VOLTA REDONDA
Inaugurado em Volta Redonda na quinta-feira, dia 12, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, na Rua 16, 245, no bairro Vila Santa Cecília, o Centro Oportunizar vai ajudar o ingresso de cerca de 20 jovens ao mercado de trabalho. Os jovens foram os primeiros a serem atendidos no quiosque, voltado para adolescentes e jovens adultos, entre 15 e 29 anos. O espaço, criado pelo Governo Municipal, tem como principal objetivo auxiliar na conquista do primeiro emprego ou estágio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas.
A coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, declarou que o quiosque concretiza o retorno das políticas públicas voltadas para a juventude na cidade. “As ações ficaram paradas por quatro anos e a presença de tantos jovens aqui, na inauguração, para o primeiro dia de atendimento. Ela ressaltou que o Centro Oportunizar é um projeto da gestão e não só da Coordenadoria da Juventude. “Vamos trabalhar juntos pelo pleno desenvolvimento do jovem”, ressaltou Larissa, lembrando que o local também servirá de apoio para as empresas que querem cumprir a Lei de Aprendizagem.
RESPONSÁVEL PELA OPERACIONALIZAÇÃO DO CENTRO
Vale ressaltar que a equipe da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) será a responsável pela operacionalização do Centro Oportunizar, que tem as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), Ação Comunitária (Smac) e Educação (SME), além da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) e Empresa de Processamento de Dados (EPD) como parceiras.
O secretário Municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, frisou que esta é mais uma conquista para o município. “O quiosque mostra que somos sim um município que atende a todos, desde a infância até a terceira idade”, disse o secretário, lembrando que o Centro Oportunizar é mais um passo na retomada das atividades voltadas para a população. O secretário de Estratégia Governamental, Carlos Macedo, também falou sobre o espaço. Explicou que a implantação do espaço foi uma tarefa de todo governo. “Abraçamos a ideia da Larissa e confiamos que trabalhando juntos, de forma intersetorial, teremos mais sucesso e eficiência”, concluiu o secretário.