Notas & Notas – 11 de setembro de 201

0

PROGRAMA DE DESCARTE DOS RESÍDUOS DE ÓLEO VEGETAL

Foto: Divulgação


Desde o início do segundo semestre de 2019, as escolas municipais de Barra Mansa estão participando do programa de Bonificação e Prêmios, que visa o combate ao descarte incorreto do óleo vegetal usado. As unidades que atingirem as maiores pontuações serão beneficiadas com recompensas que vão de material de escritório até eletrônicos. Cinco escolas já estão inseridas na atividade. Outro objetivo da ação é garantir a conscientização dos estudantes, mostrando que o óleo de cozinha, se descartado de forma incorreta, trará sérios prejuízos ao meio ambiente.

ESCOLAS PARTICIPANTES

As escolas Eulália Gouveia (Vila Independência), Antônio Pereira Bruno (Goiabal), Prefeito Luiz Amaral (Santa Clara), Clécio Penedo (Nova Esperança) e Argemiro de Paula Coutinho (São Luiz) já são participantes da atividade, outras dez já assinaram o termo de parceria e terão o projeto inserido nesta ainda nesta semana.

LITROS ARRECADADOS

O óleo vegetal está sendo recolhidos através de bombonas personalizadas, que servirão de postos de coleta para os moradores. As escolas serão pontuadas por litro arrecadado, podendo acumular e trocar por prêmios e materiais para serem usados na unidade de ensino. São materiais didáticos, escolares, de escritório, de limpeza, de cozinha, esportivos e eletroeletrônicos. O programa é realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e pela Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (Coopcat). Após coletado, o óleo passará por uma triagem na Coopcat, onde será retirada todas as impurezas. Posteriormente, essas sobras serão descartadas na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e o material limpo vai para uma empresa de reciclagem no Rio de Janeiro.

CDL VAI COMEMORAR 50 ANOS COM FESTA 

Cinquenta anos de história precisam ser comemorados em grande estilo. E não poderia ser diferente. No dia 19 de setembro a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) vai realizar uma grande festa para associados e convidados para celebrar cinco décadas de muito trabalho, completadas agora em setembro. As comemorações serão no espaço de festa Galpon, na Casa de Pedra. Será uma noite de para celebrar o jubileu de ouro junto com todos que fazem Volta Redonda prosperar, com esse perfil empreendedor.

ENTREGA DA CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO

A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur/TurisRio), informa que acontece nesta sexta-feira, 13, a entrega da Carteira Nacional do Artesão, às 10 horas, na Casa da Cultura. Apenas o próprio artesão pode receber a carteira, mediante um documento de identificação. Para aqueles que não puderem comparecer, as carteiras vão estar disponíveis na sede do Programa de Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro, mediante agendamento. Com a Carteira Nacional do Artesão o portador pode participar de feiras nacionais e internacionais de artesanato, além de obter desconto na compra de matéria-prima e insumos nas lojas parceiras do programa. Mais informações na Secretaria de Cultura, que fica no Cinema da Praça, das 9 às 17 horas, ou pelo telefone: 24.3371-7412.

COLETIVOS DE PENEDO

Visando a segurança da população, a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Itatiaia determinou, desde o último dia 5, a restrição do trânsito na ponte sobre o Rio das Pedras, localizada na Rua das Laranjeiras, em Penedo, para veículos com peso brutal total acima de seis toneladas. Diante dessa decisão, está proibido o itinerário do transporte coletivo urbano e intermunicipal, que transitam pelo local para acessar a Avenida Casa das Pedras. A partir de agora, os utilizadores deverão percorrer pela Avenida Brasil em direção ao bairro Nova Penedo, sentido portal de entrada de Penedo, onde dará acesso a Avenida Casa das Pedras e prosseguir o trajeto usual.

UBS DE FALCÃO É REFORMADA

A Prefeitura de Quatis confirmou a conclusão das obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde em Falcão, distrito da zona rural de Quatis. Através da ampliação recém-concluída, a prefeitura construiu uma área aproximada de 30 metros quadrados para a realização de atividades educativas e mais um banheiro, implantou uma dependência destinada especificamente ao armazenamento de resíduos sólidos; realizou serviços de pintura interna e externa, além de ter feito reparos nos sistemas de energia elétrica e rede hidráulica e colocado o piso antiderrapante. O posto de Falcão funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, oferecendo atendimento ambulatorial e odontológico.

GAROTA EXAPICOR TEM VOTAÇÃO ON-LINE

Foto: Divulgação / Montagem: Idelfonso Pinheiro


O concurso ‘Garota Exapicor 2019’ chegou à etapa de votação popular pela internet, através do site www.exapicor.com.br. São 11 candidatas e a mais votada pela internet receberá 20 pontos, que serão atribuídos à soma da pontuação individual geral do concurso. A votação on-line segue até o dia 20. Na etapa preliminar as candidatas passaram por uma comissão julgadora avaliando os quesitos beleza, simpatia, postura, desenvoltura e oratória. Elas receberam de 5 a 10 pontos e nesta segunda etapa, a mais votada receberá mais 20 pontos, enquanto a segunda mais votada terá 10 pontos e a terceira 5 pontos. A candidata eleita participará de todas as atividades da Exapicor, como visita aos estandes e a abertura de shows. Em 2018, a Missa Exapicor foi Juliana Constâncio, eleita através de votação on-line com 70 mil votantes.

REVITALIZA RESENDE

Foto: Divulgação


As obras da praça do bairro Jardim Alegria, na região da Grande Alegria, seguem em andamento através do programa Revitaliza Resende. As intervenções entraram em fase final neste mês. A obra contemplou a instalação do pavimento de intertravados, pista de caminhada, banheiros, quiosque, recuperação dos alambrados, paisagismo, além da iluminação pública, que será de LED.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A cidade de Valença está entre as cidades participantes do Programa Inova-San, um projeto que visa identificar, estimular e contribuir na formação de jovens talentos universitários que desejam empreender em desafios de impacto social e tecnologia. As etapas presenciais serão realizadas nas cidades de Valença, Volta Redonda e Resende. Em Valença, as atividades acontecerão no Centro Universitário de Valença (UniFAA) tendo início neste sábado, 14. As inscrições ficarão abertas até o dia 22 de setembro, podendo ser feitas pelo site www.inovasan.com.br, onde também é possível acessar o regulamento. Podem participar estudantes matriculados em instituições de ensino superior de diversas cidades do Sul-Fluminense.

INOVA-SAN

Inova-San é uma grande competição de negócios, criada pelo Instituto Nissan, e envolve três eixos: mobilidade inteligente, meio-ambiente e negócios sociais. Os alunos inscritos são divididos em grupos de três a cinco pessoas, que deverão inscrever ideias e propostas de soluções que observem o tema proposto e se enquadrem nas três categorias citadas. Elas foram alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Depois de apresentadas, as ideias se tornarão projetos e os participantes serão orientados por professores, que acompanharão os grupos com encontros semanais, seguidos de tutorias com profissionais experientes no mercado.

MANUTENÇÃO EM PINHEIRAL

A Cedae vai realizar nesta quinta-feira serviços de manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município de Pinheiral.  As intervenções terão início às 8 horas e devem ser concluídas até as 17 horas do mesmo dia. Durante este período, a ETA será retirada de carga, interrompendo a produção de água.

RETOMADA DO ABASTECIMENTO

O abastecimento será retomado imediatamente apos a conclusão do serviço, mas pode levar até 48 horas para se restabelecer totalmente em alguns pontos, como ruas altas. Moradores de imóveis que dispõem de sistema de reservação (caixas d’água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento, mas mesmo assim, a Companhia pede que utilizem água de forma equilibrada e adiem tarefas que exijam grande consumo.

RECUPERAÇÃO DE CARRO FURTADO

A Guarda Municipal de Volta Redonda recuperou na segunda-feira, um veículo que havia sido furtado, depois de ter sido alertada por moradores. O carro estava estacionado na Avenida 17 de Julho, no bairro Aterrado. Os moradores acharam suspeito o abandono do veículo, que estava estacionado há quase duas semanas na via e chamaram a viatura da Guarda Municipal. Os guardas foram ao local, consultaram o sistema nacional de trânsito, onde constava a denúncia de furto na base nacional de cadastro. Após a confirmação da informação, o veículo foi removido para a 93ª Delegacia Policial para as devidas providências, localizar o proprietário e fazer a devolução.

CAPACITAÇÃO PERMANENTE DE PROFISSIONAIS

A capacitação permanente do funcionário público é um dos compromissos da atual gestão em Volta Redonda. Atuando neste setor, a prefeitura conta com o Departamento de Qualificação e Treinamento da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que entre janeiro e setembro deste ano, capacitou 521 profissionais. O departamento da Fevre trabalha em parceria com a Escola de Governo, implantada em abril de 2017. Neste ano, a fundação ofereceu quase 30 cursos abordando temas como ‘Ética e Relacionamento’, ‘Líder de Alta Performance’, curso para recepcionistas, ‘Estação de Vivência e Experiência’, ‘Líder de Portaria e Controle de Acesso’, curso de liderança, curso de informática e ‘Práticas de Atendimento ao Público’.

REFORÇANDO SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192) ganha o reforço de 866 novas unidades para o atendimento à população em todo o país. Os veículos servirão à população atendida em 672 municípios brasileiros em 24 estados. Até o final do ano, o Ministério da Saúde vai liberar mais 199 unidades, totalizando de 1.065 ambulâncias novas. O investimento total da iniciativa do Ministério da Saúde é de R$ 199,7 milhões.

SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO

Em comemoração ao Dia do Administrador a Faculdade Sul Fluminense (Fasf), em Volta Redonda, realiza uma semana especial. A programação gratuita é voltada para o publico em geral, as inscrições podem sem feitas em http://bit.ly/2kzQqZ1.  Amanhã haverá a palestra ‘O Suicídio em Ambientes Corporativos’ com representantes do CVV (Centro de Valorização da Vida) no Auditório do ICT – a partir das 19 horas.

SAC PARA UBER

Os aplicativos de transporte particular de passageiros, como o Uber, podem ter que disponibilizar Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) por telefone e que funcione 24 horas por dia. É o que determina o projeto de lei 704/19, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou, por 45 votos a 4, ontem, em discussão única. O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

MATERIAL PARA JOGOS DE CONTRAVENÇÃO

Em mais uma investida contra os jogos de contravenção em Volta Redonda a Polícia Militar deteve uma pessoa e apreendeu material para apontamento do jogo do bicho. A ação ocorreu na segunda-feira, dia 9, no bairro Vila Santa Cecília.

SELETIVA PARA FUTSAL

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Pinheiral está realizando seletiva para formar a equipe de futsal de Pinheiral. A seleção acontece no Ciep Dom Martinho Schueld, no Centro. A equipe de futsal da cidade será composta por adolescentes e adultos divididos em categorias como o Sub-17, Sub-20 e adultos. Mais informações poderão ser obtidas no Departamento de Esportes, situado na Secretaria de Educação, na Rua Nini Cambraia, nº 291, Centro, ou ainda pelos telefones (24)3356-0263/(24)99947-7534.

CIEE ANUNCIA VAGAS DE ESTÁGIO

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)  abre vagas de estágio para Ministério Público Inclusivo na região Sul Fluminense. Os interessados devem enviar os currículos e laudo médico com CID para o email [email protected]. Há vagas para Angra dos Reis, Barra do Piraí, Volta Redonda para estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Médio, a carga horária é de segunda a sexta das 14 às 18 horas, com remuneração de R$ 600 e auxílio-transporte.

Um Fato na Foto

Últimos detalhes para impressão de jornal

Foto: Fábio Guimas

Alunos da rede estadual e municipal de ensino de Barra Mansa acompanhados de suas respectivas diretoras estiveram no jornal A VOZ DA CIDADE, ao lado da tenente-coronel Luciana Rodrigues, que comanda o 28º Batalhão da Polícia Militar. Na ocasião, foram acertados os últimos detalhes para a impressão do jornal informativo ‘Se Liga ai’, que irá circular nas escolas. De acordo com a comandante, os alunos inseridos no programa confeccionarão um informativo contendo entrevistas, notícias sobre eventos, passatempo, além de quadrinhos. Tudo sobre o cotidiano escolar e os trabalhos realizados pela ronda escolar. A intenção é que o projeto se expanda para as áreas de atuação do 28º Batalhão: Barra Mansa, Volta Redonda, Rio Claro e Pinheiral.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !