Jovens Vereadores de Barra Mansa participam de eleição da Mesa Diretora

0

BARRA MANSA

Pela primeira vez, na tarde desta quarta-feira, os 19 jovens vereadores eleitos para o projeto pioneiro realizado no Legislativo, o Câmara Jovem, participaram de uma sessão. Sentaram nas cadeiras, falaram ao microfone e fizeram todo o trâmite para votação da Mesa Diretora. Todos estavam emocionados e empolgados. Foram eleitos: Maria Eduarda dos Santos Campos (C. M. Antônio Pereira Bruno), para o cargo de presidente com oito votos; Gabriella Alves dos Santos Paulino (C. M. Paulo Basílio de Oliveira), como 1ª vice-presidente com 12 votos; Vitória da Silva Pereira (C. M. Maurício Amaral), como 2ª vice-presidente, com 11 votos; Richard Gonçalves Pereira (C. M. Bartholomeu Anacleto), como 1º secretário, com dez votos; Isabella de Souza (C. M. Clécio Penedo), como 2ª secretária, com 13 votos.

Os eleitos da Mesa Diretora – Divulgação

Os demais jovens vereadores são: Alessandra Sampaio da Silva (C. M. Jahyra Fonseca Drable), Bruna Gomes Lins da Silva (Escola Estadual Municipalizada Santo Antônio), Daniel Fernandes Alves (CEI), Davi Vitorino de Souza (C. M. Luiz Amaral), João Vitor Oliveira Silva (CIEP Ada Bogato), Kaíque Caetano Gomes da Silva (C. M. Antônio Rocha), Kauã de Oliveira Azevedo (C. M. Washington Luiz), Laryssa da Silveira Alves (C. M. Joaquim Maria da Silva), Letícia Ferreira de Almeida (C. M. Dr. Elvino Ferreira), Maria Clara Rocha Nogueira (Escola Estadual Municipalizada Rialto), Nathália Silva Cordeiro (CIEP 054), Raíssa Barbosa de Souza (C. M. Joaquim Peixoto Júnior), Sara Guilherme Souza(C. M. Damião Medeiros), Sofia F. C. de Oliveira (C. M. Pref. Marcello Drable).

Emocionados, cada eleito da Mesa Diretora usou a palavra. Todos agradeceram a confiança e prometeram empenho nos trabalhos. “Quando fiz minha campanha na sala de aula, disse que vou dar meu melhor aqui. Estou gostando muito e espero que consiga dirigir bem os trabalhos”, disse Maria Eduarda, a presidente.

Depois da sessão os estudantes conheceram a sala do projeto Câmara Jovem que será o local de pesquisa deles, assim como poderão atender a população e os estudantes. A próxima sessão será no dia 4 de julho, às 15 horas, para uma reunião de capacitação.

Ao contrário da atual composição do Legislativo de Barra Mansa, as mulheres dominam. Dos 19 eleitos, 13 são meninas e apenas seis, meninos. Atualmente, a câmara conta com apenas uma vereadora, Maria Lúcia (SD).

FECHANDO UM CICLO

O autor do projeto Câmara Jovem é o vereador Wellington Pires (PP). Assim como os estudantes participantes, ele também estava emocionado. Declarou que a etapa de hoje fechou o primeiro ciclo do projeto e o próximo serão os trabalhos, propriamente ditos. “A motivação e a alegria deles já demonstra como estão felizes em participar. E eu também fiquei muito satisfeito. Passamos por várias etapas, como apresentação do projeto aos estudantes, redação, eleição, diplomação e posse e chegamos na parte onde os trabalhos serão iniciados”, argumentou o vereador.

Wellington lembrou que eles também elaborarão projetos de lei que passarão por um filtro, onde um será o escolhido. Em seguida, a câmara fará a aprovação da medida que será encaminhada ao prefeito Rodrigo Drable (MDB) para sanção ou veto.

O objetivo principal do Câmara Jovem é estimular a cidadania. “Busquei em primeiro lugar uma aproximação dos nossos jovens com o Poder Legislativo e isso para atingir outro objetivo, que é demonstrar a importância da consciência cidadã, para que ao final possam ser um conjunto de cidadãos mais conscientes do seu papel dentro da sociedade”, concluiu o vereador.

Mesa Diretora com alguns dos vereadores da câmara – Divulgação

 

Deixe um Comentário