Letras a Distância: o curso dos seus sonhos mais próximo de você 

0

Ao escolher um curso de graduação, existem vários tipos de pessoas: as que têm certeza do que querem, as que têm dúvidas e as que decidem em cima da hora. Independente de se identificar com alguma dessas, começar uma graduação é um grande passo e, nesta hora, é importante ter informações pertinentes para saber qual a melhor área para você.

Se você gosta de ler, escrever e lecionar, vai conhecer agora o curso perfeito para você: a Licenciatura em Letras EAD. A seguir, confira uma série de informações importantes sobre o curso, como a matriz curricular, áreas de atuação e como é o mercado de trabalho.

Matriz Curricular

A Língua Portuguesa é a sua disciplina favorita na escola? Então, você já está no caminho certo. O estudante de Letras irá se deparar com matérias focadas na gramática, como Semântica, Linguística, Morfologia e Sintaxe – todas voltadas para o estudo e as composições das palavras.

Ter o gosto pela leitura e pela escrita também é essencial, já que durante o curso são analisadas as Teorias da Literatura, Literatura Ocidental e Brasileira e Leitura e Produção de Texto. A Fonética e a Fonologia (os sons da fala) também são abordadas, assim como a Sociolinguística, que estuda as variações linguísticas de acordo com contexto social em que o indivíduo se encontra.

Mercado e Carreira

Quando alguém fala que se formou ou está cursando Letras, é comum ter a ideia de que essa pessoa atua como professor de Língua Portuguesa. A área educacional é, de fato, a mais conhecida e requisitada pelos formandos. Contudo, existem outras diversas áreas de atuação, como produzir, traduzir, revisar textos, desenvolver conteúdo didático, etc.

As oportunidades no ramo empresarial têm aumentado bastante nos últimos anos. As organizações estão investindo cada vez mais no setor de comunicação e a presença do profissional de Letras é importante para auxiliar na correção e na produção de textos. Com o crescimento das multinacionais, o profissional que possui domínio em outra língua pode trabalhar como tradutor e até oferecer cursos dentro da empresa.

A carreira de revisor e tradutor também gera empregos no campo editorial. Todos os livros, antes de serem publicados, sempre passam pela revisão de um especialista – fora o grande número de livros internacionais que passam por tradução e adaptação. Hoje em dia, é comum sites, blogs e jornais contratarem um revisor, pela alta quantidade de demandas que recebem no dia a dia.

Onde encontrar o curso?

Na região Sul Fluminense, o UBM Connect – programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Barra Mansa – conta com o curso de Licenciatura em Letras e diversos outros nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas e Licenciaturas. Conheça mais detalhes como o time de professores e os programas destes cursos em pelo site da instituição (www.ubm.br/connect).

error: Conteúdo protegido !