Notas & Notas

0

 ENCONTRO REGIONAL

Ontem, o município de Barra Mansa sediou o XVI Encontro Regional do Médio Paraíba e da Baía da Ilha Grande de Conselheiros Tutelares. O evento, promovido pela Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, foi realizado no Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, no Centro, e teve como principal objetivo buscar o aprimoramento do trabalho em rede e a criação de vínculos entre o colegiado, além de ampliar o conhecimento dos conselheiros e esclarecer dúvidas acerca de situações vivenciadas. Estiveram presentes ao encontro profissionais dos municípios Angra dos Reis, Volta Redonda, Itatiaia, Varre e Sai, Nilópolis, Mangaratiba, Rio Claro e São Pedro da Aldeia. O encontro recebeu a psicóloga Ana Calado e o presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Rodrigo Ramalho de Almeida, numa palestra que abordou temas como intersetorialidade e afins.

GEOGRAFIA DIGITAL

A Escola Municipal Rubens Machado, do bairro Vale Verde, em Volta Redonda, tem usado a tecnologia a favor dos estudantes. Com a ajuda de um aplicativo chamado “Plickers”, a partir de orientação da Secretaria Municipal de Educação (SME), o professor de geografia está aplicando provas digitais nas turmas do 7º ano. A ideia de usar o novo método surgiu após um projeto de sustentabilidade que visava a economia de papel. Os alunos aprovaram a novidade. Segundo o professor Everton Jardim, a avaliação é feita por meio de um cadastro num aplicativo onde as perguntas ficam registradas.

SAEE CONSERTA VAZAMENTO DE GRANDE PORTE

Na manhã de ontem, por volta das 8h30min, uma força tarefa de equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) conseguiu localizar através de pesquisas um vazamento de grande porte na rede adutora de diâmetro 500 mm, na Rua Otávio Júnior, na divisa dos bairros Voldac e Retiro. A adutora estava desaguando na rede de águas pluviais, prejudicando a chegada de água na elevatória Artur Gonçalves, que é responsável pelo abastecimento do complexo Vila Brasília e os bairros Santa Cruz e Santa Rita do Zarur. Equipes já iniciaram a manutenção no local e o abastecimento se normalizará gradativamente durante o dia, assim que for finalizado o reparo. O Saae-VR informou ainda que este vazamento é responsável por problemas ocorridos nos últimos dias no abastecimento de bairros como Belo Horizonte, Fazendinha, Santa Cruz e outras localidades.

IMPACTO DE VIZINHANÇA”

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR), começou a debater esta semana os temas do projeto referente ao Estudo do Impacto de Vizinhança (EIV) para novos empreendimentos no município. A aprovação da Lei é exigência do governo federal. O primeiro debate ocorreu teve a participação de integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). Além de representantes da a sociedade civil. Este projeto, aberto a sugestões e críticas, será posteriormente enviado à Câmara Municipal de Vereadores para ser votado e aprovado.

MINIMIZANDO CONFLITOS 

O projeto, caso vire lei, torna obrigatório que novos empreendimentos sejam submetidos ao Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Entre as atividades com maior possibilidade de análise estão: supermercados, edifícios e  loteamentos residenciais acima de 200 unidades, entre outros. O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Nascimento, avaliou a importância da nova legislação em discussão: “É importante ter um instrumento que discuta os critérios para o desenvolvimento desse espaço público, para que o sistema de transporte urbano seja maximizado e as pessoas possam se deslocar com mais facilidades para as suas atividades diárias”.

AMPLIAÇÃO DOS MÓDULOS

Como parte das ações do prefeito Ednardo Barbosa, visando melhorar os serviços oferecidos na área da saúde de Pinheiral, tiveram início as obras de reforma e ampliação dos módulos do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro São Jorge e Cruzeiro. Na unidade do bairro São Jorge, cerca de sete mil moradores dos bairros Varjão, São Jorge, Planalto do Sol e Vale do Sol serão beneficiados com a reforma. Com prazo estipulado em 90 dias, a previsão é que os serviços sejam concluídos em 60. Desde a última segunda-feira, dia 16, o atendimento do módulo foi totalmente transferido para o PSF do bairro Bela Vista/Rolamão.

AULA DE INAUGURAL DE DANÇA DE SALÃO 

O presidente da Câmara de Vereadores, Roque Cerqueira e a diretora do Câmara Cultural, Ana Paula Bernardi, participaram, na noite da última quarta-feira da aula inaugural de dança de salão. As aulas gratuitas para a comunidade é uma iniciativa da Câmara Municipal de Resende por meio do programa Câmara Cultural. “Em mais uma iniciativa com o intuito de trazer mais cultura para os resendenses, o programa Câmara Cultural está com inscrições abertas para aulas gratuitas de dança de salão”, disse Ana Paula, informando que as aulas serão ministradas pelo professor Roger. “As aulas de dança de salão podem ser uma grande oportunidade para aqueles que apreciam a atividade e para quem quiser dar os primeiros passos na dança”, informou.

INSCRIÇÕES

As aulas acontecem todas as quartas e sextas, em dois horários de 19 às 20 horas e de 20 às 21 horas no terceiro andar do prédio do Plenário, na Rua Padre Couto, 10, no Centro Histórico da cidade. As inscrições podem ser feitas na sede do plenário da Câmara, Rua Padre Couto, 10, no Centro Histórico de Resende. Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone 3360-6101 ou enviar um e-mail para [email protected]. Há 50 vagas disponíveis – com preferência para 25 casais.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA 

As aulas de dança de salão são parte de um amplo leque de atividades culturais gratuitas, oferecidas pelo Programa Câmara Cultural – mantido pela Câmara Cultural de Resende. A diretora do programa destaca a valorização da cultura por parte da atual presidência da Câmara Municipal. “É fundamental enfatizar a grande valorização que a Cultura por parte da atual presidência da Câmara Municipal de Resende, na figura do vereador Roque Cerqueira. Ele é, sem dúvidas, um dos maiores incentivadores da Cultura em Resende e tem ciência do quanto ela pode ser decisiva na vida das pessoas e em prol de uma sociedade melhor”, enfatiza Ana Paula. O Programa Câmara Cultural é conhecido na cidade por organizar diversas atividades culturais gratuitas para a população. Apenas durante todo o ano de 2017 foram mais de 20 atrações oferecidas entre palestras, workshops, exposições, fora as festividades específicas que fazem parte do calendário oficial do município, como a Semana do Nordestino, a Semana do Brincar, entre outras.

AAP-VR

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda participará da Campanha Nacional de Vacinação. O local o Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte (CPSI), a partir do dia 24, funcionando de segunda a sexta, de 8 às 17 horas. O público alvo dessa campanha são pessoas idosas – acima de 60 anos – e profissionais da área de saúde. Pessoas que possuem reação alérgica à proteína do ovo e pessoas que tiveram, ou tem, a Síndrome do Guillain-Barré (doença autoimune que afeta o sistema nervoso) não devem se vacinar.   A campanha de vacinação irá até o dia 30 de maio. As documentações necessárias são: carteira de identidade, cartão de vacinação e carteira do conselho profissional (apenas para profissionais da área da saúde).

PRAÇA REVITALIZADA

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable entregou no início da noite de quinta-feira, dia 19, a revitalização da Praça Manoel Pereira de Pinho, em frente ao Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, no bairro Boa Vista II. Os serviços de manutenção fazem parte das ações que vêm sendo desenvolvidas pela subprefeitura da Região Leste como tapa-buracos, manutenção elétrica, roçada, capina, recolhimento de carros abandonados, sinalização viária, entre outras. A Orquestra de Jazz do projeto Música nas Escolas animou os presentes com uma mistura de música clássica com samba de gafieira. O evento contou com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Na ocasião, o subprefeito Marco Chiesse foi apresentado aos moradores.

GPS PARA VEÍCULOS DO SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa adquiriu GPS’s para os veículos utilizados na autarquia. A compra tem como principal motivo monitorar os serviços realizados e aumentar o rendimento dos funcionários. O GPS foi instalado em 41 veículos que estão a serviço do Saae-BM, todos eles sendo monitorados da mesma forma por uma equipe de controle através do dispositivo. O equipamento fornece a localização, a velocidade em que o automóvel se encontra e alerta caso esteja acontecendo algo de imprevisto com o veículo.

UM FATO NA FOTO

ALERTA

A morte de um macaco em Barra Mansa está sendo investigada pela Secretaria Municipal de Saúde. O animal foi encontrado sem vida na manhã de ontem, na Rua Nestor de Carvalho, no bairro Vila Independência. Ele foi recolhido e seria transferido para o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro, para que exames que especificarão a causa da morte fossem feitos. Por conta da circulação do vírus da febre amarela na região, existe a suspeita de que o primata possa ter sido vítima da doença. Os macacos são sentinelas naturais e, assim como os humanos, são vítimas. Eles não transmitem e servem para saber que o vírus está presente no local.