Notas & Notas – 15 de outubro de 2021

0

DIA D DE MULTIVACINAÇÃO

A campanha teve início no último dia 1º e segue até a sexta-feira, dia 29 – Foto: Felipe Vieira/PMBM


No próximo sábado, dia 16, acontece em Barra Mansa o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre zero e 16 anos, 11 meses e 29 dias, poderão conduzi-los aos postos de saúde para atualizarem o esquema total de 18 vacinas previstas no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal. A campanha teve início no último dia 1º e segue até a sexta-feira, dia 29.

MULTIVACINAÇÃO E COVID-19

Os adolescentes que já receberam a primeira dose contra Covid-19, ou que estão próximos de receber, podem atualizar as cadernetas mesmo assim. “No sábado, 16, não haverá aplicação de doses contra Covid-19 para os adolescentes de 12 a menores de 17 anos, pois estaremos focados na atualização das cadernetas. Porém, as segundas doses agendadas serão feitas normalmente. A rotina contra a Covid para esse público retorna na segunda-feira, 18, nos 30 postos de saúde da cidade”, explica Marlene. O intervalo entre uma vacina e outra foi desconsiderado pelo Ministério da Saúde. Então, o adolescente que tiver alguma vacina em atraso pode ir até o posto de saúde no sábado. Se ele já tiver no momento de receber a D1 contra Covid, será encaminhado para receber a primeira dose já na segunda-feira, dia 18.

UBSS E SIRENES

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Sirenes estarão abertas das 8 às 17 horas no Dia D da Campanha. “Orientamos que somente um responsável acompanhe a criança ou adolescente, para evitar aglomeração. Manteremos os cuidados sanitários para minimizar o risco de contágio de Covid-19 em todas as unidades”, conclui Marlene Fialho.

Erradicação da Paralisia Infantil

Entre as vacinas disponíveis durante a Campanha Nacional de Multivacinação está à contra poliomielite. A erradicação desta doença, que causa a paralisia infantil, é uma iniciativa global do Rotary Club. Por isso, seus parceiros lideram trabalhos de combate à doença desde 1985, através da Campanha Pólio Plus.

CLÍNICA DA MULHER DA AAP-VR REALIZA O DIA ROSA

Evento aconteceu no Centro Integrado de Saúde e Assistência Social, no bairro Nossa Senhora das Graças – Foto: Divulgação/AAP-VR


A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda realizou nesta quinta-feira, dia 14, uma ação em sua Clínica da Mulher Clara Sabença, no Centro Integrado de Saúde e Assistência Social, no bairro Nossa Senhora das Graças, para reforçar a importância da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. O chamado Dia Rosa contou com a presença do presidente Ubirajara Vaz e das diretoras Clara Sabença e Helenice Pereira.