Notas & Notas – 21 de outubro de 2020

0

SECRETÁRIO É EMPOSSADO NO CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS

Foto: Felipe Vieira/PMBM


A presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Maria Aparecida Borges Pimentel Vargas, deu posse ao secretário de Meio Ambiente de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, como membro titular do segmento Poder Público no plenário do Conselho Estadual de Recursos Hídricos para o triênio 2020-2023. A posse ocorreu de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus. Para Vinícius Azevedo integrar o CERH agrega maior responsabilidade no desenvolvimento de ações que viabilizem uma sociedade sustentavelmente equilibrada e preocupada em garantir água de qualidade para as gerações vindouras.

ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO

Compete ao CERHI-RJ estabelecer as diretrizes para a formação, a organização e o funcionamento dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) e Agências de Água do Estado do Rio de Janeiro, exercer a arbitragem em última instância administrativa, dos conflitos entre os Comitês, estabelecer os critérios gerais sobre a outorga de direito de uso de recursos hídricos e a sua cobrança, deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hídricos dentro do Estado, além de analisar as propostas de alteração da legislação pertinente a recursos hídricos e à Política Estadual de Recursos Hídricos.

ABORDAGEM NOTURNA

Foto: Felipe Vieira/PMVR


Equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa realizaram nesta segunda-feira, dia 19, o serviço de abordagem noturna junto a moradores em situação de rua. A ação ocorreu na Rodoviária, no Centro; Avenidas Beira Rio e Domingos Mariano; bairro Ano Bom, viaduto próximo a UPA, e ponto de ônibus atrás da Igreja da Matriz de São Sebastião.

ABRIGO TEMPORÁRIO

Em março passado, em função da pandemia, a Prefeitura instalou um abrigo temporário, em parceria com o Grupo Acolher, no Centro de Lazer Feliz da Vida. Na época foram atendidas inicialmente 21 pessoas. Elas receberem atendimento médico, alimentação e a oportunidade de transformar suas vidas com a realização de oficinas de panificação e de artesanato em pneus, além do plantio de hortaliças. Em julho, por intermédio da própria Prefeitura, 10 pessoas conseguiram retornar ao mercado de trabalho, com registro formal na carteira de trabalho. Atualmente, o abrigo atende a 17 pessoas, mas tem capacidade para abrir novas vagas.

JOGOS ESTUDANTIS 2020

Estudantes de escolas públicas e privadas, aptos a competirem em diferentes modalidades esportivas, se preparam anualmente para a competição mais importante da categoria: os Jogos Estudantis do Estado do Rio de Janeiro. O evento, realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.rj.gov.br/secretaria/esporte, para jovens dos 12 aos 17 anos. A edição 2020 conta com o patrocínio da Enel, co-realização da Spiridon e coordenação dos Jogos Estudantis RJ e terá novas modalidades, como eSports.

MODALIDADES

Nos Jogos Estudantis do Estado do Rio de Janeiro 2020, atletas de 12 a 17 anos poderão se inscrever para Ginástica Rítmica, que terá competição virtual; e para eSports (xadrez, Fifa 2020, Fortnite e Clash Royale), também disponível para participação de pessoas com deficiência. As demais modalidades irão contemplar a categoria de 15 a 17 anos: Natação, Atletismo, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa; além das novidades da competição: Surf, Skate, Fut 7, Hand Beach, Basquete 3×3 rua, e Corrida Virtual.

UNIFORMES ESCOLARES PARA 2021

Foto: Divulgação/PMVR


A Prefeitura de Volta Redonda realizou a compra de mais de 40 mil conjuntos de uniformes para 2021. A compra foi realizada através de licitação ocorrida na última semana e a previsão é de que os uniformes cheguem à cidade do Aço já em dezembro de 2020. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) foram investidos quase R$ 4 milhões na compra dos uniformes.

FOCO NA EDUCAÇÃO

A secretária de Educação, Rita Andrade, frisou que isso mostra o foco na educação e na melhoria do serviço oferecido na rede municipal de ensino. “Mesmo com a pandemia, continuamos pensando no melhor para atender os nossos alunos. Não deixamos de nos preocupar em planejar o inicio do próximo ano letivo”, comentou a secretária.

OS KITS

Serão oferecidos três tipos de kits para os alunos desde a Educação Infantil e Educação Especial até os anos finais e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles são compostos por calça de helanca, jaqueta de helanca, bermudas, camisas de meia malha com manga curta e uma camiseta regata.

TRATAMENTO PRECOCE CONTRA A COVID-19

O protocolo utilizado em tratamento precoce da Covid-19 em Volta Redonda, com o medicamento nitazoxanida, foi reconhecido pela eficácia na redução da carga viral. A informação foi divulgada pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, na última segunda-feira, dia 19, na apresentação de uma pesquisa que mostrou resultados positivos, comprovando a eficácia do medicamento quando tomado em até três dias depois do início dos sintomas.

PARCERIA COM A UFRJ

Há cerca de quatro meses, a Prefeitura de Volta Redonda adotou o protocolo e o medicamento já foi disponibilizado para 402 pacientes do município. Sete deles ainda estão em tratamento. De acordo com o diretor do departamento de Assistência Farmacêutica, Alan Sombra, nenhum caso de agravamento e óbito foi registrado nos tratamentos que começaram nos três primeiros dias de sintoma da Covid-19. “Cinco pacientes tiveram agravamento após tomar o medicamento, mas eles só iniciaram o tratamento depois de cinco dias do aparecimento dos primeiros sintomas da doença. O agravamento se deu não por ineficiência do medicamento, e sim pelo fato dos pacientes tomarem depois do prazo preconizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que é de três dias. Tivemos ainda dois óbitos. O primeiro foi de um paciente que também só tomou o medicamento após o quinto dia e o segundo porque abandonou o tratamento”, explicou Alan.

TRATAMENTO PRIORIZADO

O tratamento com nitazoxanida é priorizado para pessoas acima de 40 anos com comorbidades – doenças que podem agravar o quadro da Covid-19 – e os pacientes que fazem parte do grupo de risco, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas. A administração do medicamento é iniciada assim que identificados sintomas, antes mesmo da chegada do resultado do teste de swab, colhido na unidade de saúde.

RESULTADOS POSITICOS

A eficácia do protocolo ajuda a manter a capacidade de leitos para internação em casos graves da Covid-19 em Volta Redonda. Porém, o tratamento não deve substituir o isolamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos como forma de prevenção.

Um Fato na Foto

PROJETO DE HUMANIZAÇÃO NO PÓS-PARTO

Foto: Divulgação


A hora de ouro é o nome dado à primeira hora de vida do bebê. Estudos recentes apontam que durante esse tempo é muito importante que haja contato imediato entre a mãe e o recém-nascido, e o momento inclui: contato pele a pele, acolhimento do bebê no seio materno e o clampeamento tardio do cordão umbilical – que é o ato de pinçar e cortar o cordão. Os benefícios imediatos de atrasar esse clampeamento são o aumento do volume de sangue e dos níveis de ferro para a criança, além de humanizar um momento que é tão especial para a família. Essas ações já são uma realidade e fazem parte do projeto Maternar do Hospital Unimed Volta Redonda, com destaque importante para as ações de humanização. O projeto visa transformar a experiência das gestantes que têm seus filhos na unidade hospitalar e promover mais carinho e conforto para as famílias.