Livro sobre ‘Os 60 anos do Golpe Militar’ será lançado em Resende neste sábado

0

RESENDE

Resende será palco neste sábado, dia 6, do lançamento físico e virtual do livro “60 anos do Golpe: gerações em luta”. O evento, inciativa da Agenda Nunca Mais do Sul Fluminense, é aberto ao público e acontecerá, às 16 horas, na livraria Gregas & Troianas, no bairro Jardim Jalisco.

Diante do questionamento “onde estávamos em 1964 e onde estamos em 2024?”, o livro reúne reflexões de 60 autores e cinco coautores que sobreviveram à ditadura militar que governou o Brasil ao longo de 21 anos. Eles trazem, através de memórias pessoais e históricas, uma análise do período da ditadura e da atual conjuntura com proposições para debate.

A obra conta com uma pluralidade de autores, desde ex-combatentes da ditadura, ex-coordenadores da Comissão Nacional da Verdade, acadêmicos, escritores, poetas, jornalistas, sindicalistas, entre outros.

A jornalista Sandra Mayrink Veiga, participará de uma roda de conversa – Divulgação

No lançamento haverá uma roda de conversa com os autores da região Sul Fluminense. Dente eles, a jornalista Sandra Mayrink Veiga, uma das organizadoras do livro e do seu lançamento; o ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos (1986 – 1992), ex-vereador constituinte de Volta Redonda e escritor, Isaque Fonseca; e Arlindenor Pedro, professor de história e preso político, absolvido e anistiado por sua oposição à ditadura.

PROJETO

Francisco Celso Calmon, advogado, ativista e ex-preso político, foi o idealizador e organizador do projeto. Para ele, o livro não apenas reflete sobre o golpe ocorrido contra a democracia há seis décadas, mas também questiona o estado atual da democracia no Brasil. “Esse livro tem o propósito de deixar um legado, ser um instrumento de mobilização, debate e formação para as próximas gerações”, afirma Francisco. “Agora cada um de nós tem o compromisso de levá-lo aos espaços públicos, escolas, sindicatos, movimentos sociais, locais de debate coletivo”, disse.

O livro está sendo doado para bibliotecas de universidades. O lançamento do livro em Resende sucede os realizados no Rio, no dia 1º, no Museu da República e o de Volta Redonda, dia 3, na Biblioteca Municipal. No dia 13, o lançamento acontecerá em Valença.

Deixe um Comentário