Notas & Notas – 31 de janeiro de 2020

0

MURO DE CONTENÇÃO

Obras estruturantes, que deem segurança e proporcionem qualidade de vida aos moradores da cidade. Este é o objetivo das ações promovidas Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/Secretaria Executiva de Obras. Neste sentido, mais um grande passo acaba de ser dado. Teve início nesta semana uma obra aguardada por muitos anos pelas famílias do Morro da Carioca: a contenção e a estabilização de talude entre as ruas Lincoln Corrêa da Silva e Onze de Julho.

SERVIÇOS PREVISTOS

Segundo o secretário-executivo de obras, Alan Bernardo, estão previstos os serviços de drenagem pluvial, retaludamento da encosta, contenção em cortina atirantada, impermeabilização em concreto projetado e plantio de grama. O valor da obra, que está sendo executada pela empresa Verbasco Engenharia e Comércio LTDA, é de R$ 1.293.580,30 e o prazo para conclusão de seis meses.

SITUAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS

O Ministério da Saúde passará a atualizar as informações sobre a situação do novo coronavírus no Brasil diariamente. A informação foi dada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, dia 29, em Brasília (DF). Na ocasião foram atualizados os casos suspeitos do novo coronavírus. Até o momento, nove casos se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

LIMPEZA E REPOSIÇÃO DE PLACAS

Foto: Divulgação


A Divisão de Trânsito de Itatiaia (Detra), ligado a Secretaria Municipal de Ordem Pública reiniciou na segunda-feira, dia 27, um trabalho de manutenção viária em diversos pontos do município. Conforme explica o diretor do Detra, Marcos Almeida, o serviço que Consiste na limpeza das sinalizações e substituição de placas danificadas, tem o objetivo de garantir a segurança de motoristas e pedestres que trafegam pelo município.

SERVIÇO DE LIMPEZA

Dentre as placas que estão recebendo limpeza estão as de regulamentação  e de indicação. Além da limpeza, o município também está fazendo a reposição das placas danificadas. A Divisão de Trânsito fica situada na sede da Secretaria de Ordem Pública. O endereço é Rua Wanderbilt Duarte de Barros, Centro e o telefone de contato é  (24) 3352-1151 Ramais 28 e 30 e (24) 3352 -2110.

REGISTRO DE EMPRESA EMITIDO

Em apenas duas horas, um empreendedor de Volta Redonda pode ter o registro de sua empresa emitido pela Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja) na cidade. Além da agilidade, o processo é gratuito e, por isso, atrai pessoas de outros municípios. “Acontece que em Volta Redonda, além de o serviço ser mais rápido, não há cobrança de taxa. Isso é um atrativo a mais”, disse o coordenador da unidade, Marcos Vieira da Cunha. Com isso, a delegacia de Volta Redonda registrou 11.665 atos em 2019, o que equivale a quase mil por mês.

RODADA DE OPORTUNIDADES

Com o objetivo de criar novas conexões de negócios e promover a junção de conhecimentos, a Prefeitura de Volta Redonda realiza nesta sexta-feira, dia 31, às 14 horas, no Salão Branco do Hotel Bela Vista, o maior evento de negócios na região Sul Fluminense: a Rodada de Oportunidades. O evento visa, ainda, demonstrar ao empresário que é possível fazer negócios na cidade de Volta Redonda, através de parceria público privada. Vale destacar que a prefeitura possui diversos setores que o empresário pode fazer investimento, mas que a maioria não conhece.  A concessão do Zoológico Municipal, o Estádio Raulino de Oliveira, o envelopamento do ônibus elétrico, marketing nos pontos de ônibus e do ‘Tarifa Zero’ são exemplos de espaços que podem ser utilizados nessa parceria público privada.

OPERAÇÃO ‘GUARDA-CHUVA’

A Prefeitura de Volta Redonda realizou na quinta-feira, dia 30, no bairro Siderlândia, mais uma ação da Operação ‘Guarda-Chuva’, que visa minimizar possíveis transtornos causados pelas fortes chuvas que costumam ocorrer nessa época do ano. Equipes da Defesa Civil fizeram panfletagem com informações sobre como agir em situação de emergência. O bairro Três Poços será o próximo a receber a ação. O prefeito Samuca Silva lembrou que durante todo o ano de 2019 foram realizadas inúmeras ações de prevenção e conscientização. “Fizemos uma série de ações de prevenção em áreas de risco para proteger a integridade da população e amenizar os impactos naturais das fortes chuvas”, contou o prefeito.

DISCUTINDO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Gestores públicos e representantes da iniciativa privada lotaram o auditório da Prefeitura de Volta Redonda para participar do Workshop Soluções para Smart Cities. O evento realizado pela Empresa de Processamento de Dados (EPD), em parceria com a empresa Mactech Informática, na tarde de quinta-feira, dia 30, apresentou projetos de tecnologia, implantados ou em desenvolvimento, para as cidades nas áreas de saúde, infraestrutura, mobilidade, segurança ou educação.

CRECHE MUNICIPAL RECEBE CALÇAMENTO

Foto: Divulgação


Será concluída nesta sexta-feira, dia 31, o calçamento de uma parte do pátio da Creche Municipal Maria Bernadete da Silveira Batista – Tia Bernadete, que fica na Rua São José, na Vicentina, em Resende. A obra teve como objetivo gerar mais segurança, conforto e espaço para as crianças transitarem, a direção da unidade fez uma solicitação, para que em todo local, que antes abrigava um tronco antigo, fosse implantado um novo calçamento. Os restos da árvore foram retirados e as equipes da prefeitura optaram pela colocação do piso de intertravados. Após a medida ser colocada em prática, a área, que dá acesso a nova horta da creche, foi ampliada e vai receber corrimão em toda sua extensão.

CAPACITAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Foto: Divulgação


Antes de iniciar o período de aulas, a Prefeitura de Porto Real realizará mais uma etapa do programa de capacitação para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. Os cursos acontecerão no CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes, no bairro Freitas Soares. Auxiliares de serviços gerais, motoristas, monitores de ônibus, cozinheiras, auxiliares e monitores de creche, secretários escolares e auxiliares de secretaria, professores, orientadores pedagógicos e educacionais, receberão informações e treinamentos específicos para suas funções.

CRONOGRAMA

De acordo com o cronograma elaborado pela Secretaria de Educação, que terá início logo no começo do ano letivo. Nesta sexta-feira, dia 31, a partir das horas, acontece a formação para disciplinares, auxiliares de serviços gerais, motoristas, monitores de ônibus, cozinheiras, auxiliares e monitores de creche. Já na próxima segunda-feira, dia 3, acontece à formação para secretários escolares e auxiliares de secretaria, a partir das 13 horas. Enquanto que a capacitação para professores, orientadores pedagógicos e educacionais será às 7, 13 e 18 horas.

PINTURA DE FAIXAS DE PEDESTRES

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran) responsável pelo trânsito em Resende está realizando os trabalhos de reforço da pintura da sinalização gráfica horizontal viária nos arredores das unidades educacionais, além da revitalização de redutores de velocidade. O objetivo é o de garantir mais segurança na travessia dos alunos.

NOVO TELEFONE CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar de Porto Real informa o novo telefone de contato. Os atendimentos podem ser solicitados, 24 horas por dia, através do número: (24) 99852-9992. Já de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, é possível entrar em contato, através do telefone (24) 3353-4339 e no seguinte endereço: Rua 3, nº 51, Imperial Center. O e-mail do Conselho Tutelar é: [email protected].

BLOCO NÃO ME LEVE A MAL

No próximo dia oito o Hotel Bela Vista em Volta Redonda recebe o bloco Não me leve a mal, promovido pela Boate W Club. O evento conta com participação de  Lipe Dj, Léo Mitto, Waguinho e Nigéria e DJ Keire (Deep House). Ingressos à venda nas lojas Hering de Barra Mansa e Volta Redonda. A classificação é de 18 anos.

VISTORIAS DO ‘ESCRITURA FÁCIL’

O programa ‘Escritura Fácil’, de Volta Redonda, está realizando vistorias no bairro Vila Rica/Três Rios. Só na Quadra C do bairro, mais de 200 famílias já foram atendidas. As vistorias contam com equipes formadas por arquiteto ,assistente social e engenheiro civil. O trabalho está sendo realizado com base nas informações passadas pelos interessados durante a primeira fase do projeto. O prefeito Samuca Silva lembrou que o programa está realizando sonho de famílias de regularizar seus imóveis.

RECUPERAÇÃO DE ASFALTO

Durante os doze meses do ano passado, a CCR NovaDutra realizou serviços de recuperação e manutenção em mais de 220 quilômetros de faixas (ou pistas) nos dois sentidos da rodovia Presidente Dutra. No trecho paulista da rodovia, as melhorias foram realizadas em trechos que passam por São Paulo, Guarulhos, Alto Tietê e Vale do Paraíba. Já no trecho fluminense da via Dutra, os serviços se concentraram principalmente na região Sul Fluminense. Também ocorreram melhorias na Baixada Fluminense

MENOR APREENDIDO

Na tarde de ontem, durante patrulhamento de rotina no bairro Siderlândia, em Barra Mansa, policiais militares foram recebidos a tiros por supostos traficantes de drogas que, após os agentes revidarem a ação, fugiram do local. Durante buscas pela localidade, um menor foi apreendido e levado para 90ª DP. Ainda em buscar pelo local, os agentes localizaram uma residência abandonada e em seu interior encontraram uma faca, aparelho celular, duas ‘dólas’ de maconha, duas munições calibre 38, cerca de 500gr de pólvora é 13 ‘miguelitos’ – para furar pneus.

Um Fato na Foto

Encerramento do ‘Janeiro Branco’ em Barra Mansa

Foto: Divulgação

Com o tema ‘Cuidar da Saúde Mental não tem preço’, o Programa de Saúde Mental de Barra Mansa e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) se reuniram na manhã dessa quinta-feira, dia 30, pacientes na Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro. O principal objetivo da ação foi levar à população o tema ‘Janeiro Branco’, período destinado a debates sobre a saúde emocional. Estavam presentes, as instituições que são ligadas ao Programa de Saúde Mental de Barra Mansa, que são o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Espaço Reviver, além do Nasf.