Notas & Notas – 12 de março de 2020

0

INAUGURAÇÃO DE LOJA DA KOPENHAGEN

Nesta quinta-feira, dia 12, será inaugurada a mais nova franquia da Kopenhagen, no Sider Shopping, em Volta Redonda. A loja está localizada no segundo piso e chega repleta de gostosuras que prometem virar a cabeça dos amantes de chocolate. A inauguração será às 16 horas.

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza nesta quinta-feira, dia 12, a IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres que terá como tema ‘Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres, Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia’. O evento acontecerá na Sede do Rotary Club, na Rua Francisco Ribeiro de Abreu, nº 200, no Centro.

ATENDIMENTOS NOS POSTOS DE SAÚDE

Mais de 42 mil postos de saúde espalhados pelo país são capazes de atender 90% dos casos de coronavírus. Estudos indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 são mais leve e poderia ser atendido nesse nível de atenção. A população pode buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza. Para isso, o Ministério da Saúde está reforçando ainda mais a capacidade assistencial da Atenção Primária durante a emergência do coronavírus.

OFICINA DE ARTESANATO EM RESENDE

Foto: Carina Rocha/PMR


A Secretaria de Saúde de Resende promoverá nesta quinta-feira, dia 12, mais uma edição da Oficina de Artesanato, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Paraíso, na Rua Coronel Abílio Godoy, nº 127, no Paraíso. Desta vez, o curso de reciclagem, que já está em sua quarta edição, será desenvolvido para a produção de organizadores de ambiente, no período da manhã, com início às 9 horas. A atividade gratuita de sustentabilidade faz parte do projeto ‘Educação Ambiental para o Enfrentamento do Aedes aegypti’, realizado por meio de convênio firmado entre a prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O curso oferece 20 vagas, para toda a comunidade e as inscrições ocorrem na sede do Cras Paraíso.

ATENDIMENTO NA REDE

Secretaria de Saúde de Resende tem alertado e reforçado à população sobre a importância do aviso prévio em caso de faltas em consultas e também na realização de exames marcados. Atualmente, são agendados na rede pública de saúde atendimentos em diversas especialidades como mamografia, tomografia, oftalmologia, eletrocardiograma e angiologia, por exemplo. Em 2019, foram aproximadamente 16 mil faltas em consultas e exames na rede pública de saúde. Além do próprio paciente agendado, as faltas sem aviso prévio prejudicam outros usuários, já que os horários acabam desperdiçados. Além disso, a ausência injustificada acaba por aumentar a fila de espera e a demora de agendamentos para outras pessoas.

REVITALIZAÇÃO DE ESCOLA

Através do programa ‘Orgulho de Volta’, mais uma unidade escolar de Volta Redonda foi revitalizada e entregue a população. As melhorias na Escola Municipal Amaral Peixoto vão beneficiar os mais de 430 alunos que estudam no local. A equipe da Secretaria de Educação (SME) realizou a pintura geral da unidade, sendo contempladas as salas de aula, sala de informática, refeitório, corredores e também a área externa. A Escola Municipal Amaral Peixoto não recebia este investimento desde 2008. A unidade conta com 16 turmas de Ensino Fundamental Anos Iniciais, sendo oito turmas pela manhã e oito à tarde.

AGENTES E OPERADORAS DE TURISMO

As belezas naturais e os atrativos históricos e culturais de Angra dos Reis foram apresentados pela equipe da TurisAngra aos agentes e operadoras de turismo que participaram do Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O evento foi realizado na terça-feira, dia 10, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro.

CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA O TURISMO

A Prefeitura de Volta Redonda realizou na noite de terça-feira, dia 10, o início do Ciclo de Capacitação para o Turismo, com a primeira aula sobre a História de Volta Redonda. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), na Biblioteca Municipal. Mais de 50 guias de turismo da cidade participaram do ciclo. A capacitação faz parte do programa ‘Orgulho de Volta’ da Prefeitura Municipal.

SOBRE AS AULAS

O Ciclo de Capacitação para o Turismo terá, ao todo, oito aulas – sendo seis aulas teóricas e duas práticas – sobre as fazendas históricas e cidade operária e núcleos originais. As aulas são ministradas pelo professor de história Anderson Couto, também chefe de gabinete da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Os participantes serão certificados pela Fundação.

AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA

Universitários do curso de Biologia do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) terão a oportunidade de participar no sábado, dia 14, às 8 horas, de aula prática sobre transplante e realocação de mudas. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e acontece no Horto Florestal Municipal, situado na Água Comprida, no bairro Vila Nova.

PRIMEIRA EDIÇÃO

Esta é a primeira edição da aula prática, mas a expectativa do secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, é realizar no decorrer do ano, outras atividades direcionadas aos universitários e alunos do município. “Nossa intenção é compartilhar experiências e contribuir no aprendizado desses jovens que logo estarão chegando ao mercado de trabalho. O momento também será oportuno a novos conhecimentos e a interação, para nós, da Secretaria”, disse.

VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE

Na terça-feira, dia 10, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa foram a campo para imunizar bezerras com idade entre três e oito meses contra a brucelose. A ação conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e dá início a primeira etapa da campanha, que segue até 30 junho. Aproximadamente 900 animais serão vacinados por fases, de forma gratuita.

LANÇAMENTO DO PRATO VEGETARIANO

Foto: Felipe Carvalho/Secom/VR


O prato vegetariano, lançado ontem, dia 11, no Restaurante Popular de Volta Redonda, conquistou os muitos frequentadores do local. Em apenas duas horas do início do serviço, as cinquenta porções de proteína vegetal oferecidas esgotaram. A partir desta semana, toda quarta-feira haverá uma opção vegetariana diferente, além da tradicional proteína animal, para acompanhar a guarnição do cardápio diário.

PRIMEIRA VIGÊNCIA DO BOLSA FAMÍLIA

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, convoca os beneficiados do programa Bolsa Família para o acompanhamento referente à primeira vigência do programa para 2020. Os beneficiados do programa Bolsa Família devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o acompanhamento de saúde. O prazo para o acompanhamento segue até junho.

DIREITO AO BENEFÍCIO

Em Barra Mansa são atendidas aproximadamente 13 mil pessoas. Para verificar se a pessoa tem direito ao benefício do Bolsa Família é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro. É necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência (conta de água e luz); certidão de nascimento ou casamento (de todos os moradores da casa); RG; CPF; título eleitoral; carteira de trabalho (página com foto, data de emissão e último contrato de trabalho); comprovante de renda ou aposentadoria; pensão alimentícia; BPC LOAS; seguro desemprego; contra cheque; declaração escolar (até 17 anos) e cartão de vacina (até 07 anos).

RIO ARTES MANUAIS

A Prefeitura de Barra Mansa reuniu na manhã de ontem, dia 11, os sete artesãos municipais selecionados para participar da 14ª Rio Artes Manuais, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O evento acontecerá entre os dias 18 e 22 deste mês, com a expectativa de um público que pode chegar a 40 mil pessoas. Ao todo, 92 municípios do estado participarão da iniciativa que visa expandir o trabalho dos profissionais, além de incentivar a economia criativa, com palestras e oficinas sobre a arte manual. O evento é considerado a principal feira de capacitação em artesanato do país e esse ano traz o tema “Conexões”, com o objetivo de promover a conexão do artesanato ao digital através de negócios.

EXPOSIÇÃO

O Corredor Cultural da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) está recebendo a exposição da artista plástica Dirlene Tavares. A mostra vai ficar no espaço até dia 10 de abril. Ao todo, estão expostas oito telas com técnica em acrílico da artista. O local fica aberto ao público de 8h30min às 17 horas no Colégio Getúlio Vargas. O objetivo da exposição é criar a interação do mundo artístico e cultural com o ambiente escolar, incentivando os alunos a desenvolver o senso crítico e aprimorar o olhar artístico. Além da exposição, a artista vai realizar um momento de interação com os alunos abordando as suas técnicas e aproximando o interesse através da arte.

ALERTA

Por determinação de medida provisória do Governo Federal, a carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) não é mais um documento oficial de identificação que o eleitor pode apresentar à Justiça Eleitoral para requerer serviços como emissão, transferência ou segunda via de título eleitoral. A Medida Provisória 905/2019, revogou o inciso II do artigo 2º da Lei 12.037/2009, que incluía a CTPS entre os documentos que atestam a identidade civil dos cidadãos brasileiros.

NO RITMO DO CHORINHO

Após o retorno para a temporada 2020 ocorrido na última semana, o Projeto ‘Música na Feira’ de Resende continua no próximo domingo, dia 15, com mais atrações. Na segunda edição deste ano, a programação tem o ritmo do chorinho com o grupo Nó nas Cordas. O ‘Música na Feira’, que se tornou tradicional no município, é realizado através da parceria entre a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

MANDADO DE PRISÃO

Ontem, uma diligência da Polícia Militar na Rua Izalino Gomes da Silva, no Paraíso, em Barra Mansa, terminou com um homem preso. Segundo a equipe, eles foram até o bairro checar denúncia de tráfico. Um homem foi avistado, porém, revistado, nada de ilícito foi encontrado com ele. Porém, após consulta no sistema, foi verificado um mandado de prisão em aberto contra o mesmo, por motivo não informado. Diante dos fatos, ele foi encaminhado para a 90ª Delegacia de Polícia (DP) para as medidas necessárias.

CORREÇÃO DE DATA

Na edição do A VOZ DA CIDADE de quarta-feira, dia 11, por um erro nosso, divulgamos que a nova turma do programa ‘Piloto Cidadão’, um projeto gratuito para crianças e jovens com idades entre oito e 15 anos aprenderem como pilotar um kart teria início do sábado, dia 14. No entanto, a próxima turma do programa ‘Piloto Cidadão’ será iniciada no dia 14 de abril e as inscrições seguem abertas. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (24) 98865-0040, (21) 98865-0257 ou (24) 3341-0750.

Um Fato na Foto

Admirando a própria beleza

Foto: Fábio Guimas

Avistar um tucano tem sido algo cada vez mais comum para os barra-mansenses. E por mais que seja uma rotina, algumas pessoas não se cansam de vê-lo e admira-lo quando ele passa voando ou pousa em algum lugar. Dessa vez, a ave se avistou no reflexo de um prédio na Rua Juiz Antônio Ciani, no Centro de Barra Mansa, ao lado do Parque Centenário, mais conhecido como Jardim das Preguiças, e também se admirou com o que viu. Enquanto bicava o vidro e tentava ‘pegar’ seu próprio reflexo, outro tucano voava ao redor observando o que estava acontecendo. E ao mesmo tempo em que muitos passavam distraídos, outros olhavam para cima, admirados com o tucano brincando consigo no reflexo.

error: Conteúdo protegido !