Mais de mil pessoas participaram do Pedal pelas Águas em toda a região

0

SUL FLUMINENSE

Mais de mil pessoas participaram no sábado, dia 24, e hoje, do Pedal pelas Águas em toda a região. O evento foi realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Região do Médio Paraíba do Sul junto com as prefeituras dos municípios participantes, uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

O passeio ciclístico, primeiro dentro do projeto Pedal pelas Águas, teve objetivo de estimular os participantes para a utilização dos recursos naturais, principalmente a água, de modo consciente e ético, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente, além de promover um momento de lazer, que poderá ser vivenciado por pessoas de todas as idades.

De acordo com a secretária do CBH-MPS, Vera Lúcia Teixeira, apesar do curto tempo de divulgação do pedal o evento reuniu diversas pessoas nos municípios participantes. Ele garante que o evento atendeu a expectativa do Comitê de fazer a sociedade parar um instante e perceber o quanto o rio faz parte das nossas vidas. Vera ainda garantiu que nos próximos anos, novas edições do evento serão realizados.

O presidente da Associação Aciclica de Mobilidade Sustentável, Vicente Sacramento Junior, participou do evento no sábado em Volta Redonda e disse que é de grande importância o contato com o meio ambiente. “O ciclismo e o meio ambiente são duas coisas que andam lado a lado, a maioria dos ciclistas tem uma consciência bacana de não poluição começando pelo uso da bicicleta”, contou Vicente.

No sábado, o evento aconteceu em Itatiaia, Porto Real, Quatis, Três Rios e Volta Redonda. Já no domingo, foi a vez das cidades de Barra Mansa, Paty do Alferes, Rio Claro, Pinheiral, Resende, Valença, Mendes e Rio das Flores.

Em Volta Redonda, os participantes sairiam da prefeitura, no bairro Aterrado, e seguiram até o Parque das Águas, na Ilha São João. Lá, eles participaram de várias atividades e ainda puderam aproveitar as piscinas do local.

O prefeito Samuca Silva (Podemos) destacou que o governo municipal sempre irá apoiar eventos com foco no meio ambiente. “O Rio Paraíba do Sul, que corta nossa cidade, tem uma importância muito grande para o País. Por isso estamos sempre a disposição para apoiar eventos que demonstrem a importância do Paraíba e a necessidade de sua preservação”, comentou o prefeito.

O ciclista Pedro de Carvalho participou do evento de Volta Redonda. “Se locomover de bicicleta, como a maioria que está presente aqui hoje faz, já é uma forma de preservação do meio ambiente. Mas participar de um evento voltado para o Rio Paraíba e para o uso consciente da água é muito gratificante”, destacou o ciclista.

A secretária de Meio Ambiente de Volta Redonda, Daniela Vasconcellos, comentou sobre a importância do 1º Pedal pelas Águas. “O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se preservar nossos recursos naturais, principalmente o Rio Paraíba do Sul, que nos abastece. Além de também estimular uma forma de locomoção que não polui o ambiente”, disse Daniela.

Deixe um Comentário