Mundo chega a marca de oito bilhões de pessoas, segundo a ONU

0

BRASÍLIA/INTERNACIONAL

O mundo atingiu a marca de oito bilhões de pessoas hoje, 15, segundo projeção da Organização das Nações Unidas (ONU). Há 12 anos o mundo chegava a marca de sete bilhões. No Brasil somos pouco mais de 215 milhões de pessoas, segundo IBGE. Porém, o crescimento mundial dá sinais de desaceleração.

Em 2050 a projeção é de que existam 9,7 bilhões de pessoas. O mundo mais velho também surge segundo a projeção da ONU. A quantidade de pessoas com mais de 65 anos será igual ao número de crianças com menos de 12 anos.  Até lá, a estimativa é que 61 países diminuam 1% ou mais de sua população devido aos baixos níveis de natalidade e às altas taxas de emigração.

A pandemia de Covid-19 diminuiu em dois anos a expectativa de vida, o que é muito pois retornamos ao mesmo valor de nove anos atrás. Outro dado relevante é sobre a natalidade onde foi verificado que em 1950 cada mulher tinha em média cinco filhos, hoje está em 2,3 filhos.

Até 2050, mais da metade do crescimento da população se concentrará em oito países, a maioria do continente africano: Congo, Egito, Etiópia, Nigéria, Tanzânia, além de Índia, Paquistão e Filipinas. Em 2023, por exemplo, a Índia já vai superar a China como o país mais populoso do planeta.

Daqui a cerca de 60 anos, ou seja, em 2080, a população da terra será próxima de 10,5 bilhões de pessoas. E a expectativa é estabilizar nesse nível até o final do século.

Para a ONU as contas podem ter uma margem de erro de um ou dois anos, já que é difícil calcular o número de pessoas com precisão.

Sobre a marca de oito bilhões de pessoas, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que é um número importante no desenvolvimento humano, até porque em 1950 eram 2,5 bilhões de pessoas na terra e o crescimento é resultado de um aumento gradual de “longevidade graças aos progressos da saúde pública, nutrição, higiene e da medicina”.

NO BRASIL

No  Brasil, segundo o IBGE, o pico populacional será atingido em 2047 com pouco mais de 233 milhões de pessoas. E será a partir daí que a população brasileira passará a diminuir lentamente.

 

33 linhas

Deixe um Comentário