teatral, encenada por fantoches, promete uma viagem inesquecível ao mundo do menino que veio de um pequeno planeta distante para fazer amizades na terra. A abertura do shopping será às 9 horas. Lojas e quiosques funcionarão de forma facultativa de 9 horas às 15 horas, e de 15 horas às 21 horas, todos estarão em funcionamento. Já o horário das praças de alimentação e lazer, será facultativo de10 às 12 horas, e de 12 às 22 horas, todos estarão em atividade.

SALDÃO DE ANIVERSÁRIO

Os 32 anos do Resende Shopping são comemorados com uma grande promoção. Até domingo, dia 10, os clientes vão encontrar diversos produtos com descontos. A campanha envolve lojas de vestuário, calçados, perfumaria, informática, artigos de decoração e presentes, cama, mesa e banho. De acordo com o superintendente do Resende Shopping, Alessandro Machado, a estimativa é de que o movimento de consumidores aumente cerca de 15% durante o período do saldão. As lojas do Resende Shopping funcionam de segunda a sábado, de 10 às 21 horas, e aos domingos e feriados, de 14 às 20 horas. A praça de alimentação e as atrações de lazer funcionam de 10 às 22 horas, de segunda a sábado; e de 12 às 22 horas aos domingos e feriados.

ABERTURA DO PNAIC

Aconteceu na última terça-feira em Porto Real a cerimônia de abertura das formações do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Na ocasião compareceram o prefeito Ailton Marques, a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira e a vereadora Bianca Diniz. O objetivo do PNAIC é promover a formação de professores pré-alfabetizadores e alfabetizadores com a meta de erradicar o analfabetismo. O pacto visa assegurar a alfabetização do aluno até os oito anos de idade. A abertura, realizada no Horto Municipal no bairro jardim Rela, contou com apresentações culturais, show com cantor Júnior Tavares e contação de histórias com o professor Diego Maradona de Oliveira. Serão desenvolvidas 14 formações com os professores nas escolas Cruz e Souza, Professora Eliana Provazi, Sebastião Barbosa e Patrícia Pineschi.Foto: Divulgação

MANUTENÇÃO EM PONTOS

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou a revitalização e manutenção dos pontos de ônibus da cidade. O primeiro local que está recebendo intervenções é a Fazendinha, na região de Penedo. O objetivo da ação é melhorar o conforto dos usuários na espera do transporte coletivo urbano. A manutenção consiste em limpeza, restauração de bancos, renovação de pinturas e, caso seja necessário, troca de coberturas do local. Segundo o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto de Barros Soares, outros pontos de ônibus da cidade receberão melhorias. “O serviço foi iniciado em Penedo e de acordo com o calendário da secretaria irá seguir para os outros bairros da cidade, mas é importante que a população nos ajude a manter estes espaços bem conservados e que denuncie ações de vandalismo. Essas manutenções são importantes para garantir mais conforto aos moradores que precisam esperar pelo transporte público”, explicou o secretário.Foto: Divulgação

VISTORIA NO TRANSPORTE ESCOLAR

Do dia 11 a 18 deste mês, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Ordem Pública, realiza a inspeção semestral de transporte escolar da cidade para veículos particulares e da rede pública. A vistoria acontecerá no estacionamento atrás do Terminal Rodoviário Jorge Jayme, em dois períodos: das 8 às 11h30min e das 14 às 16h30min. As kombis e vans devem ir ao local do dia 11 ao dia 15 de setembro e, os ônibus escolares no dia 18. Todos os veículos de Maromba deverão comparecer para inspeção no dia 16 de setembro. Os veículos aprovados na fiscalização receberão o selo de certificação e os reprovados serão notificados com as especificações dos itens a serem corrigidos por seus proprietários. É necessário que os motoristas apresentem cópia dos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), curso para transporte escolar, documentos do veículo, certificado de segurança veicular válido e original do nada consta criminal.