ANGRA DOS REIS
Trinta e nove bairros estão em estado de alerta após as chuvas dos últimos dias. Moradores foram avisados via SMS sobre o risco e a necessidade de deixarem suas casas. Segundo informações da Defesa Civil, até esta segunda-feira, dia 08, havia chovido uma média de 147 milímetros nas 24 horas – sendo que o órgão já entra em estado de alerta a partir dos 100 milímetros. Vinte pontos de apoio foram abertos para orientar as pessoas que tiveram que deixar suas residências.
A estimativa é que 40 mil pessoas morem em áreas de risco na cidade. Mesmo com o fim das chuvas, que deram uma trégua na tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil alerta que é necessário aguardar a mensagem de desmobilização para que essas pessoas retornem para suas casas.
Além da atenção com os moradores de áreas de risco, a Defesa Civil também tem atuado em ocorrências como quedas de árvores, deslizamentos de pedras e interdições de moradias. Nesta segunda, a equipe de operações trabalhava junto à empresa de fornecimento de energia para desobstruir as vias de acesso ao bairro de Vila Velha e também de outras localidades. No Retiro, duas casas foram interditadas, uma delas teve uma parede destruída, mas sem vítimas. Também houve a queda de um muro no Morro do Carmo.
A Defesa Civil frisou a importância da população em evitar se informações por redes sociais, já que há muitas informações falsas circulando. Por isso, o órgão orientou que em casa de dúvidas, ligue para os telefones: 199 ou (24) 3365-4588.
São pontos de apoio as escolas: Municipal Marechal Dutra (Biscaia); E.M. Raul Pompéia (Monsuaba); Ciep 302 (Jacuecanga); Ciep 055 (Areal); E.M. Frei João Moreira (Enseada); E.M. Professor Ururahy (Pontal); E.M. Brigadeiro Nóbrega (Vila do Abrão); E.M. Francisco P. da Rocha (Morro da Cruz); E.M. J. Carolino dos Remédios (Morro da Glória II); E.M. Professor J. N. Jordão (Morro do Perez); E.M. Poeta Carlos D. Andrade (Camorim Pequeno); E.M. Alexina Lowdes (Bonfim); Colégio Estadual Artur Vargas (Centro); E.M. José A. Lomeu (Morro do Abel) e E.M. Regina Célia (Morro do Carmo).