Ato no Rio marca lançamento coletivo de 45 candidatas

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Aconteceu na última segunda-feira, 15, o lançamento coletivo de 45 candidatas. O ato foi feito pela Secretaria Estadual de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) juntamente com a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Foram 35 candidatas a deputadas estaduais e federais do PT, seis do Partido Verde e quatro do PCdoB.  O evento aconteceu no Cais da Imperatriz, no Centro. Da região, estava presente a candidata a deputada estadual Inês Pandeló, de Barra Mansa.

Também participaram do encontro também o candidato a senador pelo Rio de Janeiro, André Ceciliano, e o deputado federal e candidato a governador do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo. O objetivo foi incentivar as mulheres a assumirem espaços de poder, além de estimular o debate sobre a baixa representatividade das mulheres nesses espaços.

Um exemplo dessa desigualdade é que, mesmo a mulher sendo a maioria da população (52%) e maioria do eleitorado (53%), ainda tem uma das menores taxas de ocupação da América Latina e no mundo no Congresso Nacional, compostos por apenas 15% delas.

Inês Pandeló destacou que só existe democracia de verdade quando todos os setores da sociedade estão representados. “Como pode a maioria dos eleitores ser formado de mulheres e nos espaços de poder elas estarem tão sub-representadas ainda?”, questionou, ressaltando que se considera honrada por ter conquistado espaços importantes representando as mulheres. Ela já foi prefeita de Barra Mansa (única mulher até hoje eleita) e deputada estadual por três mandatos consecutivos, além de ter sido presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj por seis anos.