Municípios das Agulhas Negras se programam para a volta às aulas

0

AGULHAS NEGRAS

O mês de fevereiro marca o retorno de boa parte dos estudantes ao ensino. Com a pandemia há distinção entre os sistemas adotados por cada município. Nas Agulhas Negras, a Prefeitura de Resende já definiu o formato adotado para a volta às aulas no próximo dia 8: o sistema híbrido na rede municipal que conta com aproximadamente 14.500 alunos.

Além das medidas sanitárias determinadas com antecedência, a gestão municipal seguirá o estabelecido por uma comissão multidisciplinar composta pela Secretaria de Estado de Saúde, pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, pelo Educar e pelo Conselho Municipal de Educação. Com isso, a rede de Educação terá o retorno das aulas presencias com 30% do efetivo, adotando um sistema híbrido, que mistura as aulas presenciais com o complemento de atividades on-line.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Rosa Frech, a prioridade para as aulas presenciais será dada aos alunos que estão nos últimos anos escolares oferecidos por cada unidade. Estes alunos cumprirão uma carga horária presencial de duas horas e 40 minutos e terão um complemento de forma on-line com uma carga horária estabelecida pelo Ministério da Educação. Pensando nos alunos que não possuem internet em casa, a gestão municipal preparou duas alternativas: na primeira possibilidade, os alunos sem internet terão um horário alternativo para usufruir da internet e computador da escola mediante agendamento. A outra possibilidade é que a escola entregue o material impresso ao aluno.

SISTEMA REMOTO

Em Porto Real, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo convocou pais e responsáveis legais pelos alunos da rede municipal para que nesta segunda-feira, dia 1º, façam a matrícula dos estudantes. As orientações e documentos necessários constam no site do A VOZ DA CIDADE, sabia mais clicando aqui.

As aulas em Porto Real terão início na quarta-feira, dia 3, adotando o ensino remoto. O município conta com 3.565 alunos na rede. As apostilas e o material de estudo poderão ser retirados diretamente nas unidades escolares, a partir do dia 8 de fevereiro. “Através do chamamento será possível organizar o quantitativo e a distribuição regular de estudantes nas unidades escolares”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira de Souza.

Na cidade de Itatiaia, a Secretaria Municipal de Educação definiu que o retorno às aulas para a rede municipal será na terça-feira, dia 2,  e com aulas on-line. O município conta com 5.200 alunos. Para o retorno todos os professores da rede vão passar por capacitação. Os alunos que não têm acesso à internet poderão utilizar apostilas com conteúdo didático fornecido pelas escolas.

AULAS EM MARÇO

Em Quatis, segundo a Secretaria Municipal de Educação, as aulas serão retomadas em sistema remoto a partir do dia 1º de março. O município conta com 2.319 alunos na rede municipal.

A prefeitura ressaltou que o aluno que não possuir computador ou acesso a internet será adotado plano interdisciplinar. “Será disponibilizado o PLEI – Plano de Ensino Interdisciplinar, viabilizando o desenvolvimento de um projeto rico, diversificado e consciente das especificidades locais e individuais, de cada escola e de cada aluno. Se disponibilizado impresso na unidade escolar e também levado até os alunos de zona rural”, finaliza.

Deixe um Comentário