Niterói segue em estado de atenção após temporal e registra ventos de 137 quilômetros por hora

0

NITERÓI

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia do município informa que a cidade está em estágio de atenção desde às 20h15min deste sábado, dia 18, devido a núcleos de chuva e fortes ventos que se deslocaram da Baía de Guanabara em direção a Niterói e se intensificaram ao chegar no município.

A cidade registrou um recorde na velocidade dos ventos em sua história: 137 quilômetros por hora. Em outubro, um evento semelhante ao deste sábado (18) ocorreu na cidade. Desde então, a prefeitura está em contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para a avaliação e análise conjunta do fenômeno.

As equipes da prefeitura estão trabalhando para mitigar os estragos causados pela tempestade e pela ventania. Estão mobilizadas cerca de 300 pessoas de vários órgãos municipais. Até o momento, foram registradas 31 quedas de árvores em diversas regiões da cidade.

O prefeito Axel Grael teve uma reunião com secretários para fazer um balanço dos efeitos do temporal e da ventania na cidade. “Fizemos um balanço e avaliamos os fatos acontecidos nas últimas horas em Niterói. Acabamos de passar por dias de calor muito intenso no Rio de Janeiro e em Niterói. Tudo o que a gente sempre falou sobre a preocupação com as mudanças climáticas não é coisa do futuro. É uma coisa que está acontecendo agora. Niterói foi a primeira cidade a criar uma Secretaria do Clima justamente para antecipar e preparar a cidade para ser cada vez mais resiliente. Tivemos na noite passada uma ventania muito forte e um temporal. Esse temporal ganhou intensidade quando chegou a Niterói. Tivemos o registro de que o vento chegou na cidade a 137 quilômetros por hora. Uma das consequências foi que o palco onde teríamos o show da Marisa Monte acabou caindo. Tivemos árvores que caíram. Tivemos também problemas de queda de energia em diversas partes da cidade. Estamos desde ontem em contato com a Enel e pedimos providências para que a energia seja retomada o mais rapidamente possível”, destacou Axel Grael.

Além da Defesa Civil, estão nas ruas equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) principalmente para cortes de árvores; da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin); além de agentes da Nittrans e da Guarda Municipal.

Vários pontos da cidade estão enfrentando falta de energia. Os túneis, os hospitais Getulinho e Orêncio de Freitas e a Policlínica Sérgio Arouca estão operando com geradores.

Deixe um Comentário