Lei da vereadora Kátia Miki cria a Procuradoria da Mulher em Barra do Piraí

0

BARRA DO PIRAÍ

A Câmara Municipal de Barra do Piraí promulgou o Projeto de Resolução de autoria da vereadora Kátia Miki (Solidariedade) que cria a Procuradoria da Mulher no Legislativo Municipal.

O órgão, que vai funcionar na sede do Poder Legislativo, tem como principal objetivo a contribuição na implementação de políticas públicas para as mulheres e na defesa dos interesses desse público que representa 53% dos cidadãos barrenses, de acordo com o último Censo do IBGE.

De acordo com a vereadora, a Procuradoria da Mulher vai também receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação.

“Recentemente o nosso município ganhou uma subsecretaria da Mulher que funciona dentro da estrutura da secretaria municipal de Saúde. Foi um avanço muito pequeno. Precisamos que o governo municipal tenha um olhar de equidade, propondo políticas públicas e construindo equipamentos de acolhimento, abrigo e proteção”, disse Kátia.

A ideia da criação da Procuradoria da Mulher foi para suprir a ausência de órgãos que pensasse no direto da mulher como um todo, não apenas na área da Saúde. A Resolução vai garantir fiscalização e acompanhamento de ações e programas, debates com a comunidade, pesquisas e estudos sobre violência e discriminação e acolhida e escuta.

Procuradoria da Mulher da Câmara Federal

Kátia aproveitou a ida em Brasília na última semana, para conhecer a Procuradoria da Mulher da Câmara Federal e se encontrou com a Procuradora, a deputada federal Soraya Santos (PL/RJ).

“Foi uma excelente oportunidade para conhecer o trabalho que vem sendo realizado com excelência pela deputada Soraya Santos na Procuradoria da Mulher na Câmara Federal. Já absorvi várias ideias para levarmos para Barra do Piraí. Agora sim as mulheres serão verdadeiramente representadas”, concluiu a parlamentar.

 

Deixe um Comentário