Itatiaia adere ao consórcio de compra de vacina contra a Covid-19; Secretaria de Saúde inicia a imunização de idosos de 78 anos

0

ITATIAIA

A Prefeitura de Itatiaia aderiu, na sexta-feira, dia 5, ao consórcio público de cidades que manifestaram interesse na compra de vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e conta com a adesão de 1.703 municípios de todo o Brasil.

O objetivo da FNP com a criação do consórcio público é oferecer suporte caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda do Brasil. Juntos, os consortes poderão articular a aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos diante da situação emergencial enfrentada.

De acordo com a Procuradoria Geral de Itatiaia, agora, o município terá até o dia 19 de março para aprovar um projeto de lei na Câmara Municipal, autorizando a adesão ao consórcio público e enviá-lo para a Frente Nacional  de Prefeitos. Com o termo assinado, o município aguardará a efetiva instalação da associação, prevista para o dia 22 de março.

VACINAÇÃO DE IDOSOS SEGUE NESTA SEMANA

A Secretaria de Saúde realiza nesta segunda e terça-feira, dia 8 e 9, respectivamente, a nova etapa do calendário de imunização no grupo prioritário de pessoas idosas contra a Covid-19. Após assistir a faixa etária de 79 anos na semana passada, o público-alvo são os idosos de 78 anos.

O atendimento ocorre das 9 às 16h30min na Policlínica Municipal, localizada na Rua Dona Apolinária, nº 90, no Centro. É preciso apresentar o CPF, cartão do Sistema Único de Saúde, comprovante de residência e a carteirinha de vacinação, caso possua. A Secretaria de Saúde ressalta que os moradores dentro desta faixa etária de 78 anos que tenham dificuldade de locomoção podem ser vacinados no interior de veículos, pelo sistema drive-thru. Neste caso, basta ir o idoso comparecer na Policlínica para que um profissional da saúde vá até o veículo realizar o procedimento.

Os idosos que integram o programa Melhor em Casa e que tem atendimento domiciliar serão vacinados em casa. Os idosos acamados, que ainda não participam deste programa deverão entrar em contato com o posto de saúde de seu bairro para agendar a vacinação em domicílio. Vale lembrar que os idosos que estão sob prescrição de medicamentos controlados ou fazendo quimioterapia, precisarão de avaliação de seu médico para tomar a vacina contra a Covid-19.

E, o idoso que caso tenha contraído o coronavírus só poderá receber a vacina no prazo de 30 dias após o diagnóstico da doença. Quem apresentar sintomas de febre ou estado gripal será impedido de tomar a vacina momentaneamente.

Após a imunização dos idosos de 78 anos, o cronograma definido pela Secretaria de Saúde prosseguirá nesta semana atendendo nos dias 10 e 11,  os idosos de 77 anos e na sexta-feira, dia 12, os idosos de 79, 78 e 77 anos. A imunização será retomada na semana seguinte, dias 15 e 16 para idosos de 76 anos; dias 17 e 18 para os idosos de 75 anos e dia 19 será a vez dos idosos de 76 e 75 anos.

TOTAL DE IMUNIZADOS 

De acordo com o último levantamento do Setor de Imunização, até o momento, foram imunizados 1.126 moradores de Itatiaia, representando 3,51% de toda população do município. Foram imunizados 426 profissionais da saúde, 680 idosos acima de 79 anos, sete moradores da Residência Terapêutica e 13 pacientes psiquiátricos do Centro de Recuperação de Itatiaia (CRI).

A segunda dose dos grupos prioritários também vem sendo realizada, de acordo com a data marcada no cartão de vacina. No total, 498 pessoas já receberam a segunda dose da vacina.

error: Conteúdo protegido !