Notas & Notas

0

CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

Visando o controle do crescimento da população de rua e na saúde dos animais, a Prefeitura de Volta Redonda dobrou o número de vagas para esterilizações cirúrgicas de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo dados do órgão, desde o ano passado são disponibilizadas 20 vagas; dez pela manhã e dez à tarde, de segunda à sexta-feira. O procedimento é gratuito e exclusivo para moradores de Volta Redonda. Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, a castração de cães e gatos atinge diversos objetivos. Disse ainda, que a castração também pode causar mudanças comportamentais nos animais.

AGENDA PARA CASTRAÇÃO – nota de continuação

Para agendar a castração de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses de Volta Redonda, o morador da cidade deve ligar para o número (24) 3339-4555 ou comparecer no CCZ – Avenida Paulo Erley Alves Abrantes, 1.323, no bairro Três Poços, entre 8 e 17 horas. No momento do agendamento será fornecido um número de protocolo que vai permitir o proprietário do animal a obter as informações do cadastro, inclusive a posição que ocupa na fila de espera. E para a realização da cirurgia é necessária apresentação de comprovante de residência.

DOIS MIL

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR) atuou dentro da Companhia Siderúrgica Nacional ontem com objetivo de imunizar dois mil funcionários da empresa contra a febre amarela. “Vamos imunizar os funcionários que estão com o cartão de vacina desatualizado”, afirmou a coordenadora da Atenção Básica, Anna Carolina Guimarães Braga.

ATENDIMENTO

O secretário Municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, disse que a oferta de vacinas contra a febre amarela em empresas, universidades, escolas e outros grupos, visa atender o público que não pode comparecer às unidades da Atenção Básica no horário comercial. “Estamos trabalhando para imunizar 225 mil pessoas, para isso, fornecemos as doses e levamos onde o público está”, disse Alfredo Peixoto.

FEIRA MIX

Está marcada para este domingo a Feira Vem Pra Brasil, das 9 às 20 horas, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. O evento faz parte do calendário de feiras do programa de artesanato de Volta Redonda, realizado em parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. De acordo com a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, o público poderá conferir uma feira mix, com diversas opções, como moda sustentável, gastronomia artesanal, antiguidades e o tradicional artesanato da região.

PALESTRA

Os Agentes de Combate às Endemias e Supervisores Gerais e de Campo da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Barra Mansa participaram na manhã de ontem da palestra ministrada pelo técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, Luis Carlos Vasconcellos, no Parque Natural Municipal de Saudade. Durante a palestra, os participantes foram orientados sobre as ações de prevenção e controle às Arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e febre amarela. O objetivo foi qualificar os agentes para o trabalho no campo.

CAPACITAÇÃO

O técnico da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Luis Carlos Vasconcellos informou que o curso foi uma preparação para que o município receba a capacitação dos Agentes de Combate às Endemias. A partir dos dias 26 e 27 deste mês, os agentes serão acompanhados por uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde visando desenvolver em Barra Mansa os programas do Controle de Vetores. Esse curso será aplicado nas segundas e terças também nos seguintes dias do mês de Abril: 9 e 10; 16 e 17; e 23 e 24. Na semana entre os dias 2 e 6 de Abril, os agentes também receberão uma capacitação completa com duração de 40 horas, entre cursos teóricos e acompanhamento em campo nos domicílios.

MANOBRA DO EXÉRCITO EM QUATIS

Os exercícios de manobras praticados por cadetes do quarto ano da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) serão realizados em Quatis até o próximo dia 23. As manobras foram autorizadas pelo prefeito Bruno de Souza (MDB) e durante os exercícios, os cadetes vão utilizar as dependências das instalações de cinco imóveis do município. A contrapartida do Exército pela cessão dos prédios públicos na cidade será a prestação de serviços na área da saúde, os quais ainda estão sendo definidos entre os oficiais da instituição e a Secretaria Municipal de Saúde.

PERMISSÃO DE USO

A Academia Militar recebeu do prefeito permissão de uso das instalações da Estação de Tratamento de Água, galpão próximo ao prédio da prefeitura, estação ferroviária do bairro São Benedito, ginásio poliesportivo do bairro Nossa Senhora do Rosário, e os antigos galpões da CBPO, no começo da estrada de acesso a São Joaquim, cuja administração atual é coordenada pela prefeitura. Para o prefeito Bruno de Souza, as parcerias com o Poder Executivo ajudam a ampliar os serviços aos cidadãos.

MANOBRAS

Em razão das manobras do exército em Quatis, já é intenso o movimento na cidade causado pela circulação de viaturas da Aman, o deslocamento das tropas e até mesmo o disparo de tiros de festim. Na última terça-feira, por exemplo, um helicóptero sobrevoou o Município e alguns exercícios ocorreram no bairro Jardim Independência. O chamado “QG”, local onde fica concentrado o comando dos exercícios, se localiza nos galpões da CBPO. A autorização visando à realização das manobras na cidade foi solicitada ao prefeito Bruno de Souza pelo tenente coronel Flávio Schimitz Júnior, instrutor chefe da seção de instrução especial da Aman.

SAAE ITINERANTE

Neste sábado, dia 17, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, de Barra Mansa (Saae-BM) realiza de 9 às 14 horas a segunda edição do Saae Itinerante na Associação de Moradores do bairro Vista Alegre. A ação será na Rua José Fernandes Viana, 88, Vista Alegre (em frente ao campo). O evento possibilitará aos usuários dos bairros Vista Alegre, Loteamento Sofia, Loteamento Chinês, Vila Nova, Loteamento Belo Horizonte, Loteamento Aiuruoca sanar dúvidas frequentes, abrir processos, imprimir 2ª via de conta, entre outras situações.

LISTA DOS APROVADOS  

Foi divulgada a lista dos aprovados da 19ª Turma do Pré do Movimento pela Ética na Política (MEP) 2018, de Volta Redonda. Vale ressaltar que, dos 80 inscritos, 50 conquistaram a vaga. Para os responsáveis pelo projeto, foi bonito ver a alegria estampada nos rostos dos aprovados quando localizaram seus nomes na lista. Dandara Real, que é engenheira florestal e ex- voluntária como professora de inglês no Pré- Vestibular Cidadãos aos 15 anos, declarou que essa é, na verdade, a primeira vitória dos estudantes antes do Vestibular. Os inscritos da lista de espera foram convocados para o dia 2 de abril para avaliação.

CONTAS DA AAP-VR

Trezentos e vinte e três associados da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (APP-VR) aprovaram na tarde de ontem, em sua sede, a prestação de contas relativa ao ano passado e a previsão de gastos para este ano, proposta pelo presidente Ubirajara Vaz. A votação foi por unanimidade. Segundo os números apresentados por Ubirajara na assembleia, para a realização dos projetos propostos para este ano, a Associação precisará arrecadar R$ 30 milhões, ou R$ 6 milhões a mais do que o conseguido no ano passado. O presidente da AAP-VR elogiou a presença marcante dos associados. “A gente fica muito feliz quando vê este salão lotado, com a participação dos nossos associados. É isso que fortalece qualquer entidade e não é à toa que a nossa é considerada a maior da América Latina”, afirmou Ubirajara Vaz, completando que já promoveu o pagamento da 13ª mensalidade e que as obras para a implantação da Clínica da Mulher, que funcionará no prédio do Centro de Prevenção à Saúde do Idoso (CPSI), no Aterrado, estão a todo vapor.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS

Está marcado para sábado, 17, o jogo de futebol entre os Amigos do Quinto e Sempre Comunidade, em Volta Redonda. O evento, que é uma organização dos moradores do bairro Santa Rita do Zarur, vai acontecer a partir das às 9 horas, em comemoração ao aniversário do vereador Edson Quinto. O jogo será realizado no Campo do Santa Rita do Zarur e visa ainda arrecadar roupas e alimentos que serão distribuídos entre as famílias carentes da comunidade e para as famílias vítimas da enchente do distrito de Amparo, em Barra Mansa. Após a partida será realizado uma grande roda de samba.

UM FATO NA FOTO

TOCANDO EM FRENTE

A imagem acima é do fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas; registrada na Rodovia Saturnino Braga (RJ-155), na altura de Barra Mansa. A música, de Almir Sater: “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais… É preciso amor pra poder pulsar. é preciso paz pra poder sorrir; é preciso a chuva para florir. Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente. Como um velho boiadeiro levando a boiada eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou. Estrada eu sou…”.