Laboratório público e Prontuário Eletrônico do Cidadão poderão ser implantados em Itatiaia

0

ITATIAIA

O município poderá ganhar melhorias na área da saúde. A Câmara de Vereadores aprovou recentemente duas indicações do vereador Alexandre dos Santos Campos, o Tim Campos (PSD). Em uma das mensagens, o parlamentar sugere ao Poder Executivo, que seja feita a instalação de laboratório público de análises clínicas. Já em outra, ele solicita implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) no Sistema Único de Saúde (SUS). As indicações foram aprovadas pelo plenário e encaminhadas para apreciação do prefeito Eduardo Guedes da Silva, o Dudu (MDB).

Ao justificar a instalação de um laboratório público de análises clínicas no município, o vereador Tim Campos disse que a indicação visa evitar que os munícipes precisem sair da cidade para realização de exames de análises em outras cidades. “Exames laboratoriais clínicos são de extrema importância para auxiliar no diagnóstico de patologias e ajudam na prevenção de doenças. Esta indicação parte de solicitações e necessidades de nossos munícipes, evitando que os mesmos precisem sair da cidade para a realização das análises. O laboratório de análises clínicas vai diminuir o tempo de espera de resultados de exames realizados em outros municípios ou em clinicas particulares. Auxiliando também na redução de gastos da Secretaria de Saúde, que arca com custos dessas análises”, argumentou o parlamentar, lembrando que fica a critério da prefeitura a escolha do melhor lugar para a instalação do laboratório público.

Já em outra propositura, o vereador pede a informatização do SUS no município com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Tim Campos ressalta que a informatização dos serviços de saúde tem como objetivo de dar maior agilidade ao atendimento e melhorar a eficiência na gestão dos gastos públicos em saúde. “O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é ofertado gratuitamente pelo Ministério da Saúde e reúne o histórico, os dados, procedimentos realizados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica. O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão”, explica Tim Campos.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !